18:04

Sexta-Feira Vegetariana - Bolinhos de courgette

Sexta-Feira Vegetariana - Bolinhos de courgette
Um dia destes vi uma receita de almôndegas de courgette e fiquei vidrada nessa receita. Tinha que a fazer, mas acabei por mudar um bocadinho a receita e juntei mais uns ingredientes. Não lhes chamo almôndegas, porque para mim parecem-me mais uns bolinhos. 
Podem ser comidas como almôndegas, ou podem ser servidas como entrada com molho de tomate. 









2 courgettes com casca raladas
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picado
sal e pimenta
150 g de tofu desfeito em pedacinhos
50 g de alheira de seitan
1 copo de pão picado na picadora
1/2 copo de pão ralado, mais um pouco para enrolar
1 copo de queijo Parmesão ralado
2 colheres de sopa de salsa picada
1 ovo


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar um tabuleiro e forrar com papel vegetal.

Aquecer o azeite numa frigideira larga e saltear a courgette com o alho picado. Quando perder a humidade, junta-se o tofu e a alheira de tofu desfeitos. Mistura-se, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar durante 2 minutos.

Transfere-se a mistura de courgette para uma tigela larga e juntam-se os restantes ingredientes. Junte o pão ralado no fim para poder ajustar a consistência da mistura. Se estiver muito difícil de trabalhar junte mais pão ralado. Depois de se misturar tudo, deve-se comseguir retirar um bocado de mistura sem que se cole às mãos.
Com um pouco de pão ralado nas mãos enrola-se em bolinhas e dispõem-se no tabuleiro forrado com papel vegetal.

Vai ao forno durante 20 minutos ou até ficarem douradas. Retira-se do forno e podem-se consumir de imediato ou então congelar para mais tarde comer. Eu guardo em caixas de pirex no congelador para ter para uma refeição de urgência ou para acompanhar uma sopa ao jantar.


Receita retirada do blog SkinnyTaste


11:09

Flans de espargos e Parmesão

Flans de espargos e Parmesão
Tenho no frigorífico imensos espargos, por isso as refeições com este delicioso vegetal têm sido muitas. Uma delas foram estes flans de espargos que fiz para entrada. Com uma textura muito suave, e com um sabor delicioso a espargos, até quem não aprecia este legume, vai adorar esta entrada.





(para 3 flans)
1 molho de espargos
80 ml de natas
40 g de queijo Parmesão ralado
1 colher de sobremesa de amido de milho (diluído em 1 ou duas colheres de sobremesa de água fria)
1 ovo
sal e pimenta


Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar 3 ramequins com manteiga.
Lavam-se os espargos e cortam-se em rodelas, reservando algumas pontas para depois decorar os flans.
Levar os espargos (excepto as pontas reservadas) ao lume a cozer durante 8 minutos ou até estarem cozidos. Escorrer e transferir para um copo alto. Juntar as natas e bater com uma varinha mágica até se obter um puré suave. Adicionar o queijo parmesão, misturar com uma vara de arames e de seguida juntar o amido de milho diluído em água. Envolver bem o amido de milho e juntar o ovo. Temperar com sal e pimenta e misturar tudo muito bem.
Dividir o creme de espargos pelos ramequins e levar ao forno durante 15 minutos.
Entretanto, cozem-se as pontas dos espargos que se reservou em água com sal a ferver durante 2 minutos. 
Passa-se uma faca à volta das paredes dos ramequins e vira-se cada um para cima de um prato. Decorar com as pontas de espargos cozidas e servir de imediato.

(Receita retirada do site 750g)


10:17

Cupcakes de manteiga de amendoim

Cupcakes de manteiga de amendoim
Há umas semanas atrás tive a minha filha doente com uma valente dor no pescoço que a impedia de carregar pesos. Bem sabemos como as mochilas da escola são pesadíssimas, mas uma das suas amigas ajudou-a todos os dias com a mochila e olhem que é pesadíssima. Foi tão atenciosa e querida que eu e a minha filha lhe quisemos oferecer um miminho. Fiz estes cupcakes com muito carinho e acho que ficaram muito queridos e coloridos.










para os cupcakes (faz 16)

55g de manteiga amolecida
225g de açúcar amarelo
115g de manteiga de amendoim
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
225g de farinha de trigo sem fermento
2 colher de chá de pó Royal
100ml de leite

para a cobertura

200g de queijo creme (Tipo Philadelphia)
25 de manteiga amolecida
225g de icing sugar
confetis para bolos


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar as formas de queques com formas de papel (não é preciso untar).

Bater a manteiga, o açúcar e a manteiga de amendoim numa tigela. Adicionar os ovos um de cada vez sem parar de bater. De seguida juntar o extracto de baunilha. Peneirar a farinha com o pó Royal e incorporar devagar, alternando com o leite.

Distribuir a massa pelas formas de queques com a ajuda de uma colher de gelado, para que todos fiquem do mesmo tamanho. Levar ao forno durante 25 minutos ou até ficarem douradinhos e o palito sair seco.

Entretanto fazer a cobertura. Para isso bater a manteiga com o queijo creme até ficar uma mistura suave. De seguida adiciona-se o icing sugar e bate-se novamente até se deixar de sentir o açúcar (esfregar a mistura entre dois dedos e sentir um creme suave). 

Deixar os cupcakes arrefecer completamente e, com a ajuda de uma colher ou com saco de pasteleiro, cobrir os cupcakes. Decorar com os confetis coloridos ou com amendoim torrado partido.

Receita do livro: "The cupcake", Love Food





17:14

Bolo de courgette e noz com aroma a laranja

Bolo de courgette e noz com aroma a laranja
Já tinha esta receita à espera de ser feita há imenso tempo e hoje, enquanto o almoço fazia, lá foi um bolinho para o forno.





BOLO DE COURGETTE E NOZ COM AROMA A LARANJA
Receita de Anna Olson

Ingredientes:
125ml de óleo
2 ovos
1 copo de açúcar
raspa de 1 laranja
1 colher de chá de essência de baunilha
1 1/2 copos de farinha sem fermento
1 colher de chá de pó Royal
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 copo de nozes picadas grosseiramente
1 courgette média ralada grosseiramente


Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e forrar com papel vegetal.

Numa tigela misturar os ovos, o óleo, o açúcar, a baunilha e a raspa de laranja. Noutra tigela larga misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio o sal e as nozes. Juntar a courgette ralada e envolver na farinha.
Adicionar a mistura de farinha e courgette à mistura líquida e envolver até a farinha estar misturada. Transferir para a forma de bolo inglês e deixar cozer durante cerca de 50 minutos, ou até o bolo estar dourado e o palito sair seco.



07:48

Sexta-feira vegetariana - Esparguete à bolonhesa com seitan

Sexta-feira vegetariana - Esparguete à bolonhesa com seitan
A partir desta sexta-feira vou abrir uma rubrica nova aqui n'As coisas da Mãe Sofia. São as sextas-feiras vegetarianas. Em conversa com algumas pessoas parece haver um desconhecimento sobre a comida vegetariana e uma ideia errada de que não é saborosa e que é cara. E não quero que pensem que agora sou vegetariana, não se trata disso, eu simplesmente não sinto necessidade de comer peixe e carne todos os dias e por isso comecei a fazer mais refeições vegetarianas em casa.
Muitas receitas vão ter a presença do seitan e do tofu ou derivados destes, mas não pensem que não presta, que sabe a palha ou outras coisas que se dizem destes produtos. O tofu e o seitan são como a carne de frango, que se não for devidamente temperada, não saberá a nada.
Neste meu modo vegetariano vão existir ovos e lacticínios, ou não. Vai depender dos apetites do pessoal cá de casa.
Espero que gostem desta nova rubrica e deixem o vosso feedback, seja por palavras ou por imagens, aqui, no facebook ou por e-mail.

A primeira receita desta nova rubrica é um delicioso esparguete integral com bolonhesa de seitan. Tão simples de fazer, saudável e muito mais rápido de fazer do que a versão "carnívora".






ESPARGUETE À BOLONHESA COM SEITAN

Ingredientes (para 4 pessoas):
500g de seitan
1 lata grande de tomate
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
1 colher de chá de oregãos
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água
1 colher de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta

Esparguete integral (ou do normal) para acompanhar


Procedimento:
Aquecer um tacho com o azeite. Juntar a cebola e o alho, saltear até a cebola estar translúcida. Entretanto rala-se o seitan num ralador grosso e junta-se à cebola. Mistura-se bem e deita-se o concentrado de tomate. De seguida junta-se o tomate partido em pedaços e o seu sumo, tempera-se com sal e pimenta e adiciona-se apenas metade da salsa. Deita-se o vinho e a água e tapa-se.
Deixa-se o cozinhar até o molho de tomate apurar, junta-se os oregãos e o resto da salsa, rectifica-se o tempero de sal e pimenta e deixa-se cozinhar por dois ou 3 minutos. Tapa-se até servir.

Entretanto coze-se o esparguete integral e, quando estiver cozido, serve-se com a bolonhesa e queijo mozzarella.


11:02

Beijinhos morenos de aveia

Beijinhos morenos de aveia
Esta receita começou com uma experiência que eu achava que ia dar certo, mas.... deu errado! Os americanos chamam-lhes bolachas, mas ficaram tão moles que não gostei. Como deitar fora não era opção, dei tantas voltas que acabou por resultar nesta espécie de bombons de aveia. Os meus filhos adoraram! E embora tenham aveia não são saudáveis. Quer dizer, comê-los faz mesmo bem à cabeça, porque são deliciosos! E são tão rápidos de fazer!
O nome veio do facto de ontem ser dia do beijo, por isso achei piada chamar-lhes beijinhos morenos de aveia.





BEIJINHOS MORENOS DE AVEIA
Receita adaptada do site Food Network

Ingredientes:
1 copo de açúcar amarelo
1 copo de açúcar
1/2 copo de leite
1/3 de cacau (sem açúcar)
115g de manteiga
3 copo de flocos de aveia finos
1/2 copo de manteiga de amendoim
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação:
Preparar um tabuleiro com papel vegetal.
Colocar os açúcares, o leite, o cacau e a manteiga numa panela. Misturar tudo e deixar levantar fervura. Deixar ferver durante 1 minuto. Retira-se do lume e junta-se a manteiga de amendoim. Quando a mistura estiver uniforme, junta-se a aveia e a baunilha. Leva-se novamente ao lume, mexendo sempre, deixando ferver 3 a 4 minutos até engrossar a mistura.
Fazer montinhos com a ajuda de uma colher de sobremesa e deixar arrefecer. Para guardar colocam-se os beijinhos num recipiente hermético no frigorífico.



08:15

Waffles salgadas com ovo estrelado

Waffles salgadas com ovo estrelado
Nós adoramos waffles, sejam elas doces ou salgadas. As waffles são óptimas para aproveitar os restinhos de carne que sobram das refeições. Acompanhadas com salada fazem uma refeição deliciosa e rápida de fazer.
Como as waffles precisam de molho, lembrei-me de fazer ovos estrelados e digo-vos que ficaram divinais! 

Estas waffles apareceram de um improviso, com a intenção de aproveitar uns bifes que tinham sobrado de outra refeição e como tinha poucos ovos, lá voltei eu a improvisar e em vez de ovos usei linhaça moída. Assim fica também uma dica útil, para substituir o ovo dos bolos, panquecas, waffles, etc, basta misturar 1 colher de sopa de linhaça moída com 1 colher de sopa de água fria e usar no lugar do ovo. Para substituir dois ovos, duplica-se a quantidade de linhaça e água e assim sucessivamente.





WAFFLES SALGADAS COM OVO ESTRELADO

Ingredientes (para 12 waffles):
1 copo de farinha de trigo sem fermento
1 copo de farinha integral
1 1/2 colher de chá de pó Royal
1 pitada de sal e pimenta
320ml de leite
200ml de natas ácidas
4 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de linhaça moída + 2 colheres de sopa de água (ou 2 ovos)
3 bifes pequenos grelhados de peru (podem usar fiambre, frango assado ou simplesmente omitir)
1 copo de queijo mozzarella ralado

acompanhamento:
4 ovos para estrelar
azeite
salada verde


Procedimento:
Começa-se por aquecer a máquina de waffles.

Numa tigela funda colocam-se os ingredientes secos, mistura-se e reserva-se. Mistura-se a linhaça e a água numa tigelinha e deixa-se repousar durante 2 minutos para engrossar. Numa terceira tigela mistura-se o leite, as natas ácidas e a manteiga. Adiciona-se a mistura de linhaça e bate-se com uma vara de arames. Verte-se para dentro da tigela com farinha, junta-se a carne e o queijo e mistura-se bem. A mistura fica bastante espessa, mas se estiver muito seca e com dificuldade em misturar toda a família, juntar mais umas colheres de sopa de leite (ter em conta que diferentes farinhas reagem de forma diferente).

Fazer as waffles conforme as instruções da máquina que tiverem.

Fritar os ovos estrelados no azeite. Servir 3 waffles por pessoa (dá para 4 pessoas) e cobrir com um ovo estrelado e de lado colocar a salada.
Bom apetite!!!





07:30

Porco agridoce

Porco agridoce
Um dos pratos mais conhecidos dos restaurantes chineses é o Porco ou Galinha Agridoce. Um dia destes, experimentei fazer e o resultado foi fantástico! Muito melhor do que no restaurante. Os miúdos adoram e os adultos também!

Como a receita envolve vários passos e tem uma longa lista de ingredientes vou dividir a explicação em 3 partes para se perceber melhor como se faz. Mas não se assustem com o tamanho da lista de ingredientes, pois a maior parte existe nas nossas prateleiras da dispensa.





PORCO AGRIDOCE

1ªPARTE

Ingredientes (para 4 pessoas):

2 lombinhos de porco (não confundir lombo com lombinho)
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
2 dentes de alho ralado
4 colheres de chá de vinagre de arroz
4 colheres de chá de molho de soja
1 pitada de pimenta
1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
100g de fécula de batata
óleo de amendoim para fritar

Procedimento:
Partir os lombinhos em cubos e deixar marinar durante 45 minutos com o gengibre, o alho, o vinagre, molho de soja, a pimenta e o óleo de sésamo. Pôr a fécula de batata num saco grande e juntar a carne. Fechar o saco e abanar para cobrir toda a carne com a fécula de batata (se for preciso, junta-se mais fécula de batata ao saco).
Sacode-se o excesso de fécula de batata e frita-se a carne no óleo de amendoim até ficar dourada e crocante por fora e cozinhada por dentro. Reservar.


2ª PARTE

Ingredientes:
4 1/2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sopa de açúcar
2 1/2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de chá de molho de soja
1/2 copo de água
2 colheres de chá de farinha Maizena
sal a gosto

Procedimento:
 Misturar todos os ingredientes desta lista numa tigela e reservar.


3ª PARTE

Ingredientes:
2 dentes de alho picado
1/2 pimento vermelho cortado em cubos
1/2 pimento verde cortado em cubos
3 rodelas de ananás fresco cortado em cubos (do mesmo tamanho da carne)
1 cebola pequena cortada em cubos
2 colheres de sopa de óleo de amendoim

Procedimento:
Aquece-se o óleo num wok e salteiam-se o alho, os pimentos e a cebola durante 3 minutos. Junta-se o ananás e a mistura da 2ª parte. Mexe-se sempre em lume médio até engrossar. Junta-se a carne e envolve-se bem até ficar toda coberta pelo molho.
Servir com arroz.







12:23

Mousse de manteiga de amendoim

Mousse de manteiga de amendoim
Conhecem aquele momento em que vemos uma receita e só descansamos quando a fazemos e comemos Foi o que aconteceu com esta mousse! Simples, apetitosa, deliciosa e rápida de fazer. Experimentem, vão adorar!




MOUSSE DE MANTEIGA DE AMENDOIM
Receita do programa "Sweet Julia" de Julia Baker


Ingredientes (para 4 pessoas)
2/3 de copo de manteiga de amendoim cremosa
1 e 1/2 de copo de açúcar em pó (icing sugar)
1/4 de copo de leite
220g de queijo fresco batido (em alternativa podem usar queijo quark, ou Philadelphia)
1 e 1/4 de copo de natas para bater
Chocolate Twix para decorar

Procedimento:

Bate-se o queijo com a manteiga de amendoim e o açúcar em pó.
Noutra tigela batem-se as natas em chantilly. Envolve-se com cuidado na mistura de manteiga de amendoim e distribui-se pelas tigelas de servir. Decorar com pedaços de chocolate Twix e deixar repousar no frigorífico pelo menos durante 20 minutos.
Mais simples é difícil! :-D Divirtam-se e saboreiem!



Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger