Há dias em que queremos agradar aos nossos filhos e fazemos uma comida que eles gostem muito. Como nem todos têm os mesmos gostos, isto é, nem todos adoram "cenas" verdes no meio da comida, ou melhor, não gostam mesmo de "cenas" verdes no prato, procuro usar massas com maior conteúdo de fibra e nutrientes. Neste caso usei Espirais de 3 Cores - Trigo e Quinoa da Priméal, de agricultura biológica. Não é uma massa fácil de encontrar, eu sei. Eu compro esta e outras massas de agricultura biológica no Biomercado da Avenida Duque de Ávila.
Já fui acusada de ser contra o trigo. Nada mais falso! Adoro o trigo, simplesmente não acho que a alimentação da minha família deva girar à volta deste cereal. É no pão, nas massas, nas bolachas, nos bolos, no molho bechamel, e eu sei lá mais onde encontramos o trigo. Acho demasiado e não nos faz assim tanta falta.
Se pensarmos que muitas das crianças não gostam das tais "cenas" verdes, e se usarmos massas integrais de outros cereais, vamos estar a introduzir na sua alimentação nutrientes e fibras que de outra forma elas não consumiriam.
Então para comemorar o Dia da Massa, e para agradar a uma miúda que queima pestanas a estudar, mas que não gosta das "cenas" verdes, fiz esta travessa de espirais de quinoa com atum. Na verdade nem damos pela troca da massa, excepto na cor que é um pouco mais escura. No final tudo desaparece com muitos "hmmm", "yummy" e "está tão bom!".
ESPIRAIS DE QUINOA COM ATUM
Ingredientes (4 pessoas)
300g de espirais de quinoa e trigo Priméal (ou outra ao vosso gosto)
50g de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
500 a 600 ml de leite morno
100g de queijo mozzarella
80g de queijo Parmesão acabado de ralar
425g de atum em óleo (escorrido)
2 colheres de cebolinho picado
sal, pimenta e noz moscada
azeitonas
oregãos secos
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Cozer a massa de acordo com as insdicações da embalagem. Deve ficar al dente.
Enquanto a massa coze, faz-se o bechamel. Derrete-se a manteiga num tacho largo, junta-se a farinha, mistura-se e deixa-se cozinhar por 1 minuto, mexendo.
Adiciona-se o leite a pouco e pouco e mexe-se energicamente com uma vara de arames para eliminar qualquer grumo. O molho deverá ficar espesso, mas cremoso, com a consistência do iogurte grego.
Tenpera-se o bechamel com sal, pimenta, noz moscada e o cebolinho picado.
Junta-se a massa escorrida, o atum e o queijo mozzarella ao molho bechamel e envolve-se delicadamente.
Transfere-se para uma travessa de pirex e polvilha-se com o Parmesão, os oregãos e decora-se com as azeitonas.
Leva-se ao forno até que derreta o queijo.
Serve-se de imediato com uma salada ao gosto da família.
Mas que ótima sugestão! ;)
ResponderEliminarBeijinho
Blogue Recanto com Tempero
Deliciosa sugestão, mas cá por casa gostam muito de "cenas" verdes!!!
ResponderEliminarAdorei, beijinhos.
Obrigada pela visita!
ResponderEliminarPor aqui os verdes são bem vindos!
Uma sugestão interessante!!!
Adoro massa com atum e essa tem um aspecto fantástico. :) Por acaso nunca comi desse tipo de massa nem nunca reparei nele à venda. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram