Todos sabemos que tarte tatin de maçã é deliciosa. E se a fizermos com fatias finíssimas de ananás? Pensem naquele caramelo a escorrer da tarte... É do outro mundo! E tão simples de fazer!!!
TARTE TATIN DE ANANÁS COM LICOR DE POEJO
(ADAPTADO DA REVISTA "SAVEURS" Nº28 DE 2017)
Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada (redonda)
meio ananás cortado em fatias muito finas
sumo de meio limão
80g de manteiga
150g de açúcar amarelo
50 ml de licor de poejo
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 210ºC.
Colocar o açúcar numa caçarola junto com 50ml de água e deixar ferver. Quando se começar a ver a cor de caramelo a formar-se, retira-se do lume e junta-se a manteiga e o licor de poejo. Mexer até se obter um caramelo cremoso.
Verter metade do caramelo numa tarteira e dispor metade das rodelas de ananás. Cobrir com o restante caramelo e cobrir novamente com a segunda metade de rodelas de ananás.
Cobre-se tudo com a massa folhada, arrumando as bordas da massa para dentro da tarteira.
Leva-se ao forno a 210ºC durante 15 minutos. Após esse tempo, baixa-se a temperatura do forno para os 180ºC e deixa-se assar durante mais 20 minutos.
Terminados os 20 minutos, retira-se a tarteira do forno.
COM MUITO CUIDADO cobre-se a tarteira com um prato fundo e vira-se rapidamente. (Aconselho a fazer esta operação por cima do lava loiça e tenham muito cuidado com o caramelo que estará a ferver.)
Servir simples ou com uma bola de gelado de baunilha.
Adoro a tartin de maçã e nunca me tinha ocorrido que resultasse bem com outras frutas! Que deliciosa sugestão, ficou mesmo com um ar apetitoso! :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim-de-semana!
www.petiscana.com
Obrigada, Beijinhos
EliminarDeve ficar igualmente deliciosa! Beijinhos
ResponderEliminar