10:33

Pão supersaudável (sem glúten)

Pão supersaudável (sem glúten)
As minhas manhãs começam bem cedo para fazer os almoços dos meus filhos. Apesar de não haver muito tempo a perder de manhã, sempre que consigo faço um miminho para o nosso pequeno-almoço. E se for uma alternativa saudável, melhor ainda. Foi o caso deste pão. 
No Natal recebi o novo livro do Jamie Oliver "Receitas Saudáveis", e esta receita é uma das muitas que já fiz deste livro. Recomendo vivamente este livro para quem quer alternativas e dicas mais saudáveis.

Este pão fica fantástico servido com queijo creme e salmão fumado e no dia seguinte fica maravilhoso torrado.




PÃO SUPERSAUDÁVEL (sem glúten)
(Receita do livro "receitas saudáveis" do Jamie Oliver)

Ingredientes:

7g de fermento de padeiro granulado
375ml de água morna
4 colheres de sopa de azeite
250g de farinha de grão
100g de miolo de amêndoa moído
50g de sementes de linhaça
100g de mistura de sementes (abóbora, papoila, girassol, sésamo)
1 pé de rosmaninho
4 ovos

Procedimento:

Pré aquecer o forno a 200ºC, untar uma forma rectangular de bolo inglês e forrar com papel vegetal.

Misturar o fermento com a água e o azeite e deixar repousar 5 minutos.

Numa tigela misturar a farinha de grão, a amêndoa moída e as sementes. Temperar com uma pitada de sal e o rosmaninho picado finamente. Adicionar os ovos, misturar e juntar a água com fermento. Bater a massa até ficar tudo bem incorporado e ter a consistência de um polme. Fica bastante líquido para massa de pão, mas não se assustem que funciona.

Deitar a massa na forma e nesta alturapodem tapar e guardar no frigorífico e ficará com um sabor mais acre, ou cozer de imediato o que resultará num pão alto com um sabor fantástico.
Cozer durante 45 minutos ou até o pão estar dourado e o palito sair seco. Deixar repousar numa rede durante uns minutos e servir simples ou com a cobertura ao vosso gosto.





11:27

Pudim de chocolate

Pudim de chocolate
Cá em casa adoramos chocolate, mas não podemos exagerar como é óbvio e assim que vi esta receita tive de a fazer. Feito com ingredientes muito mais saudáveis, este pudim desapareceu num instante, e nem demos pela diferença.
Saboroso e saudável é a combinação perfeita para uma deliciosa sobremesa para terminar a refeição. Com um sabor achocolatado e muito cremoso, este pudim é irresistível!








PUDIM DE CHOCOLATE
Receita adaptada do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável" de Gabriela Oliveira

Ingredientes:

2 colheres de sopa de farinha Maizena
1 colher cheia de cacau em pó (sem açúcar)
1 litro de leite de aveia à temperatura ambiente (ou outro leite vegetal à vossa escolha)
6 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 embalagens de ágar-ágar da Vahiné (4 g)
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de chá de extracto de baunilha
200g de chocolate Pantagruel Stevia
raspa de 1 limão
fruta para decorar

Procedimento

Preparar tigelas, uma forma de silicone grande de pudim ou várias pequenas.

Dissolver a Maizena e o cacau num pouco de leite. Juntar o restante leite, o açúcar, o ágar-ágar, a canela, o vinho do Porto e a baunilha. Levar a lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames, até engrossar (não vai ficar muito grosso, mas não se preocupem porque o ágar-ágar vai tornar o pudim firme quando arrefecer).
Partir o chocolate em pedaços e juntar ao creme, bem como a raspa de limão. Mexer bem e quando o chocolate estiver todo derretido distribuir pelas formas e levar ao frigorífico. Se utilizarem formas pequenas, vai ficar firme em menos de uma hora, mas se fizerem numa forma grande demorar umas horas a ficar firme.

Desenformar e decorar com fruta a gosto.




12:12

Bolo de baunilha com cobertura de mascarpone e morangos

Bolo de baunilha com cobertura de mascarpone e morangos
Queria fazer um bolo especial, mas não me decidia no sabor a fazer. E em caso de dúvida, dá-se uma volta no Pinterest! O bolo de saltou à vista foi o de Ferrero Rocher, o que também seria maravilhoso, mas assim que vi este bolo ficou decidido! Bolo de baunilha com uma cobertura cremosa de morangos frescos é uma combinação vencedora.
Muito fácil de fazer, este bolo faz-se e monta-se num instante e depois é só saborear com família e amigos.






BOLO DE BAUNILHA COM COBERTURA DE MASCARPONE E MORANGOS
Adaptado do blog Yellow Bliss Road

Ingredientes:

para o bolo
4 e 1/2 chávenas de farinha sem fermento
3 colheres de chá de Pó Royal
1/4 de colher de chá de sal fino
1 chávena + 2 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
2 chávenas de açúcar
4 ovos e 1 clara de ovo
200g de natas ácidas (sour cream)
1 colher de sopa de extracto de baunilha
raspa de 1 laranja pequena
3/4 de chávena + 6 colheres de sopa de leite 

para a cobertura
2 chávenas cheias de morangos picados (com a faca para não libertarem demasiado sumo)
3 morangos cortados em fatias
200g de mascarpone
750ml de natas para bater
2 colheres de chá de extracto de baunilha
3/4 de chávena de açúcar


Procedimento:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.  Untar 3 formas redondas com cerca de 20cm de diâmetro e forrar o fundo com papel vegetal. Untar o papel vegetal e polvilhar com farinha.

Misturar a farinha com o fermento e o sal. Reservar.

Numa tigela grande e funda, bater a manteiga com o açúcar até ficar fofa. Misturar um ovo de cada vez e por fim a clara.  Juntar as natas ácidas, a raspa de laranja e a baunilha. Misturar bem e adicionar metade da farinha. Juntar o leite, mexer e por fim adicionar o resto da farinha.

Dividir a massa pelas 3 formas e levar ao forno durante 35 minutos ou até estarem cozidos e dourados. Deixar arrefecer nas formas até à hora de rechear e cobrir.

Bater as natas até estarem firmes. Guardar no frigorífico.
Bater o mascarpone com o açúcar e a baunilha até ficar cremoso. Misturar os morangos picados e envolver com cuidado. Incorporar com cuidado a mistura de mascarpone e morangos nas natas batidas.

Cortar o topo do primeiro bolo com uma faca para que fique plano. Cobrir o topo com 4 colheres bem cheias de cobertura e espalhar. Cortar o topo do segundo bolo, colocar com cuidado em cima do primeiro e cobrir novamente com cobertura de morangos. Colocar o terceiro e último bolo (não é preciso cortar o topo) e cobrir o topo com a cobertura e espalhar devagar por cima e nos lados até ficar tudo coberto e já não haver mais creme.
Decorar o topo com os morangos fatiados ou ao vosso gosto. Colocar 1 hora no frigoríficoe servir. Bom apetite!!!






11:22

Massa de cotovelos gratinada com legumes e nozes

Massa de cotovelos gratinada com legumes e nozes
Eu costumo dizer a brincar que sou carnívora, porque eu adoro carne e peixe. Mas há uns tempos tomei a decisão de fazer um dia vegetariano por semana. Porquê? Porque me sabe bem, porque gosto, porque é saudável comer vegetais e porque não sinto falta de comer carne e peixe todos os dias.
Este prato, apesar não ter vestígios de carne, ficou delicioso, e os pedaços de abóbora assados no forno dão um sabor doce fantástico.




MASSA DE COTOVELOS GRATINADA COM LEGUMES E NOZES

Ingredientes:
4 copos de 250ml de massa de cotovelos
300g de folhas de espinafres
300g de abóbora
1/2 copo de nozes picadas grosseiramente
2 fatias de pão sem côdea
sal, pimenta
uma pitada de piri-piri (opcional)
tomilho fresco
1 dente de alho
500ml de molho bechamel
azeite
1 copo de queijo mozzarella (opcional)

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Cortar a abóbora em cubinhos, temperar com sal, pimenta, piri-piri, tomilho e regar com um fiozinho de azeite. Envolver bem a abóbora no tempero e levar ao forno até estar macia.
Aquecer um fio de azeite com o dente de alho numa frigideira e saltear os espinafres até murcharem. Descartar o dente de alho e temperar com sal (pouco) e pimenta.
Cozer a massa em bastante água com sal. Quando estiver cozida, escorrer e reservar.
Quer façam o bechamel ou o comprem já feito, misturar o queijo mozzarela no molho e mexer ao lume, até que o queijo derreta.
Numa tigela grande e funda misturar a massa, a abóbora, os espinafres e o molho bechamel. Verter para um tabuleiro de ir ao forno e alisar a superfície.
Numa picadora picar o pão com folhas frescas de tomilho, pimenta e um fio de azeite. Polvilhar esta mistura sobre a massa e cobrir com a noz picada. Levar ao forno com a função de grill ligada, até a cobertura estar crocante e dourada.
Servir com uma salada verde.




11:23

Folhados de salsicha fresca

Folhados de salsicha fresca
Quando faço sopa para o jantar, costumo fazer algo para acompanhar a sopa senão os meus adolescentes (ai meu Deus que já são adolescentes!) ficam com fome. Como eles costumam dizer "Preciso de trincar alguma coisa!". Por isso, para eles tricarem depois de comerem a sopa, fiz estes folhadinhos de salsicha fresca, que ficaram espectaculares. Se os folhados de salsicha de lata já são saborosos, estes são 10 vezes mais saborosos.
Podem fazer estes folhados com carne picada temperada ao vosso gosto, ou podem comprar salsichas frescas. Depois de provarem estes folhados, vai ser difícil voltarem para os folhados com salsicha de lata.




FOLHADOS DE SALSICHA FRESCA
Adaptado do livro "Dia a Dia - Receitas para toda a semana" de Mafalda Pinto Leite

Ingredientes (16 unidades)
1 embalagem de massa folhada rectangular
4 salsichas frescas
queijo mozzarella
1 ovo
sementes de sésamo

Pré-aquecer o forno a 200ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Estender a massa folhada e cortar longitudinalmente. Espremer o recheio, em linha recta e ao centro, de duas salsichas para um dos rectângulos. Cobrir com um pouco de queijo mozzarella ralado. Pincelar as bordas da massa com ovo batido, enrolar de forma a obter um rolo comprido. Cortar o rolo em 8 partes idênticas. Transferir para o tabuleiro, pincelar com ovo batido e polvilhar com sementes de sésamo. Repetir o processo para o segundo rectângulo de massa folhada e as restantes salsichas.
Levar ao forno durante 15 minutos, ou até estarem douradinhos e a massa folhada estar bem cozida. Deixar repousar uns minutos (se conseguirem resistir) e servir.


09:56

Biscoitos gregos

Biscoitos gregos
Eu raramente compro bolachas. O facto de terem tanto açúcar e ingredientes que, por vezes, me custam a pronunciar, fazem-me fugir delas a sete pés. Mas isso não quer dizer que eu não coma bolachas. Pelo contrário. Tenho uma colecção extenda de receitas de bolachas que faço e quando vi o livro "Biscoitos, Bolachas & Bolinhos" do Chef Gilberto Costa, fiquei  rendida. Estou decidida a experimentar todas as receitas presentes no livro, pois todas têm um aspecto e ingredientes fantásticos.




BISCOITO GREGO (KOULOURAKIA)
Receita do livro "Biscoitos, Bolachas & Bolinhos" do Chef Gilberto Costa

Ingredientes:
100g de manteiga
160g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
raspa de 1 limão
2 ovos
60ml de leite
500g de farinha
8g de fermento em pó
gema para pincelar

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar dois tabuleiros com papel vegetal.
Bate-se a manteiga com o açúcar, a baunilha e a raspa de limão. Adiciona-se o ovo e o leite e mistura-se novamente. Junta-se a farinha com o fermento e misturar até se obter uma massa homogénea.
Fazer rolinhos de 20cm e depois fazer torcidos como se vê nas fotos acima. Dispor os torcidos nos tabuleiros e pincelar com a gema de ovo. Cozer até ficarem douradinhos.


11:11

Macaroons de coco

Macaroons de coco
Não podia deixar de partilhar convosco estes macaroons de coco que fiz este fim de semana. São feitos com coco fresco e a humidade que este lhes confere torna-os absolutamente divinais.
Para partir o coco segui as indicações deste video "How to open a coconut and remove the meat", e funcionou na perfeição.
Para esta receita comprei 2 cocos secos. Deve-se abanar o coco e se se ouvir água no seu interior, este é bom, se não se ouvir líquido não devem comprar. No vídeo usa-se as costas de um cutelo para abrir o coco, mas senão tiverem, usem um martelo.
Este macaroons também podem ser feitos com coco ralado de compra, mas não ficarão tão saborosos e húmidos.




MACAROONS DE COCO
Receita do livro "Prazeres divinos" Nigella Lawson

Ingredientes (16 unidades)
4 claras de ovo
2/4 de colher de chá de cremor tártaro
200g de açúcar fino
60g de amêndoa ralada (farinha)
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
500g de coco fresco ralado

Pré aquecer o forno a 170ºC. Forrar dois tabuleiros com papel vegetal.

Bater as claras até ganharem espuma e nesta altura junta-se o cremor tártaro. Quando começar a formar picos, junta-se 1 colher sopa de açúcar de cada vez, até este estar totalmente incorporado e as claras estarem firmes e brilhantes. Envolve-se a amêndoa, o sal, a baunilha e o coco.
Fazem-se montinhos do tamanho de pequenas clementinas, bem arredondados para ficarem mais bonitos. Vão ao forno durante 20 a 25 minutos, ou até ficarem dourados.



Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger