10:48

Bifes de peru com crosta de parmesão e fusilli com brócolos salteados

Bifes de peru com crosta de parmesão e fusilli com brócolos salteados
Estas duas receitas foram tiradas do programa "Ten dollar dinners" da Melissa D'Arabian que passa na Food Network. Podem encontrar as receitas originais em:

e

Aqui fica a minha versão destas duas receitas, que foi aprovada por todos cá em casa.



Bifes de peru com crosta de Parmesão:

Ingredientes:
4 bifes de peru
1 1/2 copo de pão ralado
1/3 copo de queijo parmesão ralado
sal e pimenta
1/4 copo de farinha
1 ovo grande
1 colher de sopa de água
3 colheres de sopa de azeitel
1 colher de sopa de manteiga
1 limão partido em quartos

Colocar os bifes de peru numa tábua, cobrir com película aderente e com um martelo de carne bater a carne até ficar um bife fininho.
Num prato colocar o pão ralado com o queijo parmesão, o sal e a pimenta e misturar. Noutro prato colocar a farinha. também com sal e pimenta e finalmente noutro prato bater ovo com a água.
Aquecer uma frigideira larga com o azeite e a manteiga. Passar os bifes por farinha, de seguida por ovo e finalmente pelo pão ralado. Colocar o bife na frigideira e fritar de ambos os lados. Quando fritos, retirar da frigideira e colocar num prato com papel de cozinha para absorver a gordura em excesso.
Servir com o limão.


Fusilli com brócolos salteados

Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite
1 cabeça de brócolos
2 dentes de alho esmagados
1/4 colher de chá de pimenta rosa moida
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
água de cozer a massa
2 copos de massa fusilli
queijo parmesão ralado


Numa frigideira larga aquecer o azeite, o alho e a pimenta. Assim que o alho alourar, retire-o da frigideira e junte os brócolos cortados e lavados. Saltear os brócolos e temperar com sal e e pimenta. Deixar cozinhar durante 5 minutos em lume médio. Ao fim deste tempo, colocar o lume no máximo e juntar o vinagre. Juntar umas colheres de sopa de água de cozer a massa. Juntar a massa e envolver. Servir com queijo parmesão  ralado.

Bom apetite!!

23:12

Salada de feijão frade

Salada de feijão frade
Tenho uma menina maravilhosa que adora feijão frade. Come feijão frade com carne, com peixe, e come apenas feijão frade como quem come pipocas :) Então hoje fiz esta saladinha deliciosa. Como estava com pressa e não tinha feijão frade cozido no congelador (muitas vezes congelo-o já cozido para ser mais fácil e rápido) usei feijão de frasco.

Ingredientes:
1 frasco de feijão frade de 400g
1/2 queijo feta
6 azeitonas cortadas às rodelas
1 colher de sopa de pickles picados
sal e pimenta qb
azeite e vinagre

Passar o feijão frade por água para retirar o líquido em que vem no frasco. Colocar numa tigela e juntar as azeitonas e os pickles picados. Temperar com sal (pouco pois o queijo feta é salgado e as azeitonas também) , a pimenta, o azeite e o vinagre. No fim adicionar o queijo feta esfarelando-o por cima da salada. Servir frio.


Bom apetite!!

19:19

Iscas deliciosas e suculentas

Iscas deliciosas e suculentas
Se há comida que eu e a minha filha adoramos, é iscas! Adoramos!
Aprendi a fazer iscas com a minha mãe e saem sempre bem e ficam com um molhinho delicioso e espesso.

Ingredientes:

6 bifes de fígado de vitela
5 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de Vaqueiro Alho (opcional)
sal e pimenta
1 1/2 copo de vinho branco (de boa qualidade)

Num tabuleiro colocar os bifes e temperar com o alho, louro (sem o veio central), sal e pimenta. Cobrir com o vinho branco e deixar marinar até ao dia seguinte.
Numa frigideira aquecer o azeite e a margarina e juntar os bifes. Deixar alourar de ambos os lados. De seguida juntar a marinada e deixar ferver em lume brando até os bifes estarem tenrinhos (se necessário juntar mais vinho).
Pode-se servir com batata cozida, arroz branco ou batata frita e uma boa salada.


Bom apetite!!

00:08

Bolinhos de corn flakes

Bolinhos de corn flakes
Agora que a escola começou novamente, tenho de pensar todos os dias em lanches saborosos e saudáveis para mandar para os meus filhos. A minha filha hoje pediu-me umas bolachas para levar amanhã para o lanche da manhã, e visto que eu evito comprar bolachas, lá fui eu à procura de uma receitinha diferente para lhe fazer uma surpresa. Foi quando me deparei com a TeleCulinária nº1131 de 16/10/2000! A receita da última página chamou-me à atenção e fui imediatamente para a cozinha fazer. Foi uma solução fantástica para um restinho de corn flakes que andava na dispensa à espera de ser comido.

Ingredientes:

2 chávenas de corn flakes
1 chávena de açúcar mascavado
1 chávena de amêndoas picadas (eu usei laminadas)
1 colher de chá de essência de baunilha
1 chávena de coco ralado
2 claras batidas em castelo
1 pitada de flor de sal
óleo spray Espiga
icing sugar

Ligar o forno a 180ºC. Colocar os corn flakes num saco e esmagar com o rolo da massa. Numa tigela, colocar  os corn flakes esmagados, o açúcar mascavado, a amêndoa laminada, a baunilha e o coco ralado. Misturar tudo muito bem.
Bater as claras em castelo com uma pitada de flor de sal e juntar à mistura anterior. Envolver bem e com as mãos formar bolinhos pequenos. Colocar num tabuleiro untado com o spray Espiga. Levar ao forno durante 20 min.
Ao fim desse tempo retirar do forno e passar por icing sugar.
Guardar num frasco hermético quando estiverem frios.


Bom apetite!! 

08:35

Sopa de coelho com soja

Sopa de coelho com soja
A descida de temperatura que se fez sentir este fim de semana aqui em Alfragide e um breve passeio de bicicleta que acabou com uma mãe (EU!) transformada num cubo de gelo, fez apetecer esta sopinha deliciosa, muito nutritiva e também muito quentinha :)

Ingredientes

500g de coelho
1,5l de água
1 raminho de tomilho fresco ou 1 colher de chá de tomilho seco
4 dentes de alho
2 alhos franceses
1 cebola
5 batatas médias
3 cenouras
2 c. sopa de polpa de tomate
1 copo de feijão de soja congelado
1/3 copo de massinhas (usei letras)
sal e pimenta qb
2 colheres de sopa de azeite

Arranjar o coelho e parti-lo em pedaços. Colocar na panela de pressão com a cebola, o tomilho, sal e a pimenta. Cobrir com a água e levar ao lume. Cozer durante +/- 15min. Coar o caldo e levar ao lume de novo na panela de pressão com os alhos, alhos franceses, batatas, cenouras cortados em pedaços e a polpa de tomate. Levar novamente ao lume até levantar fervura e cozinhar durante 9 minutos. Numa panela à parte cozinhar o feijão de soja com água temperada com sal. Entretanto, desfia-se o coelho e reserva-se a carne.
Triturar a sopa com a varinha mágica até ficar cremosa. Adicionar o azeite, o feijão de soja e a massa e deixar cozinhar durante 10 min ou até a massa estar cozida. Juntar a carne desfiada e servir.


Bon appétit!

08:06

Folhadinhos de salsicha

Folhadinhos de salsicha
Ontem dei com este blog Azoresgal, e adorei a ideia de fazer uns folhadinhos pequeninos como lá explica. Dão muito jeito para festas e picnics, como foi o caso de hoje. Os miúdos adoraram estes folhadinhos e são bem mais fáceis de transportar.

Ingredientes:

1 base de massa folhada redonda ou rectangular
1 lata de salsichas cocktail

Desenrolar a massa folhada e cortar em tiras com largura igual ao comprimento das salsichas. Enrolar as salsichas em pedaços das tiras que se cortaram. Uma tira dá para várias salsichas. Pincelar com ovo e levar ao forno até dourar.


Ficam muito mimosos! Bom apetite!

13:08

Chamuças de peru e feijão verde

Chamuças de peru e feijão verde
A minha filha não é das crianças que mais gosta de vegetais, por isso estou sempre a dar voltas à cabeça para camuflar os malfadados vegetais no meio de coisas que ela gosta. Fiz umas chamuças diferentes, sem o caril que ela detesta, e sem o picante.
Assim sairam estas chamuças que fizeram a delícia de todos cá de casa! São óptimas para um picnic, como foi o caso.

Ingredientes:


3 bifes de peru
1 cebola
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de sementes de funcho
4 colheres de sopa de feijão branco
1 copo de feijão verde cortado aos pedaços
leite de coco
sal e pimenta qb
3 c. sopa de azeite
massa brick ou massa filo
1 ovo para pincelar

Começa-se por picar a carne e corta-se a cebola grosseiramente. Numa frigideira larga, aquecer o azeite e deitar a cebola e a carne. Temperar com o sal, coentros em pó, as sementes de funcho, o alho e a pimenta e deixar saltear. Adicionar o feijão verde e o feijão e deixar cozinhar por uns minutos. Quando a carne estiver bem cozinhada juntar leite de coco para ligar a carne e os legumes (não deitar demasiado leite de coco para não ficar demasiado húmido), eu deitei 3 colheres de sopa. Deixar levantar fervura e desligar.



Dobrar as chamuças (instruções aqui) e passar o ovo para fechar as bordas das chamuças. Fritar em óleo bem quente até ficarem douradinhas. 



Bom apetite!



22:58

O que está neste momento a sair do meu forno.....

O que está neste momento a sair do meu forno.....
Bolinhos de banana! Perfumam a casa com o seu aroma à medida que vão cozendo no forno.
Já fiz esta receita antes e foi um sucesso! É uma excelente forma de aproveitar aquelas bananas que amadurecem e já ninguém as quer comer por estarem demasiado maduras. Desde que vi esta receita no blog How Sweet It Is que já fiz esta receita por diversas vezes. Tirando a primeira vez que as fiz, nunca as fiz exactamente como a receita indica e acabo sempre por fazer uma alteração qualquer. Desta vez juntei chocolate em pó e deixem que vos diga que ficaram d-e-l-i-c-i-o-s-a-s!!

Mas passemos à receita :)

Ingredientes:

1 copo de bananas maduras
2 1/2 copos de farinha de trigo ( ou mais se for preciso)
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 copo de açúcar branco
2/3 copo de manteiga amolecida
2 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 copo de pepitas de chocolate
1/4 copo  de chocolate em pó (opcional)

Numa tigela misturar os ingredientes secos (a adição de chocolate é opcional, ficam igualmente deliciosas sem chocolate) e reservar. Noutra tigela bater a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Juntar os ovos e a baunilha e bater. Adicionar as bananas esmagadas e misturar bem. Deitar a mistura de farinha e envolver bem (esta massa fica um pouco mole e dependendo das bananas e do tamanho dos ovos poderá ser necessário aumentar a quantidade de farinha). Adicionar as pepitas de chocolate e envolver.
Deitar colheradas de massa num tabuleiro e levar a forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 12 min.


Se aguentarem até as bolachas arrefecerem experimentem com um copo de leite gelado! Delicioso!

Bom apetite!! 



08:16

Salada de ovas de bacalhau com pickles

Salada de ovas de bacalhau com pickles
O Verão parece ter voltado e com ele vem também a vontade de comer saladinhas. Apesar de adorar saladinhas com legumes, também gosto das saladas típicas portuguesas. Desta vez comprei uma embalagem de ovas de bacalhau e fiz esta saladinha deliciosa, pegando na sugestão da Lucia do blog O Barriguinhas.

Ingredientes

1 embalagem Continente de ovas de bacalhau (400g)
1 cebola pequena picada
50g de pickles picados
50g de azeitonas às rodelas
Salsa e cebolinho picados
mistura de especiarias para peixe
sal e pimenta qb
azeite e vinagre a gosto

Cozer as ovas de bacalhau  com sal e mistura de especiarias para peixe.


Quando estiverem cozidas, deixar arrefecer e cortar às rodelas com cerca de 1/2 cm de espessura e colocar numa tigela. Adicionar os pickles, as azeitonas, a salsa, o cebolinho e a cebola picados. Temperar com sal e pimenta e regar com azeite e vinagre a gosto. Envolver e levar ao frigorífico por 1 hora para ficar bem fresquinho.


Bom apetite!!

17:09

Papelotes de peixe à oriental com massa chinesa

Papelotes de peixe à oriental com massa chinesa
O meu filho adora comida chinesa, mas a minha filha detesta, por isso tenho de encontrar receitas que agradem aos dois, o que não é fácil! Fiz estes papelotes de peixe que o meu filho adorou!... mas a filhota detestou :)
Para a próxima ponho menos gengibre, porque ficou com o sabor muito acentuado para o meu gosto, mas de resto ficou uma delícia!

Ingredientes:

4 lombos ou tranches de pescada
1/4 de pimento cortado em juliana
1/2 cenoura pequena cortada em juliana
2 fatias de gengibre cortado em juliana
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de sumo de laranja
sal e pimenta a gosto
massa chinesa
sementes para polvilhar (bagas goji, sésamo, pevide, girassol)
quadrados de papel vegetal e fio de cozinha

Aquecer o forno a 200ºC e torrar as sementes até estarem douradas e reservar. Cortar o pimento, a cenoura e o gengibre em juliana fina e reservar.

Numa tigela misturar o molho de soja com o sumo de laranja. Em cada quadrado de papel vegetal colocar uma posta de pescada ao centro, cobrir com os vegetais e o gengibre e regar com a mistura de molho de soja e laranja, e temperar com um pouco de sal e pimenta.


Unir as pontas do quadrado de papel vegetal e atar com o fio de cozinha, fazendo um embrulhinho e colocar num tabuleiro de ir ao forno.


Levar ao forno durante cerca de 15 minutos. Cozer a massa chinesa conforme indicado na embalagem.
Ao fim dos 15 minutos retirar o peixe do forno e abrir os papelotes. CUIDADO porque o vapor que sai dos papelotes queima!

Fazer um montinho de massa chinesa no prato e colocar o peixe e o seu molho por cima. Polvilhar com as sementes torradas e servir.


Para quem, como a minha filha que detesta massa chinesa, deixo a sugestão de servir com bulgur cozido com uma noz de manteiga.

Bom apetite!!

19:32

Sopa de mistura de feijões com couve coração

Sopa de mistura de feijões com couve coração
Eu adoro passear pela loja do Celeiro do Colombo ou do Alegro à procura de alimentos saudáveis, saborosos e também pouco comuns. Desta vez trouxe uma mistura de feijões para a sopa. Esta mistura para além dos feijões, também contém arroz integral e trigo sarraceno o que dá uma textura muito boa à sopa.


Mas não gostei muito da receita que vinha a acompanhar a embalagem...


... e por isso fiz à minha maneira e ao gosto dos meus filhos :-)

Ingredientes


1/2 embalagem de mistura de feijões
1/2 couve coração
1 cebola
2 cenouras
1 batata pequena
1 chouriço de carne
1 fatia de entrecosto
sal e azeite qb

Cozer os feijões com a batata, o chouriço e o entrecosto na panela de pressão durante 30 minutos. Decorrido esse tempo, adicionar a couve cortada em tiras, a cebola picada e a cenoura cortada em cubos pequeninos, juntar  o sal a gosto e deixar cozer. No fim juntar o azeite e servir com as carnes cortadas.


Bom apetite! 

08:00

Minipanquecas

Minipanquecas
Esta manhã a minha pequenota disse-me que não lhe apetecia os seus habituais cereais. A minha filhota tem a particularidade de adorar tudo o que é pequenino :) Então lembrei-me que ela iria adorar as Minipanquecas do livro "Cozinha Para Quem Quer Poupar" da Mafalda Pinto Leite.
Foram um êxito! Ela adorou e o meu filhote também! São fáceis e rápidas de fazer! E económicas também :)

Ingredientes
1 1/2 chávena de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar fino
3/4 de chávena de leite
1 ovo batido
30g de manteiga sem sal derretida.



Misturar a farinha, o fermento e o açúcar numa tigela e reservar. Noutra tigela misturar o leite, o ovo e a manteiga. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar até estarem bem incorporados.
Numa frigideira antiaderente de fazer panquecas, aquecida e lume médio, colocar colheres de sobremesa espaçadas entre elas para não se colarem. Quando aparecerem bolhas à superfície virar com cuidado. Assim que estiverem douradas transferir para um prato.
A receita sugere um creme de framboesas e natas para acompanhar as panquecas, mas como eu não tinha framboesas em casa, servi com doce de tomate e Golden Syrup. Como a minha filha não gosta de doces, comeu as panquecas com molho de chocolate.


Bom apetite!

08:00

Coxas de frango recheadas com queijo e fiambre aromatizadas com mostarda, funcho e tomilho

Coxas de frango recheadas com queijo e fiambre aromatizadas com mostarda, funcho e tomilho
Estava a sentir-me criativa e decidi fazer umas coxas de frango recheadas. Nunca tinha desossado coxas de frango, mas descobri que é extremamente fácil desde que tenhamos uma boa faca.
Brinquei um pouco com os sabores das especiarias e devo dizer que ficou muito bom! O meu filho que pouca carne come, até repetiu e rapou o prato! :)

Ingredientes

4 coxas de frango
4 fatias de fiambre
4 fatias de queijo mozzarella
1 c. sobremesa de sementes de mostarda
1 c. chá de sementes de coentros moídos
1 c. chá de sementes de funcho
1/2 colher de sobremesa de tomilho seco
100 ml de vinho branco
2 c. sopa de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta qb


Começa-se por desossar as coxas. Temperam-se as coxas com sal e pimenta, principalmente no sítio de onde se retirou o osso. Faz-se um rolinho com o fiambre e o queijo e coloca-se no lugar do osso. Com um fio de cozinha atam-se as coxas para que estas não percam a forma.
Numa frigideira que possa ir ao forno, coloca-se o azeite a aquecer. Quando este estiver quente deitam-se as sementes de mostarda, funcho e as sementes de coentros moídos e deixam-se torrar. Adiciona-se também os dentes de alho esmagados e o tomilho. Colocam-se as coxas de frango e alouram-se rapidamente. Regar com o vinho e colocar a frigideira no forno pré aquecido a 200ºC com a pele do frango virada para cima e deixar assar durante 25 min (dependendo do forno). A pele deverá ficar douradinha e estaladiça.
Servir com arroz integral e uma boa salada verde. Bom apetite!


Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger