06:30

O meu bolo de café

A convite da Kaffa Cafés, tive a oportunidade de visitar a fábrica da cápsula de café portuguesa. Meu Deus, o cheiro desta fábrica! Dava vontade de fazer um perfume com cheirinho a café que pairava no ar, cheiro esse que me inspirou a fazer este bolo delicioso e fofinho.



Mas voltando à visita! Durante um delicioso pequeno almoço, foi-me dada a conhecer a história da marca Kaffa que começa em 1903, com a fundação do café "A Brasileira" por Adriano Telles. Um homem de cultura, interessado pelas artes, música e pintura, e com uma visão comercial muito à frente do seu tempo, abre vários cafés em Portugal e um também em Sevilha. Assim começou um negócio de sucesso que deu origem aos cafés que hoje vos apresento.

A Kaffa Cafés, empresa portuguesa, moderna, inovadora e que valoriza as pessoas, trabalha todos os dias para nos apresentar um produto de elevada qualidade, enquanto procura também ir ao encontro da necessidade dos dias de hoje, estudando formas de desenvolver cápsulas mais amigas do ambiente.


Uma fábrica em constante expansão, produz cápsulas compatíveis com as principais marcas de cápsulas de café, mas também produz as suas próprias cápsulas com blends únicos, resultando numa experiência sensorial única.

Tudo começa com os melhores cafés da América Central, América do Sul, Ásia e África. O café verde com a certificação UTZ (certificação de que é cultivado e colhido de forma sustentável) é então torrado, moído e são feitos os blends que depois vão compor as diferentes cápsulas de café que são produzidas aos milhares todos os dias. Tudo isto é feito sem aditivos ou químicos, como tive a oportunidade de comprovar. Ora isto significa que estas cápsulas não têm uma validade de mais de 10 anos como algumas que existem no mercado. Poder-se-ia pensar que isso poderia tornar o café menos aromático, mas muito pelo contrário. Café de aroma forte e com um sabor que perdura no palato, deixou-me rendida aos cafés da Kaffa Cafés.



E agora vamos falar das embalagens. Os olhos também "comem" e as embalagens de café são tão bonitas, com símbolos tradicionalmente portugueses de acordo com a intensidade do café.
São 6 as intensidades do café: o fado (intensidade 10), o cravo (intensidade 8), namorados (intensidade 6), coração (intensidade 5), azulejo (intensidade 5), e andorinha (intensidade 2).

Mas melhor do que ficarem por aqui, passem pelo site, ou por um supermercado onde podem encontrar o café. Já as máquinas, podem comprar pelo site, e a relação preço qualidade é muito boa.

Por fim, agradeço à Kaffa Cafés pela simpatia com que nos receberam, e pela oportunidade que me deram e ao meu filho de conhecer melhor e perceber tudo o que está por trás do fabrico da cápsula de café portuguesa.

Agora o bolo! Ai o bolo!
Há bastante tempo que queria fazer um bolo de café, daqueles sem cremes complicados, dos que se comem acompanhados por um café, por leite ou pelos dois. Isto porque ainda não tinha uma boa receita de bolo de café, e depois da visita à Kaffa Cafés, fiquei inspirada.

Ora o bolo resultou tão bem, mas tão bem, que desapareceu num instante! É perfeito para quem não gosta de bolos demasiado doces. O sabor pronunciado a café, torna-o perfeito para o lanche e o glacé de café e aguardente dá a doçura extra que o bolo precisa. Com um interior húmido e super fofinho, o difícil vai ser parar de comer!







 Ingredientes:

250g de farinha de trigo sem fermento
uma colher de chá mal cheia de bicarbonato de sódio
uma colher de chá mal cheia de fermento em pó
1 pitada de sal fino
190g de manteiga à temperatura ambiente
160g de açúcar moreno escuro (dark brown sugar)
1 ovo
1 gema
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 bicas Kaffa Cafés Namorados (cerca de 80ml)
1 iogurte grego de 125g
90 ml de leite
80g de pepitas de chocolate

4 colheres de sobremesa cheias de açúcar em pó
2 colheres de chá de aguardente
1 bica Kaffa Cafés Namorados

Preparação:

Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma rectagular de bolo inglês com manteiga e polvilhar com pão ralado.

Fazem-se as duas bicas e deixam-se arrefecer.

Bate-se a manteiga com o açúcar moreno. Adiciona-se a essência de baunilha, o ovo e a gema e bate-se até se obter um creme homogéneo.

Junta-se o iogurte e as bicas e mistura-se.

Adiciona-se a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, e a pitada de sal e envolve-se no creme. Adiciona-se o leite e misturam-se as pepitas de chocolate.

Transfere-se a massa do bolo para a forma untada e leva-se ao forno durante 45 minutos ou até o palito sair sequinho quando se espeta no meio do bolo.

Enquanto o bolo arrefece, faz-se o glacé.

Coloca-se o açúcar em pó numa tigela, adiciona-se a água ardente e vai-se juntando a pouco e pouco o café, mexendo sempre, até que se obtenha um creme espesso que escorre em fio da colher.

Transfere-se o bolo para uma travessa e rega-se com o glacé.











1 comentário:

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger