Cá em casa já é hábito haver um (ou dois) potes de granola caseira. Umas são mais saudáveis que outras, mas no fim o que interessa é que seja ao gosto de todos e que não tenhos nomes impronunciáveis.
Compro sempre cereais de agricultura biológica e vario no tipo de cereal. A aveia é boa, mas existem tantos cereais deliciosos, porquê repetir sempre o mesmo?! Basta irem a uma loja especializada (Celeiro, Go Natural, etc) e escolher o vosso cereal de eleição. O truque é variar e até combinar, pois assim obtemos o melhor de todos os cereais que tanto bem fazem à nossa saúde.
Esta granola é bastante saciante e pouco doce. Caso queiram mais doce basta aumentar a quantidade de mel, ou, melhor ainda, juntem fruta ao vosso iogurte e granola na hora de comer.
O facto de ter nozes, vem ainda mais enriquecer esta granola. Podem usar nozes, amêndoas ou outro fruto seco ao vosso gosto.
GRANOLA DE CEVADA, NOZES E CANELA
Ingredientes:
4 copos de cevada integral prensada
1 copo + 1/3 de copo de aveia
2 copos de nozes Frutos de Vettonia picadas
1 colher de sobremesa de canela moída
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim (sem aditivos, nem sal)
160ml de mel
4 colheres rasas de óleo de coco
2 colheres de sopa de sementes de chia
6 colheres de sopa de água
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar dois tabuleiros grandes com papel vegetal.
Começa-se por misturar as sementes de chia com a água e reserva-se.
Numa tigela larga e funda, misturam-se a cevada, a aveia, as nozes e a canela.
Entretanto, aquece-se um tachinho pequeno com o mel, o óleo de coco e a manteiga de amendoim, para que fiquem líquidos e se misturem.
Nesta altura junta-se a mistura de mel aos cereais e nozes, bem como as sementes de chia hidratadas. Mistura-se bem e divide-se a granola pelos dois tabuleiros, de forma a ficar uma camada fina para que torre melhor no forno.
Levam-se os tabuleiros ao forno durante uns 30 minutos, ou até a granola estar dourada. Ter o cuidado de mexer cuidadosamente a granola com um garfo a cada 10 minutos, para que as extremidades não queimem. (Tentem não desfazer demasiado os pedaços, para que o resultado final tenha uns aglomerados de cereais e nozes deliciosos)
Retirar os tabuleiros do forno e deixar arrefecer (a granola ficará mais crocante e sequinha depois de fria). Com a ajuda do papel vegetal, transferir a granola fria para um recipiente hermético.
Apreciem com iogurte natural e fruta. Bom apetite!
Sugestão bem boa!!!
ResponderEliminarBeijinhos.
Adoro granola caseira e esta tua parece uma delícia.
ResponderEliminarUm beijinho
Ola, a cevada integral prensada é a mesma coisa que a cevada em flocos? Obrigada
ResponderEliminarÉ isso mesmo, é a mesma coisa. :-)
Eliminar