A minha maior paixão na cozinha é fazer cupcakes. As possibilidades são infinitas, podemos criar sabores espectaculares e, no fim, apresentar algo lindo do ponto de vista visual. Não me importava de os fazer todos os dias.
Eu não gosto de usar corantes e evito-os ao máximo, por isso gosto de usar a fruta para dar cor aos cupcakes e às coberturas. Neste caso, a cor da cobertura é devida aos mirtilos e que confere ao creme um sabor delicioso. Afinal de contas, para quê usar corantes artificiais quando se consegue esta cor linda a partir de mirtilos frescos.
Aviso que estes cupcakes não são indicados para quem estiver de dieta. Eu prefiro comer um bom e delicioso cupcake com muito açúcar e manteiga, do que dois que não me encham as medidas. Estes cupcakes são para partilhar com os amigos e família, assim o estrago é menor. São para comer devagar e para apreciar.
Ingredientes (12 a 14 cupcakes):
para os cupcakes:
175 de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento para bolos
175g de manteiga à temperatura ambiente
175g de açúcar
3 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
raspa de meia laranja
100g de mirtilos frescos
para a cobertura:
200g de mirtilos frescos
2 colheres de sopa de sumo de limão
225g de manteiga à temperatura ambiente (macia, mas não derretida)
490g de açúcar em pó
1 colher de sopa de natas para bater
1 pitada de sal
mirtilos para decorar
Preparação:
para os cupcakes:
Aquecer o forno a 180ºC. Forrar as formas de muffins com forminhas bonitas de papel.
Coloca-se a farinha e o fermento numa tigela larga e mistura-se com uma vara de arames.
Adiciona-se a manteiga, o açúcar, os ovos e o extracto de baunilha. Bate-se com uma batedeira eléctrica até se obter uma massa homogénea e suave.
Junta-se a raspa de laranja e os mirtilos e envolve-se.
Divide-se a massa pelas forminhas de cupcakes e leva-se ao forno durante 15 a 20 minutos.
Quando se espetar o palito no centro e este sair seco, retiram-se os cupcakes do forno e deixam-se arrefecer em cima de uma rede.
para a cobertura:
Enquanto os cupcakes arrefecem, colocam-se os mirtilos e o sumo de limão num tachinho.
Levam-se a lume médio, mexendo sempre e esmagando os mirtilos à medida que estes amaciam com o calor. Deixa-se reduzir este molho até estar espesso. Vai demorar mais ou menos 10 minutos, é preciso cuidado para não deixar queimar.
Transfere-se o molho para um passador e, com a ajuda das costas de uma colher de sopa, pressiona-se o molho para que este caia numa tigela. Eliminam-se as cascas que ficam no passador. Deixa-se arrefecer.
Coloca-se a manteiga numa tigela e bate-se com uma batedeira de mão, com varas de arame, até ficar suave. Bastam alguns segundos.
Adiciona-se o molho de mirtilos e mistura-se novamente. Vai parecer uma mistura estranha que não funciona, mas esperem que isto vai lá.
Sempre com a batedeira ligada na velocidade mais baixa, adiciona-se uma colher de sopa de açúcar em pó cada vez.
Quando todo o açúcar estiver incorporado, adiciona-se as natas e o sal. Aumenta-se a velocidade da batedeira e bate-se durante 2 minutos para engrossar e ficar um creme fofo.
Se estiver demasiado seco, pode-se adicionar mais uma colher de sopa de natas. Se estiver demasiado líquido, adiciona-se mais açúcar em pó até se obter um creme fofo e suave.
Transfere-se o creme para um saco de pasteleiro com um bico de estrela largo e decoram-se os cupcakes.
Decoram-se com mirtilos frescos e servem-se.
Se colocar os cupcakes no frigorífico, o creme irá solidificar e torna-se pesado e duro. O ideal é conservar numa caixa fechada, à temperatura ambiente, longe de fontes de calor.