Não tenham medo de experimentar novas especiarias, mesmo que antes pensassem que não gostavam de alguma. Por exemplo, até há um ano atrás eu pensava que não gostava de cominhos. Pois... estava enganada. Bem usados e com os ingredientes certos, dão um aroma inconfundível e maravilhoso à refeição que estão a preparar. Eu não sei como é a vossa despensa, mas a minha está cheia de especiarias (1 prateleira, para ser mais exacta!) que nos fazem viajar cada vez que abrimos a porta.
Eu tento variar o tipo de legumes que comemos, e como legumes cozidos é o que menos gosto, faço sempre usar especiarias e ou experimentar diferentes formas de cozinhá-los.
Idealmente, este prato faz-se numa tagine, mas como a falta dela não me vai impedir de comer uma tagine, mostro-vos que é possível fazer sem ter aquela panela em forma de chaminé e ainda assim obter resultados deliciosos.
Sejam ousados(as) e experimentem novos sabores! :)
TAGINE DOURADA
Ingredientes (para 6 a 8 pessoas)
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada grosseiramente
2 dentes de alho picados
1 pau de canela
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de pimenta caiena (opcional)
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de cardamomo moído
1 colher de chá de sementes de coentros moídos
1 colher de sopa de ras el hanout
cerca de 800g de abóbora cortada em cubos médios
6 fios de açafrão
4 tomates grandes, bem maduros, cortados em pedaços e sem pele
2 colheres de sopa de mel
150g de alperces secos
2 copos de grão cozido
1 colher de sopa bem cheia de salsa picada
1 colher de sopa bem cheia de coentros picados
raspa de 1 limão pequeno (ou de meio limão, se for dos grandes)
sal
Preparação:
Aquece-se o azeite numa panela larga e adiciona-se a cebola. Deixa-se cozinhar até ficar translúcida. Juntar o alho picado e todas as especiarias e mexer até ficar tudo bem envolvido.
Adiciona-se mais ou menos 500ml de água quente, o açafrão, o tomate e a abóbora. De seguida junta-se o mel e os alperces. Deixar ferver 5 minutos e juntar o grão, temperar com sal e deixar cozer em lume brando durante 20 minutos ou até a abóbora ficar cozida.
Quando a abóbora estiver cozida, ajustar os temperos (a tagine deve ser doce e picante ao mesmo tempo). Adicionar os coentros, a salsa e a raspa de limão, envolver e servir com coucous ou arroz jasmin e uma colherada de iogurte grego.
Boa viagem até Marrocos! ;-)
Eu gosto de cominhos, mas é daquelas especiarias que ubs pozinhos a mais podem estragar tudo! É preciso dosear com cuidado! Ainda há uns dias fiz um estado de beringela com cominho e foi uma refeição que ficou muito saborosa! Esta tua tagine também deve ser tão saborosa! E ficou com umas cores lindas! Beijinhos
ResponderEliminarTambém tenho uma gaveta cheia de especiarias! Nas medidas certas fazem toda a diferença! Esta tagine ficou com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana!
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/