Há cerca de uma semana vi este vídeo da Gemma Stafford e fiquei encantada com estes deliciosos cupcakes. Deixo-vos aqui a minha versão destes cupcakes super fofinhos que os meus filhos adoraram.
CUPCAKES MORTOS-VIVOS
Ingredientes (rende 24 cupcakes):
para os cupcakes:
1 e 3/4 copos de farinha sem fermento
2 copos de açúcar
3/4 copo de chocolate em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de pó Royal
1 colher de chá de sal fino
1 copo de iogurte grego
1/2 copo de óleo
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
1 copo de água a ferver + 2 colheres de chá de Bolero
para a cobertura:
200g de chocolate em barra
250g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 copo + 2 colher de sopa de açúcar em pó (peneirado)
para as decorações:
1/2 tablete de chocolate branco
12 bolachas torradas cortadas ao meio
3 oreos sem recheio e esmagadas
ossos e insectos de açúcar
NOTA - Foi usado um copo com capacidade de 250ml
Preparação:
para os cupcakes:
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar 2 tabuleiros de 12 queques com formas de papel.
Na batedeira misturar a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o bicarbonato de sódio, o pó Royal e o sal fino. Noutra tigela mistura-se o iogurte grego com os ovos, o óleo e a baunilha. Com a batedeira ligada na velocidade mínima, adiciona-se a mistura de iogurte aos ingredientes secos, e, quando tudo estiver incorporado, adiciona-se o Bolero misturado com a água a ferver. Assim que estiver uma mistura homogénea, desliga-se a batedeira e divide-se a massa pelas formas de cupcakes (encher até 3/4). Não se assustem pois a massa é muito líquida, mas é mesmo assim e ficam como está na foto abaixo, depois de terem ido ao forno durante 18 minutos, ou até o palito sair limpo. Deixar arrefecer completamente em cima de uma rede.
para as decorações:
Derrete-se o chocolate branco, transfere-se para um saco de pasteleiro e corta-se a ponta de modo a que fique um buraquinho pequenino (uns 2 mm de diâmetro). Escreve-se "RIP" em cada metade de bolacha com o chocolate derretido. Quando terminar, forra-se um tabuleiro com papel vegetal e fazem-se mãos (vejam o vídeo para mais detalhes). Coloca-se tudo no frigoríco para endurecer.
para a cobertura:
Começa-se por derreter o chocolate de leite partido em pedaços. Deixa-se a arrefecer, mas sem endurecer.
Na batedeira, bate-se a manteiga à temperatura ambiente até ficar fofinha. Sem nunca deixar de bater na velocidade mínima, adiciona-se o açúcar em pó peneirado, uma colher de sobremesa de cada vez. Quando estiver todo incorporado, junta-se a baunilha e o chocolate derretido, que deve estar frio, senão derrete-vos a manteiga. Continua-se a bater até que se obtenha um creme homogéneo. Transfere-se para um saco de pasteleiro e reserva-se.
Começa-se agora a montar os cupcakes. Com a ajuda do saco de pasteleiro com a ponta cortada com 1 cm de diâmetro, espalha-se uma camada de cobertura. Polvilha-se com as oreos esmagadas para fazer a terra, coloca-se uma bolacha com a palavra "RIP", decora-se com os ossos e insectos e posicionam-se as mãos de chocolate branco como se alguma coisa estivesse a sair da terra. Repete-se a operação até se esgotarem os cupcakes.
Caso sejam como eu e façam isto durante o calor do Verão de São Martinho e tenham umas mãos muito quentes, retirem as mãos de chocolate branco, imediatamente antes de as colocar e não lhes mexam muito para não derreterem.
Divirtam-se a fazer estes cupcakes maravilhosos, mesmo que não decorem. Simplesmente com a cobertura, ficam espectaculares e depressa irão desaparecer.