Eu adoro a ideia de fazer pequenos bolos, em doses individuais, com forminhas coloridas, e com padrões a condizer com a ocasião. Os muffins e os cupcakes encaixam-se perfeitamente nesta descrição, por isso é frequente haver destes bolinhos cá por casa.
Pelos anos da minha mãe, que comemorámos com uma videochamada de grupo com o meu irmão e sobrinho e os meus pais, mesmo à distância, tinha de haver um bolinho de anos com vela para apagar. Não era a pandemia que nos ia impedir de comemorar os anos da minha mãe.
Ora, como ela adora sabores cítricos, lembrei-me de fazer estes muffins que vi no blog "Yummie's Noshery". São muito leves, simples de fazer, com um sabor pronunciado a limão, com as sementes de papoila que dão uma textura muito interessante ao muffin e com uma cobertura doce que torna o muffin ainda saboroso. Ainda por cima, rende apenas 7 muffins, evitando o exagero de se ficar com uma quantidade enorme de bolos. Contudo facilmente se duplica ou triplica a receita.
Ingredientes
(rende 7 muffins)
2/3 de chávena de açúcar
1 ovo
1/2 chávena de óleo
1/3 de chávena de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de sementes de papoila
raspa de 1 limão grande
1 e 1/4 chávenas de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal fino
125g de iogurte natural
para a cobertura:
1 chávena de açúcar em pó
cerca de 2 colheres de sopa de sumo de limão
1 chávena = 250ml
Preparação
Pré aquece-se o forno a 180ºC. Forram-se 7 formas de queques com forminhas de papel.
Numa tigela funda, misturam-se o açúcar, o ovo, leite e essência de baunilha.
Adicionam-se as sementes de papoila e a raspa de limão e mistura-se novamente.
Junta-se a farinha, o fermento e o sal e incorpora-se bem até que não haja vestígios de farinha seca, nem grumos. Não bater demasiado a massa para que os muffins fiquem leves e fofos.
Adiciona-se o iogurte natural e mistura-se.
Divide-se a massa pelas formas e leva-se ao forno durante 20 minutos, ou até que fiquem dourados e o palito saia seco quando espetado no meio.
De seguida faz-se a cobertura, colocando o açúcar numa tigela e adiciona-se o sumo de limão a pouco e pouco, mexendo com uma colher ou uma vara de arames pequena, até que se obtenha uma mistura brilhante e fluída o suficiente para espalhar por cima dos muffins.
Cobrem-se os muffins com a cobertura de açúcar e limão e deixa-se arrefecer. (Se conseguirem!!!!)
Prontinho! Bom apetite!
Gosto muito de bolos com sementes de papoila, esses muffins ficaram lindos .
ResponderEliminarBom fim de semana