06:34

Um bolo de cenoura para uma ocasião especial

Quando me casei, não me preocupei muito com o aspecto do meu bolo de casamento. Sinceramente, não dava muita importância a isso. Estava saboroso, tinha 3 andares, mas era feinho e nada de espectacular. Mas serviu o propósito, e isso é que interessa.

Decorridos 22 anos, esforço-me por fazer um bolo mais bonito que o que tive no meu casamento e consegui! Pelo menos para mim... Fiz questão de guardar os noivos que estavam no bolo, e todos os anos coloco-os no bolo que faço. Depois lavo, e guardo com muito carinho. É uma recordação do início de uma vida feliz.

O pessoal cá de casa não aprecia bolos de camadas, mas eu aprecio... e muito! O problema costuma geralmente ser a cobertura. Não gostam, acham enjoativo, demasiado doce, eu sei lá. Mas eu estava decidida a fazer um bolo de camadas que todos gostassem, e consegui! Sim é doce, mas é húmido, delicioso, com o crocante das nozes e uma cobertura luxuosamente deliciosa.

Procurei flores sem adubos químicos, mas em Agosto é difícil encontrar floristas abertas. Já foi difícil encontrar uma florista normal, quanto mais uma florista que vendesse flores sem adubos químicos. E pronto, lá vim eu com uma flores pequeninas brancas (das quais não me lembro do nome), que eu adoro e uns raminhos de alecrim (esse sim sem pesticidas nem adubos químicos) que comprei no supermercado.

O dia estava particularmente quente o que dificultou a aplicação da cobertura. Estava literalmente a derreter, mas acabei por cobrir o bolo na prateleira de baixo do meu frigorífico, senão ia ser desastroso.

Eu consegui o bolo que queria, todos gostaram, e não sobrou nem uma migalha.









Ingredientes:

para o bolo:
450g de cenouras
300g de açúcar branco
90g de açúcar escuro
4 ovos
350ml de óleo de girassol
250g de farinha sem fermento
10g de fermento para bolos
10g de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de canela
50g de nozes Frutos de Vettonia

para a cobertura:
600g de açúcar em pó
100g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
300g de queijo creme frio (tipo Philadelphia)

para a decoração:
flores e alecrim
noivos



Preparação:

para o bolo:

Descascam-se as cenouras e cozem-se em água com sal.

Escorrer bem, e triturar até obter um creme suave.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar, forrrar o fundo com papel vegetal e polvilhar com farinha 3 formas de 20cm de diâmetro.

Mistura-se a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela,

Numa tigela misturar o óleo, o açúcar e a essência de baunilha. Bater na batedeira com as varas de arames até se obter uma mistura leve e espumosa (cerca de 5 minutos).

Adiciona-se um ovo de cada vez e bate-se entre cada adição até ficar bem incorporado.

De seguida, adiciona-se o puré de cenoura e troca-se as varas da batedeira para a pá de bater bolos para misturar.

Adiciona-se a farinha em duas vezes e mistura-se.

Junta-se as nozes picadas e envolve-se.

Distribui-se pelas três formas e leva-se ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até o bolo estar dourado em cima e o palito sair seco quando espetado no centro do bolo.

Deixa-se arrefecer uns minutos nas formas e de seguida desenforma-se para uma rede, para que arrefeçam por completo.

para a cobertura:

Coloca-se o açúcar em pó na tigela da batedeira e junta-se a manteiga e a essência de baunilha. Bate-se até o açúcar estar bem misturado com a manteiga.

Junta-se o queijo creme aos poucos, nunca parando de bater. Bate-se até o creme estar bem suave e não se sentir açúcar quando se esfrega o creme entre o indicador e o polegar.

montagem:

Cortam-se as flores no tamanho desejado e lavam-se com água bem fria. Colocam-se em cima de uma pano limpo para secar.

Coloca-se um dos bolos na base e cobre-se o topo com 3 colheres de sopa de creme.

Espalha-se o creme com uma espátula de forma uniforme.

Coloca-se o segundo bolo por cima.

Cobre-se o segundo bolo com mais 3 colheres de sopa de creme.

Coloca-se o terceiro bolo em cima.

Cobre-se com outras 3 colheres de sopa de creme.

Com a ajuda da espátula, cobrem-se os lados com creme, formando uma camada fina.

Levar ao frigorífico durante 10 minutos.

Quando o bolo estiver frio, retira-se do frigorífico e cobre-se novamente com creme.

Podem colocar mais ou menos creme de acordo com o vosso gosto. Eu preferi deixar o bolo com uma camada não muito grossa de forma a ver-se o bolo que está por baixo.

Colocam-se os noivos no centro do bolo e decora-se o topo com as flores.

Rodeia-se a base com flores e alecrim ( como se vê nas fotos).

Levar ao frigorífico até à hora de servir.

Divirtam-se!!

NOTA:  Tenham o cuidado de não comer as flores.


RECEITA ADAPTADA DO BLOG "TU ERES EL CHEF"


4 comentários:

  1. Está lindíssimo e com certeza delicioso!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. O interior é mesmo uma tentação!
    Muitos parabéns pelo bolo e pelo aniversário.
    Bj e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolo maravilhoso! Parabéns pelo bolo e pelo aniversário!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger