05:41

Luxuosas Panquecas de Chocolate para 1 Pessoa - Sexta Feira Vegetariana

A habitual rubrica "Sexta Feira Vegetariana" costuma focar pratos salgados, mais indicados para almoços ou jantares. Ao fim de pouco mais de um ano reparei que faltam pratos de pequeno almoço nesta rubrica. Toda a gente tem de comer pequeno almoço, certo? Se não comem, deviam. Há que começar bem o dia.

Não sou vegetariana, e não dispenso a minha carne e peixe, contudo acho que devemos fazer um esforço por incluir mais cereais integrais, vegetais, fruta e sementes na nossa alimentação. E não, não é preciso fazer refeições a saber a papel. Isso é uma ideia preconceituosa que as pessoas têm da comida vegetariana. Acreditem que a comida vegetariana pode ser bem saborosa e ter bom aspecto.

O que comemos deve ser o mais natural possível, descartando alimentos processados e com compostos identificados por números ou por nomes quase impronunciáveis. Não sou de modas, como o que quero, e choca-me ver pessoas a comer e a dar de comer aos filhos alimentos cheios de açúcar tirados de um pacote. 

Vá lá, eu percebo que as pessoas não têm tempo, que andam a correr, mas a verdade é que com boa vontade e menos tempo de TV, redes sociais ou de jogos, podemos ter refeições saudáveis e deliciosas todos os dias. Para isso basta tirar 30 minutos semanais para planear de forma realista as refeições da semana seguinte, de acordo com as promoções e com os produtos da época.

Porque é que eu disse "planear de forma realista"? Simplesmente porque não podemos planear um assado que demora 4 horas a fazer quando só vamos ter 1h ou menos. Ou fazem o fazem com (dias) antecedência  ou  são realistas, senão acabam por comer fora, encomendam um pizza cheia de gordura ou comem alguma coisa menos boa.

Vivam sozinhos ou não, há que planear minimanente o que vão cozinhar e verão que depressa começam a comer refeições mais saudáveis, mais saborosas e poupam no médico.

E por falar em viver sozinho, leva-nos à receita de hoje. Vi esta receita na "Vegan Food & Living" do mês de Abril e estava só à espera de uma oportunidade de a fazer. Ontem depois de preparar os almoços, lanches e de deixar os miúdos na escola, vim para casa a pensar no que iria comer. Eu NUNCA salto o pequeno almoço. NUNCA. Há uns anos eu seria incapaz de cozinhar só para mim, mas eu gosto de comer e como a minha mãe não vive na minha casa para me fazer panquecas, sou eu que tenho de as fazer.

E assim chegamos a estas luxuosas panquecas de chocolate para 1 pessoa. Sim, luxuosas! Fofas, com textura que faz lembrar um brownie, cheias de nutrientes saudáveis, doces, mas sem açúcar, e com um voluptuoso molho de chocolate. Isto tudo só para uma pessoa!

Estas panquecas fazem-se num instante e agora acabam-se as desculpas para sair de casa sem comer o pequeno almoço.





Ingredientes (6 panquecas pequenas):

para as panquecas
60g de flocos de cevada (ou aveia, centeio, espelta)
15g de cacau (sem açúcar)
1 colher de chá de fermento para bolos
60g de banana bem madura
125ml de bebida vegetal de amêndoa (ou de aveia, soja, etc)
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de xarope de agave (ou mel, geleia de arroz, xarope de ácer)
1 colher de chá de essência de baunilha

para o molho de chocolate
1 colher de sopa de cacau
1 colher de sopa de xarope de agave
4 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de chá de farinha de araruta (ou fécula de batata, amido de milho)
1 colher de sopa de água

óleo de coco (ou manteiga, margarina)


Preparação:

Colocam-se todos os ingredientes para as panquecas no copo do liquidificador e bate-se até se obter um creme suave.

Aquece-se uma frigideira antiaderente e unta-se com óleo de coco.

Cozinham-se em lume médio 2 colheres de sopa de massa de cada vez, 2 a 3 minutos de um lado e outro tanto tempo do segundo lado.

Para fazer o molho de chocolate, coloca-se numa pequena caçarola o cacau, o xarope de agave e o leite de coco.

Aquece-se, mexendo sempre, até começar a ferver.

Baixa-se o lume e deixa-se cozinhar durante 2 minutos.

Mistura-se a farinha de araruta com a água e adiciona-se ao creme de cacau.

Mexe-se bem com uma vara de arames até o molho engrossar. Se ficar demasiado grosso, basta juntar 1 ou duas colheres de sopa de leite de coco.

Servir as panquecas regadas com o molho de chocolate, frutos vermelhos e pólen multifloral.


ADAPTADO DA REVISTA "VEGAN FOOD & LIVING" DE ABRIL 2018



2 comentários:

  1. Têm um aspeto tão guloso! Ainda por cima é uma receita ótima para mim pois muitas vezes tenho mesmo de fazer pequeno almoço só para mim e não gosto de fazer grandes quantidades. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como gosto de panquecas levo mais uma receita!!!
    ...
    Uma sexta 13 ... com muita SORTE!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger