É verdade que é muito práctico comprar no supermercado daqueles queijos com sabores para barrar o pão, no entanto também é verdade que não são do melhor para a nossa saúde. Mas nós adoramos queijo, adoramos mesmo muito! De todos os tipos. Daqueles mesmo muito bons, até ao queijo fundido da treta. O que fazer? Comer queijo, pois claro!
Um destes dias, cruzei-me com uma receita muito interessante e como tinha tudo no meu frigorífico, fiz nesse mesmo dia. Este paté é tão guloso, tem textura, é delicioso, e desaparece num instante! Os seus sabores são complexos, primeiro sente-se o sabor pungente do queijo da ilha, logo de seguida a cremosidade do requeijão e o sabor das nozes. Liga na perfeição com um bom vinho tinto e é perfeito para uma entrada, para um lanche, para sandes, para petiscar... é perfeito!
A receita original, sugere queijo parmesão e ricota, mas Portugal tem bons queijos e substituí o parmesão por queijo da ilha e o ricota por requeijão de Seia. Se preferirem podem optar por um queijo mais suave.
Ao triturar podem controlar o nível de cremosidade do paté. Eu deixei uns pedacinhos maiores de nozes, pois dá textura ao paté, mas é uma questão de gosto. Abeleza de sermos nós a fazer a nossa comida é que a podemos adaptar ao nosso gosto.
Ingredientes:
100g de queijo da ilha
60g de nozes Frutos de Vettonia
150g de requeijão de Seia
50g de leite
50g de azeite
Preparação:
Coloca-se o queijo da ilha, partido em cubos pequeninos, numa picadora. Tritura-se até ficar a parecer areia.
Juntam-se as nozes, o requeijão, o leite, e o azeite. Torna-se a triturar até ficar homogéneo e ter a textura que preferirem, com pedaços maiores ou menores de noz.
Transferir para uma tigela.
Servir com fatias de pão.
RECEITA ADAPTADA DA REVISTA "THERMOMIX", SETEMBRO 2016
Que paté delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Obrigado Mary. Beijinhos
EliminarNunca fiz um patê assim , esta com um aspecto de quero mais....
ResponderEliminarBoa semana
Todos adoram este paté e nunca sobra. É uma verdadeira tentação.
EliminarBeijinhos