A partir desta sexta-feira vou abrir uma rubrica nova aqui n'As coisas da Mãe Sofia. São as sextas-feiras vegetarianas. Em conversa com algumas pessoas parece haver um desconhecimento sobre a comida vegetariana e uma ideia errada de que não é saborosa e que é cara. E não quero que pensem que agora sou vegetariana, não se trata disso, eu simplesmente não sinto necessidade de comer peixe e carne todos os dias e por isso comecei a fazer mais refeições vegetarianas em casa.
Muitas receitas vão ter a presença do seitan e do tofu ou derivados destes, mas não pensem que não presta, que sabe a palha ou outras coisas que se dizem destes produtos. O tofu e o seitan são como a carne de frango, que se não for devidamente temperada, não saberá a nada.
Neste meu modo vegetariano vão existir ovos e lacticínios, ou não. Vai depender dos apetites do pessoal cá de casa.
Espero que gostem desta nova rubrica e deixem o vosso feedback, seja por palavras ou por imagens, aqui, no facebook ou por e-mail.
A primeira receita desta nova rubrica é um delicioso esparguete integral com bolonhesa de seitan. Tão simples de fazer, saudável e muito mais rápido de fazer do que a versão "carnívora".
ESPARGUETE À BOLONHESA COM SEITAN
Ingredientes (para 4 pessoas):
500g de seitan
1 lata grande de tomate
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
1 colher de chá de oregãos
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água
1 colher de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta
Esparguete integral (ou do normal) para acompanhar
Procedimento:
Aquecer um tacho com o azeite. Juntar a cebola e o alho, saltear até a cebola estar translúcida. Entretanto rala-se o seitan num ralador grosso e junta-se à cebola. Mistura-se bem e deita-se o concentrado de tomate. De seguida junta-se o tomate partido em pedaços e o seu sumo, tempera-se com sal e pimenta e adiciona-se apenas metade da salsa. Deita-se o vinho e a água e tapa-se.
Deixa-se o cozinhar até o molho de tomate apurar, junta-se os oregãos e o resto da salsa, rectifica-se o tempero de sal e pimenta e deixa-se cozinhar por dois ou 3 minutos. Tapa-se até servir.
Entretanto coze-se o esparguete integral e, quando estiver cozido, serve-se com a bolonhesa e queijo mozzarella.
Existem tantos mitos sobre a comida vegetariana... acho que esta tua nova rubrica faz todo o sentido, vou estar colada!!
ResponderEliminarPara primeira sugestão está uma massa perfeita!!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
Que aspecto delicioso!
ResponderEliminarbjns
Tem de facto um aspecto delicioso!! Nunca provei seitan mas provava desse pratinho :)
ResponderEliminarbeijinhos
http://ratatuidospobres.com/
Gosto tanto de refeiçôes sem carne são bem saborosas.
ResponderEliminarCostumo fazer coom soja , já comi seitan mas grelhado e gostei.
ESta bolonhesa esta bem apetitosa, seria bem vinda para o meu almoço.
Bom fim de semana
Vou gostar desta nova rubrica.
ResponderEliminarNunca comi seitan, mas desta forma deve ser delicioso. Os sabores de uma bolonhesa sem a carne? Perfeito! :)
Eu gosto é tento, por semana, ter uma ou duas refeições vegetarianas! Há comida vegetariana deliciosa e essa massa é prova disso! Beijinhos
ResponderEliminarVim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
ResponderEliminarBeijo.
Tita
Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
ResponderEliminarBeijo.
Tita
Gosto muito deste tipo de refeição. Já há muito tempo que raramente como carne e só branca, as minhas refeições têm sido mais saudáveis. Nunca provei a bolonhesa com seitan, só com soja, mas vou experimentar com certeza.
ResponderEliminarBjs