Às vezes tenho dias que me apetece brindar a minha família com um prato mais refinado. É certo que a apresentação não ficou como eu queria, mas de sabor não podia estar melhor.
Na verdade, apesar do nome pomposo, este prato é relativamente simples de fazer e não demora muito até estar pronto. O importante mesmo é derreter a gordura do pato até a pele estar estaladiça e não deixar a carne do pato passar do ponto, para que não fique "emborrachado".
Espero que gostem e experimentem esta e ou outras receitas. Se o fizerem, partilhem comigo as vossas experiências, seja pelo Facebook, Instagram ou por e-mail.
PEITO DE PATO COM REDUÇÃO
DE VINHO TINTO E CEREJAS
Ingredientes (para 4 pessoas):
4 peitos de pato
sal e pimenta
200ml de água
150ml de vinho tinto
1 chávena cheia de cerejas cortadas ao meio e sem caroço
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de sobremesa de manteiga (mal cheia)
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Levar ao lume uma frigideira que possa ir ao forno. Deixar aquecer bem. Entretanto secam-se os peitos de pato, fazem-se cortes na pele, para que a gordura possa derreter e temperam-se com sal e pimenta de ambos os lados.
Colocam-se os peitos de pato na frigideira bem quente, com a pele virada para baixo, e deixa-se derreter a gordura por 3 ou 4 minutos, ou até a pele estar estaladiça e dourada.
Vira-se a carne e deixa-se ganhar cor do outro lado por 1 minuto.
Retira-se grande parte da gordura, deixando o equivalente a 2 colheres de sopa de gordura no fundo da frigideira. Leva-se a frigideira com a carne ao forno quente a 200ºC e deixa-se cozinhar durante cerca de 5 minutos. (não deixar passar muito mais do que 5 minutos, senão a carne fica "emborrachada").
Retirar a carne da frigideira e deixar repousar.
À gordura que ficou na frigideira, junta-se a água, o vinho, o tomilho e as cerejas. Deixa-se ferver até que reduza para metade do volume e o molho fique espesso. Junta-se a manteiga, envolve-se, rectificam-se os temperos e verte-se para uma molheira.
Cortar os peitos de pato em tiras grossas e servir com puré de batata, regado com a redução de vinho tinto e cerejas, acompanhado de uma salada verde. Bom apetite!
Deve ser muito bom e tem um ar gourmet! Beijinhos
ResponderEliminaryummy! deve ter ficado delicioso.
ResponderEliminar_______
Ms. Telita | Telita LifeStyle • Facebook • instagram • Twitter
• Stay Fit • Stay in Shape
Estão tão apetitosos,que acho que amanhã vou fazê-los.Obrigado por tantas receitas boas que partilhas connosco.Gosto muito do que publicas.
ResponderEliminarNão costumo fazer pato sem ser no arroz de pato! Adorei esta sugestão e não parece difícil de fazer!
ResponderEliminarBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt