07:09

Rolinhos Panados de Salsicha

Salsicha esse rolinho tão odiado e tão amado ao mesmo tempo! Eu sei que as salsichas não são dos alimentos mais saudáveis, mas eu sou apologista do ditado "Nem sempre, nem nunca". É verdade que não são muito saudáveis, mas não se comem todos os dias, nem todas as semanas, nem todos os meses. Aliás, é tão raro comprar salsichas, que nem me tinha apercebido que a marca tinha mudado de imagem.

Mas o facto é que os miúdos (e graúdos) gostam de salsichas e eu não sou adepta de fundamentalismos e nunca acreditei em proibições no que toca à alimentação. Deixo os meus filhos provarem de tudo e sim, temos Nutella em casa, Cerelac, bolacha Maria, enchidos, e outros alimentos tão odiados actualmente. E sim frequentam esporadicamente as famosas cadeias americanas de fast food com os colegas. Simplesmente ensino-os que não é o mais saudável, que devem evitar, e por isso 99,5% das vezes levam para a escola a marmita feita por mim. Comida confeccionada de raiz por mim, com produtos de qualidade e de forma equilibrada.

Há que encontrar um equilíbrio. Há pais que proibem os filhos de consumir certos produtos, e depois lá os vemos sozinhos com uma lata de cola na mão. Cada um tem o direito de gerir esse assunto da forma que acha mais adequado, e eu não digo que é errado, apenas que não concordo com fundamentalismos e proibições.

Enfim, mas passando às salsichas, os meus filhos adoram e gostam ainda mais quando enroladas em massa de rissol e fritas. Há anos que não fazia salsichas assim, e os meus filhos adoraram voltar a comer este petisco com uma bela pratada de salada.




Ingredientes (16 rolinhos):

16 salsichas

230g de farinha
45g de manteiga
200ml de leite
150ml de água
1 colher de sopa de azeite
sal
1 casquinha de limão
pão ralado
1 ovo grande
óleo

Preparação:

Leva-se ao lume um tacho com o leite, a água, o azeite, a manteiga, a casca de limão e o sal.

Quando levantar fervura, retira-se a casca de limão e adiciona-se de uma vez a farinha e mexe-se energicamente até que se forme uma bola e se descole do fundo do tacho.

Retira-se do lume e amassa-se com as mãos até se obter uma massa macia, homogénea e moldável.

Embrulha-se a massa num pano limpo e deixa-se arrefecer.

Estende-se a massa com a ajuda de um rolo e enrolam-se as salsichas, uma a uma, tendo o cuidado de selar bem a massa.

Passam-se os rolinhos por ovo e por pão ralado.

Podem ser congelados nesta fase, ou então podem ser fritos de imediato, até ficarem douradinhos.

Servir com salada.


RECEITA ADAPTADA DA REVISTA "TELECULINÁRIA", EDIÇÃO Nº 35 - "CLÁSSICOS DA COZINHA PORTUGUESA"






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger