23:58

Tarte de salmão, cogumelos shiitake e espinafres

Tarte de salmão, cogumelos shiitake e espinafres
O salmão é um dos meus peixes preferidos. Sim já ouvi, vi e li as coisas más que dizem deste peixe, mas no fim das contas o importante é verificar a proveniência do salmão e estar informada. Neste caso utilizei os lombos de salmão congelados da Iglo. Deliciosos, e criados em condições muito similares aos que nascem em liberdade.
Estas tartes de salmão combinam alguns dos meus ingredientes preferidos. Já vos falei do salmão, mas faltam os cogumelos shiitake e os espinafres. Estes cogumelos carnudos e com um sabor ligeiramente salgado, combinam na perfeição com a carne adocicada do salmão. Os espinafres com o seu sabor a terra, ligeiramente amargo e com textura amanteigada completam esta tarte deliciosa.



TARTE DE SALMÃO, COGUMELOS SHIITAKE E ESPINAFRES

Ingredientes:(para 4 pessoas)
2 embalagens de massa folhada rectangular
2 embalagens de Lombos de Salmão Iglo descongelados
200g de cogumelos shiitake
3 mãos cheias de espinafres
2 colheres de sopa de endro picado
raspa de 1 limão
azeite
sal e pimenta
sementes de sésamo para decorar
1 ovo para pincelar

Preparação:
Aquecer duas frigideiras com 1 colher de sopa de azeite cada uma. Numa das frigideiras colocam-se os cogumelos sem pé e cortados em tiras. Na outra frigideira deitam-se os espinafres. Temperam-se com sal e pimenta. Quando os cogumelos estiverem macios e os espinafres estiverem murchos, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Aquece-se o forno a 200ºC e forra-se um tabuleiro com papel vegetal.
Deita-se o endro, a raspa de limão, o sal e a pimenta numa tábua de cozinha e mistura-se bem. Passam-se os lombos de salmão por esta mistura e reserva-se.
Corta-se a massa folhada em duas partes iguais. Numa metade do pedaço de massa folhada colocam-se os cogumelos, em cima o salmão e cobre-se com espinafres. Dobra-se a outra metade de massa sobre o peixe e fecha-se toda em volta. Pincela-se com ovo batido e polvilha-se com sementes de sésamo. Fazem-se dois cortes em cima para libertar o vapor da cozedura do salmão. 
Repete-se a operação para os restantes lombos de salmão.
Leva-se ao forno durante 25 minutos. A massa deverá estar dourada e estaladiça.
Deixa-se repousar durante 5 minutos e serve-se.



21:46

Saiba quais os menus mais saudáveis para casamentos

Saiba quais os menus mais saudáveis para casamentos


Nos casamentos ainda é muito comum existirem aqueles menus tipicamente portugueses, muito calóricos, pesados, cheios de molhos e gorduras, que nos ficam no estômago durante horas. Quando não podemos fugir deles, o truque é comer pouco, até porque são servidos vários pratos na refeição principal e, até ao fim da noite, os petiscos continuam expostos para toda a gente. Sem esquecer a sopa servida ao jantar, se a festa se estender até de madrugada. 

No entanto, há cada vez mais noivos a terem esta questão em grande conta, acabando por preferir comida bem mais saudável, também devido às intolerâncias alimentares que têm vindo a afectar imensa gente nestes últimos anos. Por isso, já existem cerimónias onde não são vistos o arroz de marisco ou a carne com as batatas assadas, mas sim outros pratos mais ligeiros e, posso dizer, até fora do comum. Uns chegam mesmo a estar tão bem elaborados que se tornam dignos de umas quantas fotografias por parte dos fotógrafos de casamentos. Aqui ficam alguns exemplos:


Sushi

A moda do sushi chegou e veio para ficar, conquistando imensos adeptos pelo nosso país. Num casamento, este prato é uma óptima escolha, pois possibilita que os convidados comam apenas as quantidades que desejem, perante uma grande variedade de peças. Com ou sem molho de soja, é uma excelente opção! 


Grelhados

Quer seja de carne ou de peixe, não há nada melhor do que ser fiel à nossa cozinha mediterrânica. E percebe-se porquê: para além dos fantásticos sabores que estas comidas proporcionam, os grelhados são bastantes saudáveis e de fácil digestão.


Canapés e mini petiscos mais saudáveis

É também muito recorrente a oferta de petiscos (pastéis de bacalhau, croquetes e rissóis) antes da grande entrada para o salão da festa. Porém, a nova tendência dita que os canapés, as mini sandes e as mini quiches mais saudáveis podem fazer parte do próprio menu, por serem petiscos muito mais saborosos, mais fáceis e mais rápidos de comer. Com fruta, vegetais, legumes e outros ingredientes pouco ou nada calóricos, não há quem resista a estas mini perdições.


Menus vegans ou com alimentos biológicos

Como já foi referido, as alergias/intolerâncias alimentares estão a fazer parte da vida de muitas pessoas. A doença celíaca, a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca são apenas algumas intolerâncias que transtornam a vida de muita gente, não esquecendo os problemas gastrointestinais que afectam fortemente grande parte da população portuguesa. De forma a que se possa comer sem medos, muitos noivos tendem também a optar por menus - ou alguns pratos - vegans ou por alimentos biológicos, que, por não terem químicos na sua composição, são muito mais saudáveis para o organismo.


Sumos naturais e bebidas sem açúcar

Nos menus saudáveis não entram os refrigerantes, os sumos concentrados e as bebidas cheias de açúcar. Em substituição, escolhem-se os sumos de fruta naturais, os batidos ou os chás caseiros, feitos com pouca ou nenhuma fonte de açúcar. Para além de não engordarem, são bastante nutritivos e deliciosos.  



Já não há motivos para não se apostar neste tipo de pratos, quer seja nos casamentos, como em qualquer tipo de eventos, pois são todos deliciosos e fazem muito bem à saúde. E isso, no fundo, é o que mais importa! 

22:49

Empadas Deliciosas de Galinha

Empadas Deliciosas de Galinha
Se há uma coisa que a minha família adora são estas empadas de galinha. Sim dão trabalho, mas são tão boas e saborosas, e a massa, simples de fazer, fica quase que folhada e com tanto sabor, complementando na perfeição o seu recheio. Sim, é verdade que estas empadas não são para quem está de dieta, mas também não é todos os dias que se fazem estas verdadeiras delícias. Além disso, estas empadas são perfeitas para uma festa e em festas não se medem calorias.
Agora, querem saber o segredo para fazer uma massa de empada perfeita? Não poupem na manteiga! Este é o primeiro segredo. O segundo é usar o líquido de cozer o frango e o chouriço, em vez de água, para fazer a massa. Todo aquele sabor das carnes, do chouriço e das ervas e especiarias, vão elevar esta massa, para algo tão delicioso, que vai ser difícil de parar de comer. Agora que vos revelei os meus segredos, não deixem de experimentar esta receita e vão ver que não se arrependerão.





EMPADAS DELICIOSAS DE GALINHA
(Receita da massa adaptada de uma receita da Maria de Lourdes Modesto)

Ingredientes:(para 24 empadas)

para o recheio:
meio frango do campo
2 fatias de entremeada
3/4 de chouriço de carne de boa qualidade
sal
1 colher de chá tomilho seco
1 folha de louro
2 cravinhos
1 colher de sobremesa mal cheia de grãos de pimenta preta
250ml de vinho branco

para a massa:
450g de farinha (sem fermento)
180g de manteiga gelada
1 colher e meia de sopa de azeite
1,5dl do caldo de cozer as carnes
sal a gosto

1 ovo para pincelar

Preparação

Começa-se por se cozer as carnes na panela de pressão. Na minha panela de pressão bastam 25 minutos para que as carnes fiquem bem cozidas, mas este tempo pode variar de panela para panela. Para isso colocam-se as carnes e o chouriço na panela, com as especiarias, as ervas aromáticas e o sal. Tapa-se com água e junta-se o vinho branco. Tapa-se a panela e, quando ganhar pressão contam-se os 25 minutos. Quando a panela perder pressão, retiram-se as carnes e o chouriço para uma travessa para que arrefeçam um pouco. 
Reserva-se uma parte do caldo de cozedura para a massa e deixa-se arrefecer por completo.

É fundamental para esta receita que a manteiga e o caldo estejam gelados. Coloca-se a farinha e o sal numa tigela larga e junta-se a manteiga cortada em cubinhos e o azeite. Amassa-se rapidamente com as pontas dos dedos até que se obtenha uma espécie de areia. De seguida adiciona-se a água e amassa-se o suficiente para que se forme uma bola de massa macia e uniforme.
Cobre-se com pelicula aderente e leva-se ao frigorífico durante 30 minutos.

Entretanto untam-se levemente 24 formas de queques com manteiga e desfiam-se as carnes e corta-se o chouriço em pedacinhos, eliminando as peles e os ossos.

Estende-se a massa e cortam-se rodelas de massa de forma a que esta fique com meio centímetro para fora da forma. Cortam-se também umas rodelas de massa de diâmetro igual às formas para servir de tampa.
Forram-se as formas com a massa, recheia-se com as carnes e o chouriço e tapa-se com uma rodela de massa. Empurra-se o excesso de massa da base para cima da tampa e repete-se até que fique tudo selado em volta. Pincela-se com ovo. Repete-se a operação em todas as formas até esgotar a massa e as carnes.
Coloca-se todas as formas em tabuleiros e leva-se ao forno pré aquecido a 180ºC até as empadas ficarem douradas (entre 20 a 25 minutos).
Assim que estiverem assadas retiram-se das formas, para que não ganhem humidade na base e fiquem sequinhas. Apreciem! E se tiverem alguma dúvida não hesitem em contactar-me.



12:59

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de cevada outonal

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de cevada outonal
Apesar do Outono já ter chegado há algum tempo, o Verão de São Martinho deu o ar da sua graça mais cedo e as temperaturas têm andado bastante amenas. E com temperatutras tão agradáveis, não apetece comidas pesadas, por isso fiz esta salada muito saudável e leve, com sabores deliciosos a Outono da parte da abóbora e da maçã. Às vezes as coisas mais simples, são as melhores.





SALADA DE CEVADA OUTONAL

Ingredientes (para 4 pessoas):
250g de cevada perolada
1 batata doce
500g de abóbora
1 cebola roxa
1/4 de pimento vermelho
1 maçã
1 punhado de passas ou de cranberries
1 colher de chá de cominhos moídos
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta preta
cebolinho e coentros

para a vinagrete de curcuma
1 colher de café de curcuma
4 colheres de sopa de vinagre de champanhe
6 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta preta a gosto

Preparação:
Pré-aquecer o forno o forno a 200ºC.
Começa-se por cozer a cevada em água e sal durante 25 a 30 minutos. Entretanto cortam-se a abóbora e a batata doce em cubos de 2cm de largura e colocam-se num tabuleiro. Corta-se a cebola em pedaços grandes e o pimento em quadrados e juntam-se ao tabuleiro. Regam-se os legumes com 2 colheres de sopa de azeite, polvilha-se com os cominhos e tempera-se com sal e pimenta. Vai ao forno durante 20 minutos ou até estarem macios, sem deixar queimar. A meio da assadura deve-se misturar os legumes para assarem uniformemente.
Escorre-se a cevada e com ela ainda quente, juntam-se os legumes assados e os cranberries. Descasca-se a maçã e corta-se em cubinhos e adiciona-se também à cevada. Para fazer a vinagrete de curcuma misturam-se as 4 colheres de vinagre com as 6 colheres de azeite e a curcuma e rega-se a salada de cevada com pelo menos metade da quantidade. Polvilhar com as ervas aromáticas, juntar mais sal e pimenta se for necessário e misturar. Servir ainda quente e se quiserem podem regar com mais vinagrete de curcuma. Com esta salada combina bem um delicioso vinho branco.




22:50

Cupcakes mortos-vivos

Cupcakes mortos-vivos
Há cerca de uma semana vi este vídeo da Gemma Stafford e fiquei encantada com estes deliciosos cupcakes. Deixo-vos aqui a minha versão destes cupcakes super fofinhos que os meus filhos adoraram.





CUPCAKES MORTOS-VIVOS

Ingredientes (rende 24 cupcakes):

para os cupcakes:
1 e 3/4 copos de farinha sem fermento
2 copos de açúcar 
3/4 copo de chocolate em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de pó Royal
1 colher de chá de sal fino
1 copo de iogurte grego
1/2 copo de óleo
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
1 copo de água a ferver + 2 colheres de chá de Bolero

para a cobertura:
200g de chocolate em barra
250g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 copo + 2 colher de sopa de açúcar em pó (peneirado)

para as decorações:
1/2 tablete de chocolate branco
12 bolachas torradas cortadas ao meio
3 oreos sem recheio e esmagadas
ossos e insectos de açúcar

NOTA - Foi usado um copo com capacidade de 250ml


Preparação:

para os cupcakes:
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar 2 tabuleiros de 12 queques com formas de papel.
Na batedeira misturar a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o bicarbonato de sódio, o pó Royal e o sal fino. Noutra tigela mistura-se o iogurte grego com os ovos, o óleo e a baunilha. Com a batedeira ligada na velocidade mínima, adiciona-se a mistura de iogurte aos ingredientes secos, e, quando tudo estiver incorporado, adiciona-se o Bolero misturado com a água a ferver. Assim que estiver uma mistura homogénea, desliga-se a batedeira e divide-se a massa pelas formas de cupcakes (encher até 3/4). Não se assustem pois a massa é muito líquida, mas é mesmo assim e ficam como está na foto abaixo, depois de terem ido ao forno durante 18 minutos, ou até o palito sair limpo. Deixar arrefecer completamente em cima de uma rede.




para as decorações:
Derrete-se o chocolate branco, transfere-se para um saco de pasteleiro e corta-se a ponta de modo a que fique um buraquinho pequenino (uns 2 mm de diâmetro). Escreve-se "RIP" em cada metade de bolacha com o chocolate derretido. Quando terminar, forra-se um tabuleiro com papel vegetal e fazem-se mãos (vejam o vídeo para mais detalhes). Coloca-se tudo no frigoríco para endurecer.


para a cobertura:
Começa-se por derreter o chocolate de leite partido em pedaços. Deixa-se a arrefecer, mas sem endurecer.
Na batedeira, bate-se a manteiga à temperatura ambiente até ficar fofinha. Sem nunca deixar de bater na velocidade mínima, adiciona-se o açúcar em pó peneirado, uma colher de sobremesa de cada vez. Quando estiver todo incorporado, junta-se a baunilha e o chocolate derretido, que deve estar frio, senão derrete-vos a manteiga. Continua-se a bater até que se obtenha um creme homogéneo. Transfere-se para um saco de pasteleiro e reserva-se.


Começa-se agora a montar os cupcakes. Com a ajuda do saco de pasteleiro com a ponta cortada com 1 cm de diâmetro, espalha-se uma camada de cobertura. Polvilha-se com as oreos esmagadas para fazer a terra, coloca-se uma bolacha com a palavra "RIP", decora-se com os ossos e insectos e posicionam-se as mãos de chocolate branco como se alguma coisa estivesse a sair da terra. Repete-se a operação até se esgotarem os cupcakes.
Caso sejam como eu e façam isto durante o calor do Verão de São Martinho e tenham umas mãos muito quentes, retirem as mãos de chocolate branco, imediatamente antes de as colocar e não lhes mexam muito para não derreterem.

Divirtam-se a fazer estes cupcakes maravilhosos, mesmo que não decorem. Simplesmente com a cobertura, ficam espectaculares e depressa irão desaparecer.





20:42

Bolachas olhos de sapo

Bolachas olhos de sapo
Quando o meu filho me pediu para fazer uns docinhos para a festa de Halloween que a turma dele estava a organizar, lembrei-me logo de fazer estas bolachas. Tão simples e rápidas de fazer, são facilmente decoradas ao nosso gosto e de acordo com a situação. Na verdade são umas simples, mas deliciosas bolachas de manteiga, com um sabor rico e amanteigado que nos levam às nuvens.
Não temam os olhos assustadores e experimentem estas bolachas neste feriado! :-)



BOLACHAS OLHOS DE SAPO
(RECEITA DO BLOG "PIONNER WOMAN")

Ingredientes (para 24 bolachas):

1 copo de açúcar amarelo
1 copo de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo
2 copos de farinha sem fermento
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
200g de chocolate partido
decorações comestíveis para bolos ou frutos secos a gosto (opcional)

(foi usado um copo com capacidade de 250ml)

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro largo com papel vegetal.
Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter uma mistura fofa. Junta-se o ovo e mistura-se. De seguida adiciona-se a farinha, o sal e a essência de baunilha, e mistura-se até se obter uma mistura homogénea.
Transfere-se a massa para o tabuleiro forrado e (com muita paciência) espalha-se a massa na forma de um rectângulo com uma altura de 1/2 centimetro. Podem usar uma faca, uma espátula ou as mãos enfarinhadas.
Vai ao forno durante 20 minutos ou até ficar dourado. Ao fim do tempo de cozedura polvilha-se o chocolate por cima da bolacha e leva-se novamente ao forno, desta vez, por apenas 1 minuto. Retira-se do forno e espalha-se o chocolate que entretanto derreteu. Enquanto o chocolate está macio, polvilha-se com as decorações escolhidas e corta-se em 24 quadrados iguais com um cortador de pizza.

Divirtam-se e deliciem-se com estas bolachas deli... ASSUSTADORAS!!!!! ;-)



17:54

Dia Mundial das Massas com os Molhos de Nata Mimosa e duas receitas deliciosas

Dia Mundial das Massas com os Molhos de Nata Mimosa e duas receitas deliciosas
Comemorou-se no passado dia 25 o Dia Mundial das Massas e, para isso, a Mimosa enviou-me um kit para fazer duas receitas fantásticas. Não resisti e, assim que recebi o kit, juntei todos os ingredientes e fiz estas duas receitas deliciosas. Espero que gostem desta Massa com Cogumelos e do Salteado de Legumes com Molho Teriyaki, ambos feitos com os molhos para massas Mimosa.
Experimentem estes deliciosos molhos e instalem a nova app gratuita da Mimosa "Chef em família", disponível na App Store e no Google Play para mais sugestões deliciosas!





MASSA COM COGUMELOS
(RECEITA ADAPTADA DA ENVIADA PELA MIMOSA)


Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):

1 embalagem de Molho de Nata Para Massas Mimosa
200g de lírios Milaneza
20g de cocgumelos desidratados
1 cebola pequena picada
5 fatias de bacon
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
Manjericão
sal e pimenta a gosto
queijo Parmesão

Preparação:

Colocam-se os cogumelos secos numa tigela, cobre-se com água a ferver e deixa-se em repouso para que hidratem (pelo menos 15 minutos).
Começa-se por cozinhar a massa de acordo com as instruções da embalagem. 
Numa frigideira salteia-se a cebola, o alho e o bacon costados em tirinhas no azeite e quando estiverem dourados, juntam-se os cogumelos hidratados, um pouco da água onde estiveram mergulhados e tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se cozinhar durante 5 minutos. Passado este tempo adiciona-se o Molho para Massas Mimosa e deixa-se levantar fervura.
Escorre-se a massa, junta-se ao molho e serve-se de imediato polvilhado com manjericão e queijo Parmesão acabado de ralar.







SALTEADO DE LEGUMES COM MOLHO TERIYAKI
(RECEITA ADAPTADA DA ENVIADA PELA MIMOSA)

Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):

1 embalagem de Molho de Nata Mimosa Teriyaki
200g de lírios Milaneza
2 colheres de sopa de manteiga Mimosa sem sal
200g de brócolos divididos em floretes
300g de courgette cortada em rodelas finas
8 mini tomates cortados em metades
1 cenoura ralada grosseiramente
1 cebola rouxa picada
1 chávena de rebentos de soja
2 dentes de alho picados
cebolinho picado
sal e pimenta a gosto

Preparação:

Coze-se a massa de acordo com as instruções na embalagem, escorre-se e reserva-se.
Lavam-se os brócolos e cozem-se em água com sal durante 3 minutos, escorre-se e reserva-se.
Num wok (ou numa frigideira larga) salteia-se o alho e a cebola na manteiga. Quando estiver translúcida, junta-se a courgette e a cenoura, deixando-se cozinhar por 2 minutos.
Adicionam-se os brócolos, os rebentos de soja, as metades de tomate, tempera-se com sal e pimenta, e envolve-se bem.
De seguida junta-se o Molho de Nata Mimosa Teriyaki e a massa, envolve-se, polvilha-se com o cebolinho picado e serve-se de imediato.



18:00

Sexta-Feira Vegetariana - Tagine dourada

Sexta-Feira Vegetariana - Tagine dourada
Depois de um interregno, voltam as receitas vegetarianas às sextas-feiras!
Não tenham medo de experimentar novas especiarias, mesmo que antes pensassem que não gostavam de alguma. Por exemplo, até há um ano atrás eu pensava que não gostava de cominhos. Pois... estava enganada. Bem usados e com os ingredientes certos, dão um aroma inconfundível e maravilhoso à refeição que estão a preparar. Eu não sei como é a vossa despensa, mas a minha está cheia de especiarias (1 prateleira, para ser mais exacta!) que nos fazem viajar cada vez que abrimos a porta.
Eu tento variar o tipo de legumes que comemos, e como legumes cozidos é o que menos gosto, faço sempre usar especiarias e ou experimentar diferentes formas de cozinhá-los.
Idealmente, este prato faz-se numa tagine, mas como a falta dela não me vai impedir de comer uma tagine, mostro-vos que é possível fazer sem ter aquela panela em forma de chaminé e ainda assim obter resultados deliciosos.
Sejam ousados(as) e experimentem novos sabores! :)





TAGINE DOURADA

Ingredientes (para 6 a 8 pessoas)

3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada grosseiramente
2 dentes de alho picados
1 pau de canela
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de pimenta caiena (opcional)
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de cardamomo moído
1 colher de chá de sementes de coentros moídos
1 colher de sopa de ras el hanout
cerca de 800g de  abóbora cortada em cubos médios
6 fios de açafrão
4 tomates grandes, bem maduros, cortados em pedaços e sem pele
2 colheres de sopa de mel
150g de alperces secos
2 copos de grão cozido
1 colher de sopa bem cheia de salsa picada
1 colher de sopa bem cheia de coentros picados
raspa de 1 limão pequeno (ou de meio limão, se for dos grandes)
sal


Preparação:

Aquece-se o azeite numa panela larga e adiciona-se a cebola. Deixa-se cozinhar até ficar translúcida. Juntar o alho picado e todas as especiarias e mexer até ficar tudo bem envolvido. 
Adiciona-se mais ou menos 500ml de água quente, o açafrão, o tomate e a abóbora. De seguida junta-se o mel e os alperces. Deixar ferver 5 minutos e juntar o grão, temperar com sal e deixar cozer em lume brando durante 20 minutos ou até a abóbora ficar cozida.
Quando a abóbora estiver cozida, ajustar os temperos (a tagine deve ser doce e picante ao mesmo tempo). Adicionar os coentros, a salsa e a raspa de limão, envolver e servir com coucous ou arroz jasmin e uma colherada de iogurte grego.

Boa viagem até Marrocos! ;-)



00:46

Visita aos Frutos de Vettonia e uma receita de Outono

Visita aos Frutos de Vettonia e uma receita de Outono
A convite dos Frutos de Vetonia, fui visitar as suas instalações, plantações e aprender um pouco mais sobre todo o processo que vai desde a plantação das árvores até ao embalamento da noz. Vou explicar de forma sucinta como tudo se desenrola até a noz ser embalada e no fim ainda haverá uma receita que é uma celebração ao Outono, com marmelos, mel, especiarias e, como não podia deixar de ser, a noz dos Frutos de Vettonia.

Na minha visita aos Frutos de Vettonia no Montijo, Espanha, uma das primeiras coisas que aprendi foi que há nogueiras fêmeas e nogueiras machos e para que cresçam as nozes que tanto gostamos, é preciso que ambas as árvores sejam plantadas para que haja polinização.


No mês de Outubro apanham-se as nozes, que são lavadas para retirar a casca exterior e ficar apenas a noz com o aspecto que conhecemos. De seguida são transferidas para um secador onde ficam durante 3 dias.






Depois de secas, as nozes são separadas por calibre, processo que é efectuado na máquina apresentada na foto abaixo.



De seguida uma parte das nozes são transferidas para outra máquina que descarta as estragadas e embala as nozes inteiras. Outras são introduzidas noutra máquina que as descasca e que as separa por metades ou por pedaços. No fim são pesadas e embaladas a vácuo em embalagens para venda, por um funcionária.



As cascas são também vendidas para lenha.

De uma forma muito (muito!) resumida é assim que se chegam às nozes que os Frutos de Vettonia vendem. Uma nozes deliciosas, bonitas, com verdadeiro sabor a noz.
É importante referir que o controlo sanitário nas plantações é feito através de um Sistema de Protecção Integrada e que estas nozes são criadas de forma sustentável, o que é cada vez mais importante

Para quem estiver interessado, podem consultar o site dos Frutos de Vettonia.


Agora a receita! Com os marmelos que a minha sogra trouxe do nosso terreno no Alentejo, com o mel "caseiro" alentejano e com as nozes grandes e deliciosas que trouxemos dos Frutos de Vettonia fiz estes marmelos assados no forno com mel e nozes. As nozes torradas dão um sabor e textura incrível a estes singelos marmelos, que nos faz fechar os olhos e celebrar este início de Outono, que nos traz todos estes maravilhosos ingredientes.





MARMELOS ASSADOS COM MEL E NOZES
(Receita adaptada "daqui")

Ingredientes:
4 marmelos médios
2 ou  3 colheres de sopa rasas de açúcar
1 pau de canela
2 estrelas de anis
meio litro de água
1 tira de casca de limão
3 colheres de sopa de mel
nozes a gosto

Preparação
Mistura-se a água, o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e as estrelas de aniz num tacho. Descascam-se os marmelos, retira-se o caroço, cortam-se em quartos e introduzem-se de imediato na água com açúcar. Deixa-se cozer 30 a 45 minutos (depende dos marmelos). Quando se conseguir espetar com facilidade a ponta da faca no marmelo, pode-se apagar o lume.
Transferem-se os marmelos para uma travessa de ir ao forno e rega-se com a calda que se formou e coloca-se também o pau de canela e as estrelas de anis. Colocam-se as nozes por cima e rega-se com o mel. Leva-se a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de meia hora.
Servir morno ou frio. 



22:52

Tranche inteira de bacalhau fresco com presunto, limão e tomilho acompanhado de puré de couve-flor com rebentos de couve roxa

Tranche inteira de bacalhau fresco com presunto, limão e tomilho acompanhado de puré de couve-flor com rebentos de couve roxa
A Iglo e o Chef Tiago Bonito desafiaram-me a criar uma receita onde o rei é a Tranche Inteira de Bacalhau Fresco da Iglo.



O bacalhau é o peixe mais icónico da gastronomia portuguesa e, num país onde o bacalhau seco é rei, a Iglo volta a inovar com o lançamento da nova tranche inteira de bacalhau fresco, pescado em alto mar e congelado com toda a qualidade. Ideal para toda a família, já que não tem espinhas.

Adorei este desafio e a minha sugestão para melhor apreciar a tranche inteira de bacalhau fresco é esta onde o bacalhau é aromatizado com limão e tomilho e o presunto serve de cobertura para temperar e manter a humidade do peixe. Espero que gostem!













(para 4 pessoas)
para a tranche de bacalhau:
1 tranche inteira de bacalhau fresco Iglo
7 fatias de presunto (de boa qualidade)
raspa e sumo de meio limão + algumas raspas para decorar
3 colheres de sopa de azeite
6 raminhos de tomilho fresco
sal, pimenta preta e paprica fumada

para o puré de couve flor:
1 couve flor grande
250g de ricotta
2 colheres de sopa de manteiga
1 cabeça de alho
sal, pimenta preta e noz moscada
rebentos de couve roxa






Pré aquecer o forno a 180ºC.
Cortar o topo da cabeça de alho, temperar com sal e um fiozinho de azeite. Embrulhar em papel de alumínio e levar a assar no forno durante 30 minutos, ou até se sentir que a cabeça de alho está macia ao toque.

Numa panela grande cozer a couve flor em água com sal durante 15 minutos (ou até uma faca conseguir espetar com facilidade a couve flor). Escorrer bem a couve flor e deixar secar em cima de uma toalha limpa para absorver o máximo de água possível.

Entretanto mistura-se numa tigela o sumo e raspa de limão com o azeite e as folhas de 4 raminhos de tomilho. Num tabuleiro de pirex tempera-se a tranche inteira de bacalhau dos dois lados com sal (apenas uma pitada porque ainda será embrulhado em presunto que também é salgado), pimenta preta e uma pitada de paprica fumada (caso não encontrem, podem usar colorau doce). Rega-se a tranche com a mistura de azeite, limão e tomilho. Cobre-se a tranche de bacalhau com as fatias de presunto, colocando as pontas das fatias por baixo da tranche. Deita-se por cima do presunto mais algumas raspas de limão e o restante tomilho e rega-se com um fio pequeno de azeite. Leva-se ao forno durante 20 minutos.

Enquanto o bacalhau assa, reduz-se a couve flor a puré com uma varinha mágica (caso tenham um robot de cozinha, será mais fácil de realizar este passo). Adiciona-se a ricotta, espreme-se o alho assado e junta-se à couve flor e volta-se a triturar com a varinha mágica até se obter um puré suave. Tempera-se a gosto com sal, pimenta preta e noz moscada.

Depois de retirar o bacalhau do forno, filtra-se o molho que se encontra no fundo da travessa.
Corta-se a tranche em 4 pedaços iguais e serve-se com o puré de couve flor, os rebentos de couve roxa e o molho do bacalhau.


Bom apetite!!

#Igloportugal #bacalhaufresco #CesarCastro


23:16

Granola de maçã

Granola de maçã
Eu ando sempre à procura de alternativas mais saudáveis para os pequenos almoços cá de casa. Um dia destes e com algumas experiências à mistura, acabei por fazer esta granola de maçã que fica uma delícia e que faz tão bem.








3 copos de aveia integral
2 maçãs
1/2 copo de sementes de girassol
1/2 copo de pevides
1 colher de chá de canela
120ml de óleo de coco
120ml de mel


Pré-aquecer o forno a 150ºC. Forrar 2 tabuleiros grandes com papel vegetal.

Numa tigela grande e funda misturar a aveia com as sementes de girassol e as pevides, a canela e a maçã cortada em rectângulos finos. Num tacho misturar o mel e o óleo de coco e aquecer durante uns minutos até a mistura ficar mais fluída (não deixar ferver). Misturar o mel na aveia.
Dividir a mistura de aveia e maçã pelos dois tabuleiros e espalhar numa camada fina. Levar ao forno durante 40 a 50 minutos, ou até a maçã estar seca. Mexer com um garfo a cada 10 minutos para que as extremidades não queimem.

Deixar arrefecer no tabuleiro e quando estiver fria, guardar num recipiente hermético.





Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger