Descobri recentemente uma revista britânica de culinária, que tem sempre receitas e sugestões deliciosas. O número deste mês da "Food to Love" tem várias sugestões para fazer pizza e uma delas prendeu a minha atenção.
Esforço-me bastante por introduzir legumes variados nas nossas refeições e um dos legumes mais versátil é a courgette. Pode-se comer desde crua, a grelhada, cozida e até frita. Neste caso faz parte da massa da pizza. É isso mesmo, a massa destes caracóis tem courgette ralada, que as crianças comem e nem dão por nada. Como a casca da courgette tem imensos nutrientes importante, raramente a descasco e neste caso até dá uma cor bonita à massa dos caracóis.
Em vez de usar o tradicional molho de tomate, optei por rechear os caracóis com pesto de tomate seco. Em vez de mangericão usei salsa, o que dá um sabor mais salgado ao pesto, dispensando o uso de sal. Podem-no comprar já feito, mas eu preferi fazer e guardei o que sobrou no frigorífico, que será usado mais tarde em sandes, tostas ou massa. É tão fácil de fazer e dura tantas semanas no frigorífico, que vale bem a pena fazer o vosso próprio pesto, usando os vossos ingredientes preferidos.
Estes caracóis com pesto, são deliciosos acabadinhos de sair do forno, mas são ainda melhores frios num pic-nic ou na praia. Ficam super fofinhos e tão saborosos que não vai sobrar nem um!
CARACÓIS DE COURGETTE COM PESTO DE TOMATE SECO, FIAMBRE E MOZZARELLA
(RECEITA DA REVISTA "FOOD TO LOVE" JUNHO 2017)
Ingredientes (16 caracóis):
para a massa:
485g de farinha
10g de fermento liofilizado para pão
1 colher de chá de sal fino
2 colheres de chá de açúcar
150g de courgette ralada
20g de queijo Parmesão ralado
1 colher de sopa de azeite
aproximadamente 200ml de água morna
para o pesto de tomate seco:
12 pedaços de tomate seco em azeite
azeite
5 pés de salsa (podem por mais, consoante o vosso gosto)
1 colher de sopa de amêndoa sem casca
1 colher de sopa (bem cheia) de queijo Parmesão ralado
para rechear os caracóis:
pesto de tomate seco
1 embalagem de fiambre da perna extra Natura Primor Charcutaria
200 g de quejo Mozzarella
16 azeitonas
Preparação
Começa-se por fazer a massa. Para isso basta colocar na tigela da batedeira a farinha, o fermento, o sal, o açúcar, a courgette, o queijo Parmesão e o azeite. Começa-se a misturar tudo à medida que se vai juntado água até que a massa fique ligada, macia e maleável. Pode ser preciso mais ou menos água do que a indicada, por isso não aconselho a deitar a água toda de uma vez. A quantidade de água vai variar com a farinha e a humidade da vossa courgette.
Transfere-se a massa para uma bancada enfarinhada e amassa-se à mão até a massa se descolar das mãos (evitem juntar muita farinha). Colocar a massa num recipiente grande, tapar com película aderente e deixar repousar durante 1 hora, ou até dobrar de volume.
Entretanto faz-se o pesto. Colocam-se todos os ingredientes para o pesto, excepto o azeite, e trituram-se num robot de cozinha, até se obter uma pasta homogénea. Junta-se, então, o azeite até se obter uma pasta cremosa. Transfere-se para um frasco esterilizado, cobre-se com um pouco de azeite (para conservar o pesto), tapa-se e guarda-se no frigorífico até ser preciso.
Quando a massa estiver levedada, amassa-se numa bancada enfarinhada e estende-se num rectângulo (30x50 cm). Barra-se a gosto com o pesto, dispõem-se as fatias de fiambre de forma a cobrir a massa e polvilha-se com o queijo Mozzarella.
Aquece-se o forno a 200ºC.
Enrola-se como se fosse uma torta e corta-se em 16 pedaços iguais. Transferem-se os caracóis para um tabuleiro quadrado, forrado com papel vegetal e coloca-se uma azeitona em cada caracol. Tapa-se com película aderente e deixa-se repousar durante 40 minutos, ou até dobrar de volume.
Leva-se o tabuleiro ao forno durante 20 minutos ou até ficarem dourados e o queijo derretido. Retira-se do tabuleiro e deixa-se repousar 5 minutos antes de servir (se forem capazes!).
Gostei muito destes caraçois , tem ingredientes que me agradam.
ResponderEliminarFicaram com aquele aspecto de quero mais...