Há uns meses comprei um livro chamado "Pão caseiro" da Maria Blohm. Não somos intolerantes ao glúten, contudo o pão de compra é difícil de digerir. Depois de muito ler, apercebi-me que o facto de ser pão que fica a levedar por pouco tempo, a levedura tem muito pouco tempo para quebrar as ligações químicas da farinha. Por isso, deixar o pão a levedar de um dia para o outro torna o produto final mais fácil de digerir.
Já há algum tempo que queria deixar de comprar pão e passar a fazer o meu. Requer alguma organização, mas não é impossível. Basta uns minutos à noite e de manhã é só colocar no forno a cozer. Sim, é assim tão simples. O resultado, são umas bolas fofas, com buraquinhos deliciosos onde a manteiga se vai infiltrar e uma crosta estaladiça.
Ora o livro que mencionei, tem uma série de receitas deliciosas de pão, com muito pouco fermento e, geralmente, sem muito trabalho. Estas bolas são as mais fáceis e práticas de fazer e são presença habitual no nosso pequeno almoço.
Estas bolas foram feitas com farinha de espelta, mas podem simplesmente ser feitas com farinha de trigo, ou uma mistura de centeio e trigo.
Ingredientes
(faz 8 a 12 bolas)
450g de água fria
1 colher de chá de mel
1/4 de colher de chá de fermento liofilizado para pão
150g de farinha de espelta integral
450g de farinha de espelta
2 colheres de chá de sal fino
Preparação
Numa tigela funda, pesa-se a água, e nela se mistura o mel e o fermento.
Adicionam-se as farinhas e o sal e mistura-se tudo com uma colher de pau, até que não haja farinha por incorporar.
Tapa-se com película aderente e deixa-se a levedar à temperatura ambiente durante 8 a 12 horas. Geralmente faço a massa à noite depois do jantar para cozer o pão pela manhã.
No dia seguinte, aquece-se o forno a 240ºC, colocando um tabuleiro no fundo do forno. Entretanto fazem-se as bolas.
Com as mãos bem enfarinhadas e uma superfície bem enfarinhada, formam-se bolas e colocam-se num tabuleiro polvilhado com farinha.
Coloca-se o tabuleiro com as bolas na prateleira de baixo do forno e o tabuleiro colocado no fundo do forno, enche-se com água a ferver.
Deixam-se cozer durante cerca de 15 minutos, ou até ficarem douradas, e fazerem um som oco quando se bate por baixo da bola.
Deixa-se arrefecer durante 15 minutos e já se podem comer.
Onde comprar o fermento liofilizado?
ResponderEliminarFermento padeiro seco ou fresco dá?
Obrigada :)
Olá Janete 😊 fermento liofilizado e fermento de padeiro seco são a mesma coisa. Sim, também resulta com fermento fresco, só precisa de aumentar 3 vezes a quantidade de fermento.
EliminarBeijinhos e bons cozinhados ❤️
Muito obrigada 😊😊
ResponderEliminarVou tentar esta receita
Beijinhoss
Alo , boa noite!!
ResponderEliminarNão entendi - ".. na prateleira de baixo do forno e o tabuleiro colocado no fundo do forno, enche-se com água a ferver" ??
Boa noite, no "chão" do forno coloca o tabuleiro com água para fazer vapor. Na prateleira mais baixa, ou na do centro põe o tabuleiro com as bolas.
EliminarBons cozinhados ❤️