Cá em casa adoramos saladas, mas com este frio só apetece refeições quentinhas. Por isso lembrei-me de fazer uma salada quente, que é tão deliciosa quanto uma salada fria.
Passei pelo supermercado e trouxe comigo 4 tipos de cogumelos diferentes. Eu adoro cogumelos! Estas maravilhas da natureza são um alimento rico em nutrientes, que fortalece o nosso sistema imunológico, ajudando no combate de infecções e também tem propriedades anticancerígenas. Ricos em fibras solúveis, os cogumelos contribuem para o bom funcionamento intestinal. Carregado de sais mineraise vitaminas, o cogumelo contém 21 aminoácidos essenciais, indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.
Se optaram por uma dieta exclusivamente vegetariana, então os cogumelos são presença obrigatória à vossa mesa.
Ingredientes (4 pax):
30g de cogumelos shitake secos
250ml de água a ferver
125g de cogumelos brancos
125g de cogumelos brauner
125g de cogumelos pleurotus
180g de arroz selvagem
1 cebola
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
125ml de vinho branco
1 colher de sopa cheia de talos de coentros picados
meia romã
20g de rúcula
sal e pimenta a gosto
Preparação:
Começa-se por colocar os cogumelos shitake desidratados numa tigela e cobrem-se com a água a ferver. Deixa-se repousar durante 15 minutos. Escorrem-se os cogumelos e reserva-se a água.
Coloca-se um tacho ao lume com o azeite, a cebola picada e o alho picado. Cozinha-se a cebola, mexendo frequentemente, até que fique translúcida.
Adicionam-se os cogumelos brancos, brauner e pleurotus, todos laminados. Junta-se também os cogumelos shitake hidratados e picados.
Cozinham-se os cogumelos em lume médio durante 5 minutos.
Adiciona-se o arroz selvagem e os talos de coentros picados e deixa-se cozinhar durante 2 minutos, mexendo com frequência.
Adiciona-se a água de hidratar os cogumelos, o vinho e mais água a ferver até cobrir o arroz (80 a 100ml dependendo do arroz).
Temperar com sal e pimenta.
Deixar cozer o arroz, até que esteja al dente, sequinho e solto. Se for preciso, se o arroz ainda não estiver cozido e já estiver demasiado seco, adicionem mais água a ferver.
Desligar o lume, tapar com a tampa e deixar repousar durante 5 minutos.
Juntar a rúcula lavada e as sementes de romã. Ajustar os temperos e servir.
Gostei da sugestão. Cá em casa a sexta-feira tb é dia de comida vegetariana. Obrigada pela partilha. Bj
ResponderEliminaradorei a receita, muito bom aspecto, imagino o sabor...
ResponderEliminarBjinhos fofos e gulosos espero por si, no http://pratosdabela.blogspot.com