Em criança detestava ervilhas e favas. Fingia sempre que as comia, mas na verdade engulia-as inteiras com muita água. E não, não podia comer outra coisa, era aquilo e pronto! Para mal dos meus pecados os meus pais cultavam o quê?! Ervilhas e favas, pois claro! Que eu ajudava a tratar, apanhar e a entregar à loja que as comprava.
Hoje em dia o trauma das ervilha e favas vai-se desvanescendo e já as incluo na minha alimentação, e em vez do copo de água, uso ervas aromáticas para melhorar o seu sabor. Neste caso usei as ervilhas, porque com as favas ainda não resolvi bem o meu problema. Talvez um dia goste, não sei. Mas por agora vou comendo, disfarçadas com sabores deliciosos de outras comidas. E como não gostar de um bom hambúrguer? Até me esqueci que tinha ervilhas!
Mas deixando os meus traumas com estas bolinhas verdes, estes hambúrgueres podem ser feitos com antecedência e congelados individualmente, antes de serem cozinhados. São deliciosos quentes ou frios, por isso são óptimos para picnics, ou para levar para o trabalho, na vossa marmita.
HAMBÚRGUERES DE ERVILHAS
(RECEITA ADAPTADA DA REVISTA "SEGREDOS DE COZINHA" Nº25, MAIO 2017)
Ingredientes (rende 10 hambúrgueres):
1 cebola
100g de cenoura
150g de ervilhas
150g de feijão manteiga cozido
1 dente de alho
1 ovo
200g de broa de milho esfarelada
hortelã a gosto
sal e pimenta
2 colheres de sopa de azeite
pães de hambúrguer
tomate
abacate
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC e preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Num robot de cozinha colocar a cebola cortada em pedaços, a cenoura ralada, as ervilhas, o feijão, o alho, o ovo, a broa e umas folhinhas de hortelã. Tempera-se com sal e pimenta e tritura-se tudo. Se a mistura ficar demasiado molhada, juntar mais um pouco de broa de milho e triturar mais um pouco.
Moldam-se os hambúrgueres e colocam-se no tabuleiro. Regam-se com um fio de azeite e vão a assar ao forno durante 20 minutos.
Aquecem-se os pães de hambúrguer. Montam-se os hambúrgueres com o tomate, hambúrguer e o abacate. Servir com uma boa limonada.
Eu implicava com as favas, com as ervilhas não!
ResponderEliminarHoje em dia gosto bastante de favas!
Esses hambúrgueres ficaram com óptimo aspecto!
Imagino a delícia :)
Um beijinho
Por acaso sempre gostei de ervilhas.. o meu trauma de infancia é outro : plovo, luluas e chocos! mas esse nao consigo mesmo ultrapassar! hehehe
ResponderEliminarEsses hambúrqueres estão com um aspecto bem tentador! de certeza que as ervilhas passaram bem ai! hehehe
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
(ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)
Agrada-me bastante esta receita, até porque cá em casa somos fãs de vegetais.
ResponderEliminarBeijinhos.
http://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/
Gosto de hambiurgueres sem carne e esse agradam-me e muito.
ResponderEliminarBom fim de semana