Muito Mais Do Que Trigo - Farinha de Milho, Broas Castelares, Broa de Milho e Bolo de Fubá

00:26

Não podia falar de farinhas e não falar da farinha de milho, tão usada em Portugal. Infelizmente, parece ser um ingrediente que está a desaparecer a pouco e pouco da cozinha portuguesa e a ser cada vez mais substituído pela farinha de trigo. 

É uma farinha deliciosa para panar peixe, deixando os fritos menos gordurosos, é ingrediente principal de uma série de sobremesas tradicionais portuguesas e não esqueçamos a deliciosas broa de milho. Mas também faz uns muffins super saborosos, panquecas, bolos, bolachas e não esquecer as papas de milho. Além disso o milho não tem glúten, o que faz desta farinha uma alternativa saudável para os celíacos.

Mais abaixo podem encontrar a receita da broa de milho e a receita das broas castelares. Ambas serão opções deliciosas para enfeitar as vossas mesas de Natal, que irão encantar os convidados.

Se estão a gostar desta rubrica, e/ou se já fizeram alguma das receitas sugeridas ou fizeram uma vossa, partilhem na minha página do Facebook "As coisas da Mãe Sofia". Eu agradeço a todas/os por estarem desse lado todas as semanas e pelas palavras tão simpáticas que me têm enviado a agradecer esta rubrica. E caso tenham sugestões, ou tenham uma receita que gostariam de ver aqui no blog, enviem para ascoisasdamaesofia@yahoo.com, mandem por mensagem para a página do Facebook, ou deixem nos comentários abaixo.




O que é a farinha de milho?


A farinha é nada mais, nada menos que o resultado da moagem dos grãos do milho. Há cerca de 8000 anos que o milho é usado na alimentação do Homem. A certa altura os nobres europeus deixaram de comer milho porque era considerado alimento de animais. Não se sabe com certeza qual a origem do milho, já que as variedades que consumimos são milho chamado domesticado. O milho não cresce naturalmente na natureza, e julga-se que provém da domesticação de uma planta típica do México. Esta domesticação não tem nada a ver com transgénicos, significa apenas que poderá ter havido cruzamentos de plantas, ou que a planta evolui de forma diferente por ser cultivada em ambiente controlado.

Em relação ao milho transgénico, infelizmente, é cada vez mais comum até no nosso país. Se querem evitar consumir este tipo de milho, que ninguém até hoje conseguiu garantir que é inofensivo para a saúde humana, consultem os rótulos e prefiram milho ou farinha de milho de origem biológica. De acordo com a legislação europeia, é obrigatório que todos os alimentos de origem transgénica tenham a indicação da presença do mesmo nas embalagens, por isso procurem as letras pequenas ou símbolos que possam indicar a presença de transgénicos.

Quais os benefícios de consumir farinha de milho?

Geralmente as pessoas fogem a correr dos hidratos de carbono, mas o facto é que estes fazem falta para o bom funcionamento do nosso organismo. Neste caso a farinha de milho é rica em hidratos de carbono que promovem o bom funcionamento do sistema nervoso, dos rins e são uma boa fonte de energia. É também uma farinha rica em proteína.

A farinha de milho tem a característica de ser rica em ácido fólico, vitamina B1, riboflavina, niacina e ferro. Em conjunto estes nutrientes ajudam o nosso metabolismo a funcionar de forma saudável. O ferro promove a produção de glóbulos vermelhos e a niacina beneficia o sistema cardiovascular.

Esta farinha, por ser rica em antioxidantes, incluindo os carotenóides, também ajuda a proteger contra a danificação celular provocada pelos radicais livres, o que ajuda a proteger a proteger contra alguns tipos de cancro.

Como usar a farinha de milho?

Pode-se usar a farinha de milho em diversas receitas, mas fazer a total substituição da farinha de trigo pela de milho é difícil de fazer, isto porque é uma farinha extremamente pesada e deixa o pão e bolos densos e muito pesados. Isto não é um problema na broa de milho a que já estamos habituados, mas fazer um bolo só com farinha de milho, vai resultar numa massa compacta e muito desagradável.

Contudo podem ser usadas pequenas quantidades para substituir a farinha de trigo, e costuma resultar bastante bem nas panquecas e nos muffins. A farinha de milho faz também umas deliciosas papas de milho, muito nutritivas para comer ao pequeno almoço, e para quem conhece a gastronomia italiana, está familiarizado com a polenta que é feita também apenas com farinha de milho.


Agora há um ponto importante! Não confundir farinha de milho com amido de milho. A farinha de milho que se encontra no mercado costuma ser amarela e há também farinha de milho branca, que, sinceramente, eu nunca usei. O amido de milho, também conhecido por Maizena é uma farinha muito mais leve que eu abordarei noutra semana, aqui em "Muito Mais Do Que Trigo".




BROA DE MILHO


Ingredientes (faz 1 pão):

500g de farinha de milho integral
200g de farinha de trigo
450ml de água a ferver
20ml de água morna
12g de fermento fresco
9 gramas de sal

Preparação:

Numa tigela grande colocar o fermento e mexer junto com a água até este derreter.

Juntar a farinha de milho, o sal e a água a ferver e mexer com uma colher de pau.

Depois da água absorvida, juntar a farinha de trigo e amassar até obter uma massa espessa. Se for preciso, juntar mais farinha de trigo. (Atenção que esta massa parece que fica mole em relação a outras massas de pão, mas é mesmo assim.)

Deixar levedar durante hora e meia.

Findo este tempo, amassar rapidamente a massa, formar uma bola, colocar num tabuleiro e achatar ligeiramente.
Deixar repousar durante 5 minutos e levar ao forno a 230ºC durante 1 hora.

Retirar do forno e deixar arrefecer em cima de uma rede.



BROAS CASTELARES






Ingredientes:

1 batata doce de 600g
500g de açúcar
50 ml de mel
225g de farinha de milho fina
50g de farinha de trigo
75g de amêndoa ralada
2 ovos
raspa de meio limão
raspa de meia laranja

para pincelar:
2 gemas


Preparação:

Descasca-se a batata doce e corta-se em rodelas grossas.

Leva-se a cozer em água com sal até ficar macia. (cuidado para não cozer demasiado)

Escorre-se a batata doce, deixa-se arrefecer e reduz-se a puré.

Desse puré retiram-se 300g de puré de batata doce.

Aos 300g de puré de batata doce junta-se 250g de açúcar e leva-se ao lume, mexendo com frequência, deixando ferver durante 5 minutos.

Retira-se do lume e deixa-se arrefecer completamente.

Depois do doce de batata doce estar frio, juntam-se os restantes 250g de açúcar, e os restantes ingredientes.

Mistura-se tudo muito bem, até ficar uma massa espessa e homogénea.

Leva-se essa massa ao lume e mexe-se até que comece a deitar bolhas grandes de calor (como vulcões), o que significa que está a ferver.

Retira-se do lume e deixa-se arrefecer por completo.

Pré-aquece-se o forno a 240ºC e forram-se dois tabuleiros com papel vegetal.

Com as mãos molhadas, formam-se bolas do tamanho de uma noz, rola-se entre as mãos até formar um croquete, achata-se e dá-se a forma ponteaguda nas pontas.

Colocam-se nos tabuleiros e pincelam-se com as gemas de ovo.

Levam-se ao forno durante 10 minutos ou até a camada de ovo ficar bem dourada e brilhante. (cuidado para não deixar queimar).

Deixar arrefecer e guardar num recipiente hermético.

(RECEITA DO LIVRO "COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA" DA MARIA DE LOURDES MODESTO)



BOLO DE FUBÁ


Ingredientes:

4 copos de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ copo de açúcar
1 copo de queijo parmesão ralado
1 ½ copo de fubá (farinha de milho fina)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

No liquidificador, bater o leite, ovos, manteiga e o açúcar.

Numa tigela colocar o queijo parmesão, o fubá, a farinha de trigo e o fermento.

Adicionar a mistura feita no liquidificador e misturar até obter uma massa homogénea (esta massa fica muito líquida).

Deitar a mistura numa forma untada e forrada com papel vegetal.

Assar durante +/- 35 minutos.

Polvilhar com açúcar em pó e canela.

(RECEITA DO BLOG CUCCHIAIO PIENO)





You Might Also Like

0 comentários

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Popular Posts

Arquivo