07:21

Coxas de frango no forno com molho de espinafres, cogumelos e Parmesão

Coxas de frango no forno com molho de espinafres, cogumelos e Parmesão
Tinha em mente experimentar uma receita de peixe para o jantar, mas não encontrei que queria no supermercado, por isso pensei numa alternativa. Sendo Segunda-Feira, não havia mesmo grandes alternativas, o peixe estava com mau aspecto e virei-me para a carne.

Para fugir à rotina, fui improvisando à medida que fazia e o resultado foi um sucesso! O molho ficou tão saboroso! Vai ser uma receita a repetir muitas vezes e partilho convosco para que possam experimentar também.






COXAS DE FRANGO NO FORNO COM MOLHO DE ESPINAFRES, COGUMELOS E PARMESÃO

Ingredientes:

12 coxas de frango (limpas de gordura)
200g de folhas de espinafres
250g de cogumelos brancos
6 fatias de bacon
12 tomates cherry
10 folhas de manjericão fresco
10 raminhos de tomilho fresco
3 dentes de alho
400ml + 2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa (cheia) de amido de milho
1 copo de Parmesão ralado
sal e pimenta
1 colher de sopa mal cheia de colorau fumado
2 colheres de sopa de azeite

Arroz basmati integral

Procedimento:

Temperar as coxas de frango com o colorau fumado, 2 dentes de alho esmagados, sal, pimenta e as folhas de 5 raminhos de tomilho. Deixar repousar durante 20 minutos.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Aquecer uma frigideira larga com o azeite. Fritar, poucas de cada vez, em lume médio alto, as coxas de frango durante 3 minutos de cada lado. Retirar da frigideira e colocar num prato, mantendo quente.

Escorrer a gordura, reservando apenas 1 colher de sopa para dar sabor ao molho. Saltear os cogumelos laminados com o bacon cortado em tirinhas, em lume alto, durante 3 a 4 minutos. Nesta altura juntam-se os espinafres e também o tomilho e as folhas de manjericão cortadas em juliana. Cozinhar até as folhas murcharem. Temperar com sal e pimenta.

Misturar 2 colheres de sopa de leite frio com a colher de sopa de amido de milho e reservar.

Juntar o leite à frigideira de cogumelos e espinafres e deixar amornar. Adicionar a mistura de amido de milho e 3/4 do Parmesão e mexer até começar a engrossar. 

Transferir o molho de espinafres, cogumelos e Parmesão para um tabuleiro largo e dispor as coxas de frango por cima. Distribuir os tomates cherry pelos espaços disponíveis, polvilhar com o restante queijo Parmesão e levar ao forno durante 30 minutos, ou até a pele do frango estar dourada e estaladiça e a carne assada sem vestígios de sangue.

Servir com arroz basmati integral e polvilhar com um pouco mais de queijo Parmesão.

Bom apetite!!


07:25

Porco Assado de Domingo do Jamie Oliver

Porco Assado de Domingo do Jamie Oliver
Confesso que adoro uma boa receita rápida, e como prova disso tenho este blog que está cheio de receitas simples e pouco demoradas. Mas tem dias especiais que merecem uma refeição mais apuradinha. 
Outra coisa que eu adoro são livros de cozinha! Leio-os como se fossem romances, e adoro folheá-los, sentir o cheiro das páginas e experimentar muitas das suas receitas. Um desses livros é o "Poupe com Jamie" do Jamie Oliver. Cheio de receitas deliciosas e económicas, só é difícil é escolher o que fazer.
Uma das receitas que já fiz por duas vezes é este Porco Assado de Domingo. Uma deliciosa, pecaminosa, e estaladiça pá de porco com pele assada lentamente no forno durante várias horas. O resultado é absolutamente incrível e vale cada minuto esperado. A carne macia e suculenta e a pele estaladiça e tostadinha. E o melhor de tudo é que sobra sempre pedaços fantásticos de carne (e pele!!) que fazem incríveis sandes!
Uma receita incrivelmente perfeita para o almoço de Domingo! Tão incrível que me esqueci de tirar fotografias do assado antes de estar cortado, mas cheirava tão bem que já não pensei em fotos, blog ou o que fosse. Se não fosse a minha mãe a lembrar-me, nem esta foto tinha sido tirada!




PORCO ASSADO DE DOMINGO
(Adaptado do livro "Poupe com Jamie" do Jamie Oliver)

Ingredientes: (para 8 pessoas)

4 a 5 kg de pá de porco com pele e osso
1 colher de sopa bem cheia de sementes de funcho
azeite
3 cebolas grandes
5 folhas de louro
7 raminhos de tomilho fresco
4 dentes de alho
7,5dl de água
Sal e pimenta

Procedimento:

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Com uma faca muito bem afiada, fazem-se golpes com intervalos de mais ou menos 1 centímetro, de uma extremidade à outra da pá de porco. É importantíssimo fazer estes cortes para que a gordura derreta uniformemente.

Esmagam-se as sementes de funcho num almofariz, com cerca de 1 colher de sopa de sal e pimenta a gosto. Adiciona-se 3 colheres de sopa de azeite e esfrega-se a pá de porco com a mistura, passando bem o tempero pelos cortes.

Leva-se ao forno durante uma hora e meia. Entretanto descascam-se as cebolas e o alho e cortam-se em quartos. Ao fim da hora e meia, retira-se o tabuleira da carne do forno e escorre-se a gordura. Coloca-se a cebola e alho por baixo da carne, bem como as folhas de louro, o tomilho e a água.

Reduz-se a temperatura do forno para os 130ºC e deixa-se a carne assar durante umas 4 horas ou até a carne se começar a soltar do osso e a pele estar bem estaladiça.

Passa-se o molho por um passador, eliminando os pedaços de cebola, alho e as ervas aromáticas.

Cortar em fatias e servir com batata doce assada e uma salada verde.


11:01

Sexta-Feira Vegetariana - Ovos Mexicanos no Forno

Sexta-Feira Vegetariana - Ovos Mexicanos no Forno
Eu esforço-me por fazer, várias vezes por semana, pequenos-almoços diferentes para a minha família. Um dos que é mais apreciado são estes ovos mexicanos no forno. Assim de repente, parece um prato estranho para o pequeno-almoço, mas acreditem que é delicioso.
Deixo também a sugestão de fazer doses individuais em recipientes de pirex, para levar na marmita do almoço.
Apreciem! :-)






OVOS MEXICANOS NO FORNO
(Comida Caseira - Gordon Ramsay)

Ingredientes:

3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 malaguete vermelha cortada em rodelas (das compridas)
1/2 colher de chá de cominhos
4 tomates grandes bem maduros (pelados e cortados em pedaços)
400g de feijão preto cozido
5 ou 6 tortilhas de milho ou trigo
4 ovos
100g de queijo mozzarella
2 colheres de sopa de coentros picados
sal e pimenta a gosto

Procedimento:

Pré-aquecer o forno a 180ºC com o grill ligado.

Aquecer uma frigideira larga com 2 colheres de sopa de azeite. Juntar a cebola, o alho e a malagueta, e deixa-se cozinhar até a cebola estar translúcida. Adicionam-se os cominhos e envolve-se na cebola.

Juntam-se os tomates, tempera-se com sal e pimenta, deixa-se cozinhar até o tomate estar macio e espesso. Nesta altura adiciona-se o feijão preto cozido e deixa-se apurar durante 2 ou 3 minutos.

Entretanto unta-se um tabuleiro com a colher de azeite que resta, e forra-se com as tortilhas de forma a que o fundo e paredes fiquem cobertos.

Deita-se o preparado de tomate e feijão no tabuleiro e abrem-se 4 buracos. Partem-se os ovos, coloca-se cada ovo num buraco e temperam-se com sal e pimenta. Polvilha-se com o queijo e leva-se ao forno durante 10 minutos ou até as claras ficarem sólidas, as gemas ainda líquidas e o queijo derretido.

Polvilhar com coentros e servir de imediato.







22:56

Dip de Chocolate e Mascarpone para o Dia de São Valentim

Dip de Chocolate e Mascarpone para o Dia de São Valentim
O Dia de São Valentim merece um miminho especial, no entanto, nem todos conseguimos estar horas na cozinha a fazer doces e docinhos para a nossa cara metade. Por isso mesmo deixo-vos esta sugestão muito rápida e simples, mas tão gulosa e ideal para partilhar com aquela pessoa especial!





DIP DE CHOCOLATE E MASCARPONE

Ingredientes:

250g de mascarpone
250ml de natas para bater
1/2 copo de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar em pó (adicionar mais ou menos consoante o gosto)

Morangos, banana e kiwi

Procedimento:

Bater as natas em chantilly com 2 colheres de sopa de açúcar em pó. Noutra tigela, bater o mascarpone com o chocolate em pó e o restante açúcar. Envolver, cuidadosamente, o mascarpone no chantilly, transferir para uma tigela e decorar a gosto.
Refrigerar durante, pelo menos, 20 minutos.
Servir com a fruta e disfrutar.

Feliz Dia de São Valentim!


11:27

Tartes de cebola e queijo de cabra

Tartes de cebola e queijo de cabra
Já vos aconteceu estar a ver televisão, ver uma receita e pensarem que têm mesmo de a fazer? Foi o que me aconteceu! A semana passada estava a ver o programa "Mary Berry's Absolute Favourites" no 24Kitchen, e quando surgiu esta receita, fui logo ao frigorífico ver se tinha tudo o que era necessário... e tinha!!
São muito mais simples de fazer do que parece, e o resultado é simplesmente fabuloso. Esta tarte é uma sinfonia de sabores e texturas na nossa boca. O doce da cebola contrasta com o queijo de cabra salgado, e a crocância das nozes da massa das tartes contrasta com a suavidade do queijo e da cebola caramelizada. Tão, tão bom, que desapareceram todas num instante!





TARTES DE CEBOLA E QUEIJO DE CABRA
(RECEITA RETIRADA DO PROGRAMA "MARY BERRY'S ABSOLUTE FAVOURITES")

Ingredientes:(faz 9 tartes)

para a massa
175g de farinha sem fermento
100g de manteiga gelada
1 colher de sopa de água gelada
1 ovo
30g de nozes Frutos de Vettonia
Sal e pimenta preta

para o recheio
1colher de sopa de azeite
500g de cebola
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar amarelo
300g de queijo de cabra (vejam o link para saberem exactamente qual é o queijo)
2 ovos
salsa fresca




Procedimento:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro largo a aquecer no forno.

Para fazer a massa, coloca-se a farinha, a manteiga e o sal numa tigela e trabalha-se com os dedos até se obter uma "areia". Junta-se o ovo batido e a água e mexe-se o suficiente para se formar uma massa homogénea.

Polvilha-se a bancada com farinha e estende-se a massa até ficar com cerca de 3mm de altura. Distribui-se a noz picada, em pedaços pequenos, pela massa e pressiona-se com o rolo da massa, com cuidado para não rasgar a massa.

Unta-se as formas de tarte pequenas com manteiga e forram-se com a massa. Colocam-se as formas com a massa no frigorífico até serem necessárias.

Para o recheio, aquece-se o azeite numa frigideira larga com tampa, juntam-se as cebolas cortadas em meias luas finas e deixa-se cozinhar em lume alto durante 2 minutos, vigiando e mexendo com regularidade para não queimar. Baixa-se o lume, tapa-se e deixa-se cozinhar durante 10 minutos, ou até ficarem suaves. De seguida rega-se com o vinagre balsâmico e envolve-se o açúcar amarelo. Cozinha-se durante 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar escura (mas não queimada) e caramelizada. Transferir para um prato e deixar arrefecer.

Coloca-se o queijo de cabra, o ovos e 1 colher de sopa de salsa numa tigela e bate-se até se obter uma mistura cremosa. Tempera-se com sal e pimenta.

Pica-se o fundo das tartes com um garfo. De seguida distribui-se a cebola caramelisada pelas tartes e cobre-se com a mistura de queijo de cabra.

Levar ao forno durante 20 minutos, ou até o fundo estar cozinhado e o quejo ficar ligeiramente dourado e firme. Polvilhar com salsa fresca picada e servir mornas ou frias.





23:23

Panquecas de aveia e iogurte

Panquecas de aveia e iogurte
Cá em casa adoramos panquecas e quanto mais saudáveis e saborosas forem, melhor!
Quem em segue no Instagram está a par das minhas corridas matinais, e são essas corridas que me levaram a estas panquecas. Como preciso de um pequeno almoço nutritivo, esta manhã fiz estas panquecas, que ficaram super fofas e muito saborosas, mesmo sendo feitas com aveia e farinha integral.
São muito simples de fazer e são, também, um excelente pequeno almoço para as crianças. Façam e disfrutem com a cobertura ao vosso gosto e com muita fruta a acompanhar.






PANQUECAS DE AVEIA E IOGURTE

Ingredientes:(faz 12 panquecas)
280g de farinha integral
100g de aveia (dos flocos mais partidos)
4 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
500ml de iogurte natural líquido meio-gordo Milsani (vende-se no Aldi)
4 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo

Procedimento:
Numa tigela misturar a farinha com a aveia, o fermento e a canela. Noutra tigela misturar os ovos, com a baunilha, o iogurte e o açúcar. Mexer com uma vara de arames até o açúcar dissolver. Juntar a mistura de ovos e iogurte aos ingredientes secos e misturar, apenas, até não haver farinha seca visível. Se baterem demais a massa, as panquecas ficarão pesadas e baixas. Se a mistura ficar demasiado seca, juntar mais uma ou duas colheres de sopa de iogurte líquido, mas ter em conta que é suposto ficar uma massa muito espessa.
Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio e cozinhar as panquecas (2 colheres de sopa por panqueca). Servir de imediato com xarope de ácer, mel ou outro molho à vossa escolha.


08:07

Profiteroles com recheio de whisky

Profiteroles com recheio de whisky
No Natal passado fiquei responsável pelas sobremesas, o que me deixou super entusiasmada. Adoro fazer sobremesas! Vá, chamem-me gulosa! Sou mesmo e a minha família também.
MAS, voltando aos profiteroles! Tinha uma receita do Chef Raymond Blanc eu estava mortinha por a fazer. Adoro a forma de cozinhar deste Chef, e todas as receitas dele que já fiz foram um sucesso.
Não se deixem intimidar pelos profiteroles. São simples de fazer, mas é preciso ter paciência e tempo para os fazer. No fim terão umas jóias lindas para terminar a refeição!


PROFITEROLES COM RECHEIO DE WHISKY
(RECEITA DE RAYMOND BLANC)

Ingredientes: (faz cerca de 40)

para os choux:
125ml de água fria
125g de leite (não é engano! é mesmo para pesar)
50g de manteiga
5g de açúcar
1 pitada de sal
150g de farinha sem fermento
4 ovos médios
açúcar perolado ou cubos de açúcar partidos
icing sugar

para o creme de whisky:
300ml de leite
1 vagem de baunilha
40g de açúcar + 40g de açúcar
7 gemas de ovo
20g de farinha sem fermento
20g de amido de milho
1 colher de sopa de whisky
150g de manteiga à temperatura ambiente

Procedimento:

Choux:
Aquecer o forno a 180ºC. Colocar a água, o leite, a manteiga, o açúcar e uma pitada de sal, num tacho. Deixar levantar fervura e retirar do lume. Junta-se a farinha de uma só vez e mexe-se energicamente com uma colher de pau até a farinha ficar completamente incorporada. Levar novamente ao lume durante 2 minutos e mexer até a massa se descolar do tacho.

Transfere-se a massa para uma tigela larga e deixa-se arrefecer até ficar morna. Adicionar um ovo de cada vez, mexendo bem até cada ovo ficar completamente incorporado.
Forrar 2 tabuleiros grandes com papel vegetal. Transferir a massa para um saco de pasteleiro com bico de 1cm de diâmetro e fazer 40 montinhos do tamanho de uma moeda de 2 euros. Com um dedo molhado elimina-se o bico que o saco de pasteleiro deixa no topo de cada montinho, para que não queime. Polvilha-se com o açucar perolado e leva-se ao forno durante cerca de 20 minutos. Se não estiverem bem sequinhos e firmes, deixem cozer mais 5 minutos. Transferir para uma rede e deixar arrefecer completamente.

Creme de whisky:
Abrir a vagem de baunilha com uma faca, retirar as sementes com as costas da faca e juntar ao leite. Levar o leite ao lume com as sementes, o que resta da vagem de baunilha e 40g de açúcar. Deixar aquecer até o leite começar a fumegar, mas sem ferver. Numa tigela bater as gemas e os restantes 40g de açúcar com uma vara de arames até a mistura ficar clarinha e o açúcar estar dissolvido. Adicionar a farinha e o amido de milho peneirados e misturar bem.

Retira-se a vagem de baunilha do leite. Junta-se metade do leite aromatizado à mistura de gemas e mexer com a vara de arames. Volta-se a juntar ao leite que ficou no tacho e leva-se a lume brando, mexendo sempre, sem parar durante cerca de 5 minutos, até engrossar. Transferir o creme de imediato para um tabuleiro e tapa-se com película aderente, que deve ficar em contacto com o creme para que não forme uma camada grossa e seca na superfície.

Quando estiver fria, transfere-se o creme para uma tigela e bate-se com uma batedeira para que fique bem cremoso. Junta-se o whisky e quando estiver bem incorporado, adiciona-se uma colher de sobremesa de manteiga (importante estar bem macia e à temperatura ambiente, mas não derretida) de cada vez, esperando que seja incorporada antes de juntar mais manteiga.

Quando a manteiga estiver completamente incorporada, transfere-se o creme para um saco de pasteleiro com um bico de rechear ou um bico de 1/2 cm de diâmetro ou menos. (tenho pena de não me ter lembrado de tirar fotografia ao creme, mas quando me lembrei já não havia nada para fotografar!).

Fura-se cada choux na base e recheia-se com o creme. Coloca-se numa travessa grande e polvilha-se com icing sugar. Servir de seguida. (Aguentam cerca de 2 horas antes de começarem a amolecer devido ao recheio)

Divirtam-se e deslumbrem a vossa família com estes deliciosos profiteroles neste fim de semana!



13:10

Pesto de espinafres e noz

Pesto de espinafres e noz
Este pesto é uma alternativa fantástica para quem não gosta do sabor intenso do manjericão. Resulta num delicioso molho para temperar massas ou sandes, que ao mesmo tempo é saudável e cheio de fibras omega-3 e antioxidantes. É de extrema importância utilizar nozes de excelente qualidade e espinafres muito frescos.
Todos nós já ouvimos dos benefícios de consumir nozes e espinafres, e este pesto alia os benefícios de ambos de ingedientes. Tão fácil de fazer, e conserva-se tão bem no frigorífico, não podem deixar de experimentar.





PESTO DE ESPINAFRES E NOZ

Ingredientes:
100g de espinafres
100g de nozes Frutos de Vettonia
1 dente de alho
sumo de 1 limão médio
60g de Parmigiano Reggiano
150 a 200ml de azeite
Sal e pimenta

Procedimento:
Aquece-se o forno a 180ºC e torram-se as nozes durante 5 minutos.
Num processador colocam-se os espinafres lavados, o alho e metade do azeite. Pica-se tudo até os espinafres diminuirem de tamanho. Juntam-se as nozes torradas, o sumo de limão, o queijo e mais um pouco de azeite (não colocar tudo, para poderem ajustar ao vosso gosto o sabor e consistência). Tempera-se com sal e pimenta, ajusta-se a quantidade de azeite e experimenta-se o sabor. Quando estiverem satisfeitos, transfiram para um frasco limpo e cubram a superfície com azeite. Guardem no frigorífico ou cozam uma massa, misturem-lhe o pesto a gosto e sirvam com cogumelos salteados para uma deliciosa refeição vegetariana super rápida.


01:23

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de Couves de Bruxelas com Maçã e Nozes

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de Couves de Bruxelas com Maçã e Nozes
Eu canso-me de comer sempre o mesmo, e, apesar de adorar salada de alface, por vezes apetece-me variar e sair da rotina. Ontem, encontrei couves de Bruxelas fresquinhas no supermercado e com as nozes dos Frutos de Vettania que tenho, estava dado o mote para uma salada diferente. As nozes são fundamentais nesta salada, pois é o que vai dar uma textura estaladiça, mas também devem ser de excelente qualidade.
Confesso que não estava à espera de gostar tanto destas couves cruas. Sempre as comi cozidas ou assadas e não gosto muito, mas cruas nesta salada até me esqueci que eram couves de Bruxelas e achei delicioso!




SALADA DE COUVES DE BRUXELAS COM MAÇÃ E NOZES


Ingredientes:
500g de couves de Bruxelas
1 maçã de Alcobaça
1 limão
1 mão cheia de nozes descascadas Frutos de Vettonia
1 chalota

vinaigrette:
120ml de azeite
45 ml de vinagre de vinho tinto
1 colher de sobremesa (rasa) de xarope de ácer (ou mel)
1 colher de sopa (rasa) de mostarda
sal e pimenta
1 dente de alho picado muito finamente





Procedimento:
Começa-se por torrar as nozes durante 5 minutos no forno a 180ºC. 
Limpam-se as couves de Bruxelas e retiram-se as folhas exteriores que estejam deterioradas. Com a ajuda de uma mandolina, cortam-se as couves muito fininhas para dentro de uma tigela grande. Também com a mandolina, corta-se a chalota em meias luas muito finas. De seguida corta-se a maçã em palitos muito finos para uma tigela pequena e rega-se com sumo de limão para não oxidar. Eu usei uma mandolina, mas podem perfeitamente cortar com uma faca.
Com uma faca cortam-se as nozes já frias. Junta-se tudo às couves de Bruxelas.

Colocam-se todos os ingredientes da vinaigrette numa tigela, bate-se com uma vara de arames e deita-se na salada. Mexe-se bem até ficar tudo bem envolvido. Deixa-se repousar 45 minutos no frigorífico (não saltem este passo, é importante para a couve murchar um pouco) e serve-se.
Podem servir como refeição principal ou como acompanhamento de carnes.



Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger