00:55

Cabrito assado à moda do Alentejo

Não sou alentejana, mas como o meu marido é do Alentejo, comecei a fazer muitas receitas dessa região. Seja pela mão da minha sogra, que é uma excelente cozinheira, de quem vou tirando muitas ideias, ou então recorrendo a livros e à internet, lá vou expandindo o meu leque de receitas alentejanas.

Eu nunca tinha cozinhado cabrito, por isso guiei-me pelo livro "Cozinha Tradicional Portuguesa" da Maria de Lourdes Modesto e tenho a dizer que este é o prato de cabrito mais fantástico que já comi. Super simples de fazer, com poucos ingredientes, mas com todo o sabor!

Aconselho a servir este cabrito com migas de espargos, cuja receita não incluo, porque é o meu marido que as faz e as quantidades são todas a olho, além disso há toda uma técnica de moldar as migas que eu não domino de todo.

A todos que comemoram, uma Boa Páscoa. A quem não comemora, divirtam-se! :-)


INGREDIENTES
(6 pessoas)

meio cabrito
3 dentes de alho
sal grosso a gosto
meio ramo de salsa
1 colher de sopa de colorau
60g de banha (ou manteiga/margarina)
50ml de azeite
100ml de vinho branco
4 cebolas pequena
s

PREPARAÇÃO

Num almofariz ou numa picadora tritura-se os alhos com o sal, o colorau e a salsa.

Barra-se o cabrito com a mistura e guarda-se no frigorífico de um dia para o outro.

Coloca-se o cabrito temperado numa assadeira de barro (ou pirex, ou inox) com as cebolas cortadas em quartos no fundo, rega-se com o vinho, o azeite e espalha-se a banha em bocadinhos em cima da carne.

Leva-se a assar a 180ºC, regando com frequência com o molho.

Quando a carne se desprender do osso é sinal que a carne está pronta.

Servir com migas de espargos ou batatas e salada.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger