Eu gosto muito de lombo de porco, mas acho o lombinho muito mais saboroso. Geralmente acompanho com puré de batata ou batata assada, mas desta vez, para fazer algo diferente, lembrei-me de fazer este puré de castanha, que ficou super sedoso e delicioso.
Se nunca experimentaram puré de castanha, não sabem o que estão a perder. Este puré combina muito bem com a carne de porco, mas também pode acompanhar qualquer outro tipo de carne, além disso é uma delicioso surpresa para a noite da consoada ou para o almoço de Natal.
Ingredientes (4 pax):
para o puré:
600g de castanhas descascadas
2 colheres de sopa de manteiga
250ml de leite morno (a quantidade pode variar consoante a qualidade das castanhas)
Sal
pimenta preta
noz moscada ralada
para os lombinhos:
2 lombinhos de porco
2 colheres de chá de mostarda
4 dentes de alho
sal e pimenta preta
2 colheres de chá de mel
8 folhas de salva
1 raminho de alecrim
3 colheres de chá de pimentão fumado
2 colheres de sopa de azeite
80 ml de vinho branco
Preparação:
Começa-se por fazer a marinada para os lombinhos. Colocam-se todos os ingredientes da marinada num almofariz, à excepção do azeite e do vinho.
Esmaga-se tudo até se obter um puré macio. Junta-se o azeite e o vinho e mistura-se.
Cobrem-se os lombinhos com a marinada e tapam-se num recipiente hermético, onde fica a marinar até ao dia seguinte. Podem fazer com 2 dias de antecedência.
Transferem-se os lombinhos e a marinada para uma assadeira e vão a forno quente (200ºC) durante 40 a 60 minutos (o tempo depende da grossura dos lombinhos e do forno). Devem ficar dourados por fora e suculentos por dentro.
Quando os lombinhos estiverem assados, tapam-se com uma folha de alumínio e deixam-se repousar durante 15 minutos.
Entretanto faz-se o puré de castanha. Cozem-se as castanhas até estarem macias (as minhas demoraram 25 minutos). Se as cozerem com casca, é nesta fase que se retira a casca e a pele interior.
Passam-se as castanhas por um passe vite com o passador com os buracos mais pequenos.
Junta-se a manteiga, o sal, pimenta, nos moscada e adiciona-se o leite a pouco e pouco, mexendo sempre, até que se obtenha um puré leve e macio. (podem não adicionar todo o leite ou, se for preciso, podem adicionar mais leite)
Se o puré apresentar alguns pedacinhos duros podem usar uma varinha mágica para os eliminar. Isto pode acontecer se as castanhas forem muito duras.
Servir os lombinhos cortados em rodelas com o puré de castanha, uma salada de rúcula e o molho dos lombinhos passado por um passador para eliminar os sólidos.
Um prato perfeito! Beijinhos
ResponderEliminarTem um aspecto muito bom! Tenho mesmo que experimentar!
ResponderEliminar_Pedro.
Tal como tu, também prefiro lombinho de porco, acho a carne mais suculenta.
ResponderEliminarPorco e castanhas combinam lindamente por isso esta receita tem tudo para ser deliciosa!
Beijinhos
www.petiscana.com