06:40

Muffins Salgados de Algas

Eu nunca fui de seguir modas de dietas, apenas como o que me apetece. Contudo, adoro experimentar alimentos novos e variar a minha alimentação. Há quem pense que só os vegetarianos comem algas, mas não. Todos nós podemos comer algas. Há que haver um equilíbrio.

Mas voltando às algas, são vários os benefícios de as consumir. Desde ajudar a baixar a tensão arterial, contêm nutrientes essenciais a mulheres que estão a amamentar, regulam o sistema digestivo, ajudam a prevenir diabetes, aumentam o nível de energia, têm protéinas, cálcio, vitaminas, fibras e mais um sem número de benefícios. 

Há umas mais baratas, outras mais caras, o essencial é encontrarem as que gostam mais. A partir daí é experimentar, conjugar com outros ingredientes e disfrutar.






Ingredientes (10 muffins):

2 copos de farinha de espelta integral
2 colheres de sopa de algas wakame desidratadas
1 e 1/2 colher de chá de fermento para bolos
2 raminhos de tomilho fresco
raspa de 1 limão
1 pitada de sal fino
pimenta preta acabada de moer
1/2 colher de chá de colorau fumado (ou do normal)
2 cebolas primavera
310ml de buttermilk (leitelho)
2 ovos médios
100ml de azeite
pevides descascadas

1 copo = 250ml

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar 10 formas de queques com formas de papel.

Colocar numa tigela a farinha de espelta, as algas secas picadas em pedaços pequenos, o fermento para bolos, as folhas de tomilho, sal, pimenta, o colorau, as cebolas primavera cortadas em rodelas pequenas e a raspa de limão.

Noutra tigela batem-se os ovos com o buttermilk e o azeite. Adiciona-se a mistura aos ingredientes secos e mexe-se até ficar tudo bem incorporado.

Divide-se a massa pelas formas forradas, polvilham-se com as pevides descascadas e levam-se ao forno durante 20 a 30 minutos, ou até estarem dourados e o palito sair seco quando se espeta no centro do muffin.

Comer mornos ou frios.



3 comentários:

  1. Não tenho essa alga mas te tenho alga kombu, é capaz de funcionar também! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já comi a alga nori do sushi e acho um bocado esquesita, não sei se essa tem um sabor parecido.
    Os muffins tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger