Quando me casei era frequente comprar a "Teleculinária" e a revista "Segredos de Cozinha" no quiosque do Metro do Campo Grande. Sabia cozinhar algumas coisas que a minha mãe me ensinou durante a minha adolescência, mas os meus conhecimentos era muito limitados, por isso recorria a estas duas revistas para aprender mais.
Mas com o passar dos anos deixei de comprar estas revistas com tanta frequência. Hoje em dia procuro mais o porquê de se cozinhar algo de uma determinada forma e não de outra, em vez de receitas. Além disso, tenho um armário CHEIO de revistas e já começo a ter dificuldade em saber onde colocar tanto livro e revista.
A semana passada, numa visita a um hipermercado, cruzei-me com a Teleculinária nº35 "Clássicos da cozinha portuguesa", e tive de a trazer comigo. Dona Hay, Jamie Oliver, Gordon Ramsay, Raymond Blac e Marco Pierre White, podem ser geniais, mas cozinha portuguesa é cozinha portuguesa, e nenhuma bate a nossa comida. Até os famosos chefs portugueses como o Henrique Sá Pessoa, entre outros, apesar do talento que têm, não me apresentam aquele prato tradicional, reconfortante tão típico da nossa gastronomia. Hoje em dia, parece que tem de ser tudo desconstruído, evoluído, moderno, eu sei lá. Mas a mim a maior parte das vezes apetece-me é algo reconfortante, sem complicações, sem modernices, e que por vezes me transporta para alguma fase específica da minha vida.
É o caso destas merendinhas. O simples facto de as fazer fez-me lembrar quando era miúda e andava na escola. Às vezes lá comprava, no bar da escola, com uma moeda de vinte escudos uma garrafa de leite com chocolate e uma merendinha (e ainda me sobrava dinheiro!), e que bem que me sabia.
Ontem fiz para o lanche estas merendinhas e digo-vos que são divinais! Tão simples de fazer, a massa é tão fácil de manusear, e o sabor delicioso, é tudo o que queremos numa merendinha. Ficam fofinhas e perfeitas para os lanches ou para comer com uma sopa.
Ingredientes (6 merendinhas):
400g de farinha sem fermento
50g de açúcar
50g de manteiga à temperatura ambiente
5g de fermento de padeiro seco
3 gemas
150ml de leite à temperatura ambiente
1 pitada de sal fino
8 fatias de fiambre
8 fatias de queijo flamengo
Preparação:
Coloca-se na tigela de uma batedeira (também podem fazer à mão) o leite, a manteiga, o açúcar, o sal e bate-se tudo.
Juntam-se as gemas e o fermento e mistura-se bem.
Adiciona-se a farinha e amassa-se até a massa se desprender das paredes da tigela.
Faz-se uma bola com a massa, tapa-se a tigela com película aderente e deixa-se levedar por uma hora, ou até dobrar de volume.
Polvilha-se a bancada com um pouco de farinha e estende-se a massa na forma de um rectângulo com a ajuda de um rolo, até esta ter cerca de 1 cm de altura.
Cobre-se metade da massa com o fiambre e faz-se uma segunda camada com o queijo.
Dobra-se a outra metade da massa sobre o queijo e fiambre e cortam-se 6 rectângulos iguais e pincelam-se com o ovo batido.
Colocam-se os rectângulos num tabuleiro forrado com papel vegetal e levam-se a forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos ou até as merendinhas estarem douradas.
RECEITA DA REVISTA "TELECULINÁRIA Nº 35 - CLÁSSICOS DA COZINHA PORTUGUESA
Olá Sofia!
ResponderEliminarQue merendeiras lindas e apetitosas.
Bjs
Tenho de experimentar um dia destes, a malta cá de casa às vezes compra na pastelaria!!
ResponderEliminarEstas estão lindas.
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/
e pronto vão já sair umas hoje a noite para a ceia e amanha ao pequeno almoço vai ser divinal. muito obrigada
ResponderEliminarQue maravilha! So não sai na minha cozinha, hoje como na da Ana porque é dia de Pilates.
ResponderEliminarMas também ja guardei receitinha.
Beijo
Elsa
Flor de Rosmaninho
E eu gosto tanto!!!
ResponderEliminarUm dia experimento!bj
Vou levar a receita comigo,....adoro estes lanches!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Gosto bastante, sempre que vou na casa da minha vó ela não deixa faltar!
ResponderEliminarAdoro!
ResponderEliminarFicaram lindas! Eu também lanchava isto tantas vezes com um sumo de maçã :) Vou experimentar esta receita!
ResponderEliminarBeijinhos Ana
Ficaram lindas! Vou experimentar! A farinha é T55 ou T65? Obrigada!
ResponderEliminarOlá Tânia,
Eliminarpode usar as duas, mas costumo fazer mais vezes com a T65. No entanto resulta bem com qualquer uma das duas. A massa é tão fácil de trabalhar que aceita bem as duas farinhas.
Beijinhos
Olá boa tarde vou fazer agora ta a levedar ...😉
ResponderEliminar