18:32

12 de Outubro, Dia da Hispanidade - Ensaimadas

No dia de 12 de Outubro comemora-se o Dia da Hispanidade, que consiste na comemoração de todos os povos e nações que compartilham da língua e cultura espanholas. Na escola da minha filha, o professor de Espanhol decidiu comemorar o dia para lhe dar a conhecer um pouco da gastronomia que faz parte desta cultura e a nós calhou-nos levar uma ensaimada.

Confesso que não fazia ideia do que era, e lá fomos as duas procurar onde se podia comprar. Descobrimos que as ensaimadas são originárias de Maiorca, nas ilhas Baleares, e que havia à venda num conhecido supermercado espanhol em Lisboa. Pois, mas já sabem como eu sou, e acabei por ser eu a fazer com a ajuda da minha filha. Verdade que não fiz a versão original e fiz batota, pois o bolo exigia 12 horas de levedação e eu não tinha tempo para isso, mas resultou muito bem e acho que o resultado ficou muito próximo do original.

Agora, aviso-vos que é um bolo extremamente calórico, com bastante gordura, pois é confeccionado com banha de porco, e muita! Como não consumo banha cá em casa, só tinha meia embalagem de banha Primor Charcutaria que me sobrou de uns bolinhos que fiz para oferecer, fiz metade das ensaimadas com banha, e a outra metade com manteiga. Aconselho-vos a fazer com a banha, pois os resultados são bem diferentes, tanto em sabor como textura. Nas ensaimadas confeccionadas com banha, formam-se "folhas" definidas de bolo (como se pode ver mais abaixo na foto), e nas ensaimadas que foram confeccionadas com manteiga não há essa definição e sabe a mais brioche, o que não é mau, mas não é o pretendido. Na minha opinião as ensaimadas que levam banha na sua composição, ficam mais estaladiças por fora, e por consequência, mais saborosas e agradáveis em termos de textura.

Quando as ensaimadas são retiradas do forno devem arrefecer e serem polvilhadas com açúcar em pó. Aconselho que não saltem este passo, pois a doçura conferida pelo açúcar em pó é essencial para equilibrar o sabor do bolo. Podem também rechear com recheios típicos, como é o caso do doce de gila, ou optar por um recheio mais moderno, que é o caso da Nutella. Por fim, percebi depois de ver vários vídeos de quem sabe fazer, depois da massa amassada, não se junta nem mais um grão de farinha. Quer isto dizer que, assim que a massa está no ponto, para estender unta-se a bancada com azeite para não colar, o que também facilita esticar a massa até ficar quase transparente e se ver a bancada através dela. Caso polvilhem a bancada com farinha, vão alterar a consistência da massa e o resultado final será diferente do esperado.

Não deixem de experimentar!






Ingredientes (4 ensaimadas médias):

500 a 550 g de farinha
160g de açúcar
180ml de leite morno
2 colheres de chá de fermento seco para pão
2 ovos médios
1 gema
1 pitada de sal
200g de banha Primor Charcutaria (ou manteiga) à temperatura ambiente
açúcar em pó para polvilhar
azeite para untar a bancada


Preparação:

Coloca-se 500g de farinha e o açúcar na tigela da batedeira.

Num copo deita-se o leite e dissolve-se o fermento seco para pão. Deixa-se repousar durante 5 minutos.

Com o gancho de amassar pão colocado na batedeira, começa-se a amassar adicionando a mistura de leite à farinha e açúcar.

Juntam-se, de seguida, os ovos, a gema e o sal e amassa-se até a massa se descolar das paredes da tigela, mas sem deixar de ser macia. Poderá ser preciso adicionar os restantes 50g de farinha, o que deverá ser feito a pouco e pouco, não juntem tudo de uma vez. Esta quantidade irá depender da farinha, da temperatura ambiente, do tamanho dos ovos, e também do leite usado. Vão testando com os dedos para ver se a massa está no ponto correcto.

Forma-se uma bola e parte-se em quatro. Formam-se bolas e deixam-se a descansar por 45 minutos tapadas com um pano ligeiramente humedecido para que a massa não seque.

Unta-se a bancada com azeite e estende-se uma das bolas de massa com a ajuda de um rolo. Depois com as mãos, pega-se nas bordas da massa e abana-se a massa como se estivéssemos a estender um lençol. Repete-se esta operação em toda a volta até a massa estar tão esticada que se vê a bancada através dela. Não faz mal se abrir um buraquinho ou outro.

Com a mão, unta-se a massa com banha que deve estar bem macia, até ficar toda coberta.

Enrola-se pelo lado mais largo, como se fosse uma torta. Agarra-se nas pontas da massa enrolada e agita-se o rolo para cima e para baixo para esticar mais um pouco o rolo.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal forma-se uma espiral, deixando algum espaço entre as voltas, para a massa ter espaço para crescer.

Repete-se a operação com a restante massa e banha.

Tapa-se com um pano e deixa-se levedar por duas horas.

Depois de quase dobrarem de volume, levam-se a forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 30 minutos, ou até ficarem douradas.

Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer em cima de uma rede.

Polvilham-se abundantemente com açúcar em pó. 




Receita adaptada do site "Bake to the Roots"





1 comentário:

  1. Não sei se o comentário foi, assim vou comentar outra vez
    Aqui estou eu a espreitar e a fazer um copy past para as minhas notas. Vou acrescentar à minha lista, vamos ver se consigo fazer até ao Natal. Adoro fazer esse tipo de massa
    bjos Ana

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger