07:20

Um Primor de Calzones

Um Primor de Calzones
Cá em casa adoramos pizza! Daquela boa, caseira, e com ingredientes de qualidade.

Habitualmente faço a massa com uma mistura de farinha de trigo branca e trigo integral. Mas desta vez substituí a farinha de trigo pela farinha de espelta. Resultou na perfeição! Cresceu tão bem e ninguém deu pela substituição. Sou cada vez mais fã desta farinha.

Mas voltando à calzone. Geralmente coloca-se molho de tomate, mas como tenho quem não goste, decidi fazer apenas com os queijos, as carnes frias da Primor Charcutaria, milho e cogumelos. Na verdade podem montar as calzones com os ingredientes que gostarem mais. É esse o encanto desta refeição. Até podem fazer como eu, que fiz as 4 diferentes. Esta receita será apenas um guia, o resto sairá das vossas imaginações e do vosso gosto pessoal.

Divirtam-se a cozinhar e a comer! <3 p="">





CALZONE

Ingredientes:

para a massa
660g de farinha de espelta
4 colheres de chá de fermento de padeiro
500ml de água morna
2 colheres de chá de açúcar
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de sal fino

para o recheio
queijo Gouda com trufas
queijo Mozzarella
queijo Fontina
milho
cogumelos
Bacon Extra Primor Charcutaria
Peito de Perú Forno de Lenha Primor Charcutaria
oregãos
azeitonas
tiras finas de cebola


Preparação:

Coloca-se a farinha na batedeira, junto com o sal.

Numa tigela junta-se a água morna, o fermento e o açúcar. Mistura-se e deixa-se repousar durante 5 a 10 minutos.

Junta-se o fermento à farinha e junta-se também o azeite. Amassa-se durante 4 minutos. Retira-se a massa da tigela e transfere-se para uma bancada enfarinhada. Amassa-se até se descolar das mãos, juntando mais farinha, caso seja necessário.

Unta-se uma tigela larga e funda com azeite, coloca-se a massa dentro e tapa-se com película aderente. Deixa-se levedar durante 20 minutos.

Liga-se o forno a 200ºC e preparam-se 2 tabuleiros grandes com papel vegetal e polvilha-se com farinha de espelta.

Divide-se a massa em 4 porções iguais.

Estende-se a primeira porção num círculo e recheia-se metade com a mistura de queijos ralados, o milho, os cogumelos, as azeitonas, as carnes frias cortadas em tiras e a cebola. Polvilha-se com oregãos e fecha-se como se fosse um rissol. Pressiona-se as bordas da massa para que o queijo ralado não "fuja" e transfere-se para o tabuleiro (podem montar a calzone directamente no tabuleiro).

Procede-se de igual forma para a restante massa.

Levam-se os tabuleiros com as calzones ao forno durante 20 a 30 minutos.

Retirar do forno, deixar repousar durante 5 minutos e servir com uma boa salada.



07:33

Limonada de Melancia

Limonada de Melancia
E continua a saga da melancia. Era enorme, não era doce e deitar fora não era opção. Por isso fiz um refresco! Óbvio! Também fiz gelados, mas eu e o meu filho comemos tudo antes de tirar uma foto! ooops! Mas experimentem bater a melancia descascada com iogurte grego açucarado e uma folhinha de hortelã. Passa-se por um passador e distribui-se pelas formas de gelado, por o pauzinho e esperar pacientemente que congelem. Super, super bom!

Mas voltando ao refresco! Estou a delirar com tanta melancia! Bem, se se faz limonado de morango, porque não fazer limonada de melancia? Gostámos tanto que apetece comprar mais melancia para fazer refresco. 



LIMONADA DE MELANCIA

Ingredientes: 
(faz cerca de 2 litros de refresco)

6 fatias de melancia
sumo de 2 limões
3 colheres de sopa de açúcar
folhas de hortelã (opcional)
2 copos de gelo
cerca de 2 litros de água


Preparação:

Coloca-se a melancia no copo do liquidificador e tritura-se. Com a ajuda de um passador, elimina-se qualquer vestígio de pevides.

Transfere-se o sumo de melancia para um jarro com a capacidade de 2 litros. Junta-se o sumo de limão e o açúcar (podem por menos ou até omitir). Mexe-se até dissolver o açúcar por completo.

Adiciona-se o gelo, as folhas de hortelã (ponham a gosto) e junta-se água até encher o jarro. Mexe-se e coloca-se mais açúcar se necessário.

Guardar no frigorífico até à hora de servir.


08:11

Salada de Kale, Arroz, Fiambre de Peru com Ervas e Legumes Assados

Salada de Kale, Arroz, Fiambre de Peru com Ervas e Legumes Assados
Os supermercados já têm à venda umas embalagens de folhas bebé de couve kale. Ficam bem em batidos, mas onde eu gosto mesmo delas é em saladas. Antes usada bastante os espinafres, mas agora prefiro a kale ou uma misturas das duas folhas.

Outro ingredientes fantástico que adoro é o arroz para saladas. Desde que comprei a primeira embalagem que adorei! Tenho sempre uma saqueta no meu armário da cozinha.

Há ainda outro ingredientes que tenho no meu congelador. Uma fatia grossa de fiambre de peru comm ervas Primor. Tem um sabor fantástico. Enrolo em película aderente, fecho num saco com zip e congelo. Quando quero usar, retiro do congelador, corto em cubos pequenos e deixo descongelar na bancada por uns minutos.

E por fim, os legumes assados. Esqueçam os cozidos. Assados têm muito mais sabor. Estou viciada. Asso-os para pôr em saladas, para acompanhar pratos de carne, de peixe, ou para fazer sanduiches frias. São deliciosos!





SALADA DE KALE, FIAMBRE DE PERU COM ERVAS E LEGUMES ASSADOS

Ingredientes:

1 embalagem de folhas baby kale
3 mãos cheias de arroz para saladas Saludães
1 fatia com 1 cm de grossura de fiambre de peru com ervas Primor Charcutaria
1 tomate
300g de abóbora
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento vermelho
3 raminhos de tomilho fresco
1 colher de chá rasa de colorau fumado
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
sal e pimenta
250g de boncconcini (bolinhas de mozzarella pequenas)
Parmiagiano Regiano
Azeite e vinagre a gosto


Preparação:

Aquece-se o forno a 200ºC. Coloca-se num tabuleiro a abóbora cortada em cubos, o tomate cortado em pedaços pequenos, e os pimentos cortados em cubos. Tempera-se com sal, pimenta, tomilho, vinagre balsâmico, colorau fumado e um fio de azeite. Mistura-se tudo, espalha-se no tabuleiro e leva-se ao forno por 20 minutos ou até os legumes estarem assados.

Coze-se o arroz em água com sal, escorre-se e deixa-se arrefecer.

Corta-se o fianbre em cubos de 1cm e reserva-se.

Juntam-se todos os ingredientes numa saladeira larga, incluindo o molho dos legumes assados. Junta-se também os bonccocini, e raspas do Parmigiano Regiano.

Ajustam-se os temperos e serve-se de imediato.



18:33

Salada de Espelta com Figos e Queijo de Cabra - Sexta-Feira Vegetariana

Salada de Espelta com Figos e Queijo de Cabra - Sexta-Feira Vegetariana
Como já tem vindo a ser hábito, as nossas Sexta-Feiras não incluem carne, nem peixe. E desta vez, inspirada nos figos que tinha no frigorífico, fiz esta salada absolutamente deliciosa! A sério! Tem de a experimentar. "Ah, mas é só uma salada..." dizem vocês. Sim é uma salada, mas é tão saborosa, leve e saudável, que vão querer repetir!

E agora vamos falar da espelta. É muito rica a nível nutricional e é uma excelente alternativa ao trigo. Tem um alto nível de proteína, podendo ser um substituto da proteína animal.  É uma fonte de vitamina B, vitamina E, rica em ferro, fósforo, zinco, magnésio, cobre e contém 8 aminoácidos essenciais.

Querem mais razões para consumir espelta? Eu já a uso quase diariamente. Seja na forma de farinha ou de grão, tenho vindo a incluir cada vez mais na nossa alimentação. Há tantos cereais e sementes, não vejo razão para consumir sempre o mesmo. A melhor dieta é a variedade. Experimentem.

Esta salada cheia de fibras e vitaminas, pode ser servida como entrada, ou como prato principal.





SALADA DE ESPELTA COM FIGOS E QUEIJO DE CABRA

Ingredientes:
1 embalagem de salada selvagem Continente
2 embalagens de queijo de cabra Palhais alho e ervas
12 figos
1/2 cebola roxa
3 mãos cheias de espelta
1/2 pepino
vinagrette

Preparação:
Começa-se por cozer 3 mãos cheias de espelta em água a ferver com sal. (como faço tudo a olho, meço o arroz e os cereais com as minhas mãos)

Ao fim de cerca de 20 minutos, escorre-se a espelta e deixa-se arrefecer.

Distribui-se as folhas de salada pelos 4 pratos, divide-se a espelta em 4 porções iguais e coloca-se por cima das folhas.

Lava-se o pepino e corta-se em fatias de meio centímetro. Distribui-se pelos pratos, bem como o queijo de cabra.

Corta-se a cebola em tiras muito finas (é melhor fazer com uma mandolina) e coloca-se sobre a salada.

Finalmente, lavam-se e cortam-se os figos em quartos. Coloca-se 3 figos por prato. Eu tirei a pele dos meus, mas podem manter a pele.

Regar com uma vinagrette ao vosso gosto e servir e imediato.



20:50

Bolo de Figos e Nozes com Calda de Whisky

Bolo de Figos e Nozes com Calda de Whisky
Depois de ter comprado uma caixa de figos na praça, fui surpreendida com mais figos da horta da minha sogra. Eu adoro este fruto, e, se pudesse, comia uns 20 ou 30 de uma vez, mas já sabemos que não dá! Por isso resta-me distribuir os figos pelas várias refeições, incluindo as sobremesas. Também poderia fazer compota, mas gosto tanto deles frescos, que têm sido uma presença em quase todas das refeições.

Ora este bolo... bem... foi amor à primeira vista! Estava a folhear o livro "Le Grand Livre Marabout de La Patisserie Facile", quando vi a foto deste bolo. É tão bom, quanto eu imaginei. Com sabor a limão e manteiga, já para não falar que é húmido por estar deliciosamente embebido numa calda de açúcar com whisky. E para contrastar com a textura macia do bolo temos as nozes crocantes e os figos cremosos com as suas sementes também crocantes. Simplesmente divinal!






BOLO DE FIGOS E NOZES COM CALDA DE WHISKY

Ingredientes:

125g de manteiga à temperatura ambiente
raspa de 1 limão
165g de açúcar em pó
2 ovos
260g de farinha com fermento
180ml de buttermilk
75g de nozes Frutos de Vettonia torradas
2 figos grandes ou 4 pequenos
60g de nozes Frutos de Vettonia

para a calda
220g de açúcar em pó
80ml de água
sumo de meio limão
1 colher de sopa de whisky

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar com papel vegetal uma forma rectangular (14x22).

Bater a manteiga com a raspa de limão e o açúcar.

Incorporar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.

Juntar a farinha, as nozes torradas e picadas em pedaços, e o buttermilk. Envolver bem e transferir para a forma.

Dispor os figos lavados e cortados em 4 e as nozes por cima do bolo e levar ao forno durante 60 min, ou até ficar dourado e cozido por dentro.

Ao fim desse tempo, retira-se o bolo do forno e deixa-se a descansar durante 5 minutos dentro da forma.

Entretanto faz-se a calda: colocam-se todos os ingredientes dentro de um tacho, mexe-se para dissolver o açúcar e leva-se ao lume. Deixa-se ferver durante 3 minutos e retira-se do lume.

Transfere-se o bolo para um prato e rega-se com 2/3 da calda a ferver. Reserva-se o restante para servir com o bolo.

Deixar arrefecer e servir regado com a calda de whisky.



20:01

Sumo de Melancia e Morango

Sumo de Melancia e Morango
Já nos aconteceu a todos comprar uma melancia que não tinha o sabor que esperávamos. E desta vez eu não comprei uma... comprei duas!! Mas deitar fora não é opção. Pois então, o que fazer com duas melancias enormes?! Sumo, pois claro! E que bom e refrescante que ele é.

A melancia não era doce, e eu não queria adicionar açúcar ao sumo, mas lembrei-me de uns morangos bem docinhos que eu tinha no frigorífico. Foi só juntar as duas frutas e resultou num sumo docinho, refrescante e cheio de nutrientes indispensáveis para a nossa saúde.




SUMO DE MELANCIA E MORANGO

Ingredientes:

6 fatias grandes de melancia bem fresca
400g de morangos doces
sumo de meio limão
2 copos de gelo

Procedimento:

Colocar a melancia, descascada e cortada em cubos, no liquidificador (não se preocupem com as sementes, que irão ser eliminadas posteriormente). Triturar durante uns segundos e desligar. Juntam-se os morangos lavados, sem o pé, o sumo de limão e um copo de gelo. Tritura-se tudo junto, até ficar um sumo cremoso e homogéneo.

Coloca-se um passador fino sobre a boca do jarro e despeja-se o sumo devagar. As sementes da melancia e as graínhas do morango ficarão no passador e no jarro só existirá um sumo cremoso.

Junta-se o restante gelo ao jarro e mexe-se. Reservar no frigorífico até à hora de servir.


17:02

Frango à Brás

Frango à Brás
Para quem me acompanha pelo Instagram reparou que, em Julho, estive com a Filipa Gomes na apresentação do seu novo programa "Cozinha com Twist". Se ainda não viram aconselho vivamente a seguir o programa no canal 24Kitchen.

Na companhia de uma Filipa Gomes muito querida e simpática, que até nos fez umas pipocas vegan, vimos um dos episódios deste novo programa. Cheio de ideias deliciosas e pratos descontraídos, a Filipa Gomes traz um twist novo às nossas casas.

Um desses twists é este Frango à Brás com Bacon. Confesso que nunca tinha feito frango à Brás. Todos os restos de carne terminam a sua vida em croquetes ou num maravilhoso empadão. Outras vezes, faço um molho de tomate e deito-lhe a carne, massa penne, deixo cozer e sirvo com (muito) queijo mozzarella ralado.

Mas desta vez fiquei inspirada pela Filipa e nem pensei duas vezes. Só vos digo mais isto: É para repetir!!



FRANGO À BRÁS
(RECEITA DO PROGRAMA "COZINHA COM TWIST" DA FILIPA GOMES)

Ingredientes:

quantidade de carne equivalente a 1 frango assado (ou podem comprar um frango assado!)
10 fatias de bacon Primor Charcutaria
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
400g de batata palha
4 ovos
salsa
azeitonas
sal e pimenta a gosto

Procedimento:

Começa-se por desfiar a carne e reserva-se.

Num tacho largo, frita-se o bacon cortado em tiras pequenas(não adicionar gordura, para que a gordura do bacon derreta). Retira-se o bacon frito para uma tigela, sem desperdiçar a gordura que ficou no tacho.

Junta-se o azeite à gordura do bacon e aquece-se. Deita-se a cebola picada e cozinha-se até que fique translúcida. 

Quando a cebola estiver macia, junta-se o frango, envolve-se e de seguida a batata. Batem-se os ovos, e envolve-se na mistura de frango e batatas, mexendo sempre até os ovos estarem cozinhados(não deixar que os ovos fiquem secos). Rectifica-se de sal e pimenta e junta-se a salsa picada (reservar alguma para decorar).

Transfere-se o frango à Brás para uma travessa e polvilha-se com salsa, o bacon e as azeitonas. Servir com uma salada verde.


Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger