17:09

Petingas com arroz de coentros

Se há um prato de peixe que a minha família adora é um belo prato de petingas com arroz de coentros. Felizmente ainda consigo fazer compras num mercado tradicional onde consigo encontrar petingas (dentro dos limites legais), o que se torna uma refeição regular cá por casa. Às vezes faço apenas petingas para servir de entrada ou para petiscar enquanto comemos uma sopa.

 Esta semana partilhei a foto das petingas que estava a fazer para o nosso almoço e tive algumas perguntas de como as confecionava. Por ser um prato tão fácil de fazer, achei que seria interessante para muitos novatos na cozinha perceber como fazer este prato tão português.

 

INGREDIENTES
(4 pessoas)

1kg de petingas
farinha de milho
óleo
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
1 molho de coentros (talos e folhas)
100ml de vinho branco
2 chávenas de arroz agulha
sal e pimenta a gosto

PREPARAÇÃO

para o arroz de coentros

Aquece-se o azeite em lume médio e junta-se a cebola picada.

Quando a cebola estiver translúcida, juntam-se o alho picado e os talos picados e deixa-se cozinhar durante 5 minutos.

 Adiciona-se o arroz e mexe-se durante 1 minuto. Rega-se com o vinho branco e torna-se a mexer.

Cobre-se o arroz com água quente, tempera-se com sal e pimenta, tapa-se e baixa-se o lume para médio baixo. Deixa-se cozer o arroz. Se o arroz começar a secar e ainda não estiver cozido, basta adicionar mais um pouco de água.

Quando o arroz está al dente (o bago de arroz está macio por fora mas ainda se sente o interior um pouco duro), adicionam-se as folhas de coentros picados, adiciona-se mais água (caso seja necessário), ajustam-se os temperos, e deixa-se cozinhar durante mais 3 minutos. Ao fim de 3 minutos desliga-se o lume e deixa-se o arroz repousar durante 5 a 10 minutos, ou até o arroz estar totalmente cozido e soltinho quando se solta com um garfo. (Os tempos podem variar de marca para marca, por isso basta vigiar o arroz para não passar do ponto)

para as petingas

Enquanto o arroz coze, aquece-se o óleo num frigideira (de preferência 180ºC)

Prepara-se um prato com farinha milho e tempera-se com sal fino.

As petingas que já foram limpas com antecedência de guelras e tripas (basta puxar pelas guelras e as tripas costumam sair agarradas, casa não saiam, basta puxar por elas que saem com facilidade, depois é só passar por água) passam-se pela farinha de milho temperada, sacodem-se levemente e colocam-se no óleo quente.

Fritam-se as petingas até que fiquem douradas e já não agitem muito o óleo. (Caso tenham dúvidas se as petingas estão prontas, basta retirar uma e partir ao meio. A carne deve-se separar facilmente da espinha.)

Retiram-se as petingas da frigideira e deixam-se escorrer numa rede ou num prato forrado com papel de cozinha.

Servem-se as petingas com o arroz, decorado com azeitonas e uma salada verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger